quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Curiosidade sobre outras vidas

                     Quem nunca teve curiosidade de saber como era sua vida passada que atire a primeira pedra. A curiosidade faz parte de todos os humanos, alimenta a fantasia de muitos e o fato de querermos saber sobre nosso passado por pura curiosidade faz com que o universo não realize nosso desejo. Se ainda fosse por uma boa causa, como por exemplo tentar resolver os equívocos do passado, aí seria algo interessante.
                    No capítulo VII de o livro dos espíritos encontramos a necessidade do esquecimento do passado. ''Em nosso estado atual evolutivo, é proposital a inexistência de lembranças precisas sobre nossas experiências anteriores, pois se assim não fosse, estaríamos expostos a gravíssimos inconvenientes. Em alguns casos, as lembranças poderiam nos humilhar extraordinariamente, em outros, exaltar nosso orgulho e vaidade''.
                    Allan Kardec nos diz que se quisermos saber como éramos, basta examinarmos as nossas tendências instintivas de hoje. Tendências boas expressam progresso moral.Tendências más explicitam orgulho e vaidade, cabendo-nos o esforço do auto melhoramento por meio de ações equilibradas. Nem precisamos refletir muito sobre este assunto é só fazermos uma pequena reflexão e percebermos que ainda precisamos mudar e aprender muito.
                    Em casos específicos há utilidade em conhecer experiências passadas, porém sempre com seriedade e jamais para satisfazer uma curiosidade vã. Atualmente podemos utilizar a terapia de vidas passadas, objetivando sanar transtornos e desconfortos psicológicos, presentes por meio da revivência de experiências traumatizantes do passado. A cartase gerada atua favoravelmente na vida atual do individuo, alterando padrões de comportamentos nocivos para outros mais adequados.
                     No meio espírita e espiritualista existem muitos adeptos em buscar no passado a solução para algo que incomoda no presente, isso não é do todo errado, o problema é acessarmos o passado e não trabalharmos de forma correta para trazermos para o presente a solução e não como ainda acontece muito, a pessoa volta para cá com muito mais dor e sofrimento. Portanto escolha bem seu terapeuta, ele precisa ser ético e moralmente qualificado para acessar esse conteúdo e trabalha-lo da melhor forma possível.
                      Recebo muitos pacientes que foram nesses pseudos terapeutas e ficaram pior. Infelizmente uma boa parte da população quer resolver o problema de forma simples, sem mudança interior e sem esforço nenhum. Lembre-se, você está mexendo com sua mente e seu estado emocional. Vai aceitar qualquer terapeuta?
                      Diferentemente do que algumas tradições orientais que tentam identificar personalidades relevantes a própria religião, como os budistas fazem à procura do Buda reencarnado, não existe qualquer motivo útil para as buscas especulativas. A vida que estamos vivendo é a presente, portanto precisamos tratar o que nos incomoda na atualidade, se surgir algo do passado, tratamos da mesma forma.
                     O estudo e desenvolvimento da espiritualidade liberta nossas consciências e esclarece sobre as reais necessidades dos seres que estão atualmente humanos, mas lembre-se, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana. Todos reencarnamos para continuar a progredir moralmente, intelectualmente e emocionalmente, nossa maior missão é refletir sobre as conquistas e os erros, pois já passamos por inúmeras encarnações. Hoje somos melhores que ontem e trabalhamos para amanhã sermos melhores que hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário