quinta-feira, 21 de maio de 2020

O comodismo é a fuga que nos enfraquece

        Nós seres encarnados, no momento humanos, fazemos de tudo para evitar os sofrimentos e aflições, temos por hábito minimizar certos acontecimentos para que não sejamos afetados por nenhuma dificuldade, dor, privação material ou emocional. De certa forma as vezes é até conveniente um isolamento, mas quando esse isolamento se transforma em fuga, nessas situações é preciso uma mudança ou mesmo uma renovação de pensamentos e atitudes.
        Ninguém gosta do sofrimento, segundo os espíritos amigos, poderíamos evoluir sem dor, mas infelizmente, ainda somos seres teimosos e egoicos. Não é necessariamente o sofrimento que nos proverá um futuro de felicidade e prosperidade carnal, mas sim como encaramos as pedras que surgem em nosso caminho.
         Nosso planeta é cheio de dificuldades, somos seres materiais, precisamos de alimento, moradia e de pelo menos o mínimo para nossa sobrevivência. Nossos comportamentos geram respostas e repercussões por vezes dolorosas, aumentando os desafios de nossa existência terrena. Por outro lado, espiritualmente falando, a terra e nós seus habitantes, ainda vivemos momentos de provas e expiações, isso ocorre porque ainda somos aprendizes na escola da evolução, por vezes falhamos e outras recebemos amargos resultados de nossas escolhas e ações equivocadas.
         Evitamos a todo custo sofrimentos, muitas vezes furtamo-nos de momentos alegres com medo do que virá, como se isso resolve-se alguma coisa. Fugir das responsabilidades não agrega nada de bom em nosso aprendizado. É preciso aceitar que momentos ruins fazem parte da evolução e melhora emocional, nosso esforço diário garantirá que conseguiremos alcançar o máximo em nossa existência.
         Observo que muitos querem permanecer no comodismo ou mesmo optam por ter pouquíssimos desafios, por temerem enfrentar uma batalha em que seja difícil vencer, nosso objetivo principal é angariar conquistas morais e espirituais. Será que o mais importante é sempre vencermos? Ou vencermos com ética e amorosidade?
          Podemos negar, mas o certo é que ninguém se satisfaz verdadeiramente sem ter lutado ou enfrentado seus desafios, tudo que vem fácil vai também, ou melhor, aquilo que ganhamos facilmente não damos o devido valor. As conquistas são merecimento e normalmente advém de nossas lutas internas e externas, o verdadeiro aprendizado vem de nossa alma que vida após vida enfrenta seus medos, ultrapassando obstáculos e criando novos caminhos.
         Por mais atrativa que possa parecer as facilidades ou ganhos fáceis são um atraso, um estacionamento em nossa evolução. O repouso ou comodismo é a fuga que nos enfraquece. Quem é testado nas dificuldades descobre potenciais, desenvolve força e segurança, avança na vida material, intelectual, espiritual e moral. O resultado de nossas ações conheceremos no dia em que a morte nos pedir o corpo carnal, nesse momento nosso espírito se liberta e terá plena certeza que suas decisões e esforços valeram a pena.
         Não se desvie do trajeto ou caminho correto, siga estudando, cuidando de suas emoções, criando caminhos alternativos e aumentando seus aprendizados. Seja luz por onde andar.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário