Será que o ser humano vê as coisas e a vida como elas realmente são? A ilusão das coisas é uma percepção falsa, inadequada, parcial e incorreta de um estimulo sensorial existente, em que a mente interpreta mal aquilo que observa, sente ou ignora, criando uma visão subjetiva que não corresponde à realidade objetiva ou alguma esperança com fundamento.
                         Pode haver ainda a distorção de um estado mental em que os desejos se confundem com a realidade. Na ilusão, criam-se entendimentos, imagens e fantasias, ludibriando a consciência que se conflita com a verdade.
                         Acredita-se que ideias, pessoas, coisas, informações, opiniões, pensamentos, dentre outros tantos, são absolutos, racionais e lógicos. Nos sonhos ilusórios, nos esforçamos para materializa-los, e quando não conseguimos realiza-los, sofremos com a desilusão, frustração e decepções de todo tipo. 
                         Os iludidos querem receber aquilo que desejam, seja das outras pessoas ou da vida, esperam que o mundo ao seu redor haja da forma como eles acreditam ser real. Essa é a maior de todas as ilusões. Dessa forma a nossa consciência fica iludida por ilusões que impossibilitam a nossa auto percepção, isso dificulta o contato com a realidade das coisas e situações.
                          A ilusão pode nos conduzir a fascinação, que é um estado mental de auto engano com uma atração dominadora e encantamento irresistível. Ou seja, perdemos o entendimento da realidade. 
                         A fascinação paralisa o senso crítico e a capacidade de julgamento de qualquer pessoa, tornando-a cega com a ilusão reinando plenamente, impedindo-nos de enxergarmos a falsidade ou o absurdo daquilo que a cativa.
                         Neste estado, a pessoa pode aceitar ideias estranhas ou ridículas, agindo sem perceber que está sendo enganada. A fascinação física e emocional abre portas para a fascinação espiritual, colocando a vítima sob controle mental intenso, fazendo-a acreditar que não é enganada, fugindo à realidade, cujo processo é de difícil tratamento para voltar ao normal.
                          A pessoa fascinada é atraída pelo ego, pelo orgulho e pela vaidade, que a iludem pela auto admiração e pela auto valorização externas em detrimento da percepção da realidade. Quando se chega nesse estado a ajuda tem de vir de fora, pois interiormente a pessoa já está dominada pela fascinação. Neste caso deve-se buscar ajuda em lugares espíritas ou espiritualistas para ser feita uma desobsessão.
                             As ilusões servem, também, como mecanismos de defesa contra a realidade amarga, para nos poupar de dores momentâneas, nos deixando presos na irrealidade. Precisamos aceitar a realidade como ela realmente é, sem pensarmos em fugir de nossas obrigações.
                          Contudo, não é fácil renunciar às ilusões sem se conscientizar que alegrias e sofrimentos não estão nos fatos e nas coisas da vida, mas sim, como nossa mente encara as dificuldades. 
                          Dessa forma, usamos os mecanismos de defesa, consciente ou inconscientemente para evitar ou reduzir os efeitos, as coisas e os fatos indesejados da vida. Entretanto, quando a realidade se estabelece, o ser humano é tomado pela desilusão e quedas temporárias.
                          O iludido pelos bens transitórios ignora o que seja essencial em sua vida, permanecendo em estado de sono para a sua realidade adormecida. Essa realidade fundamenta-se na imortalidade espiritual da qual todos precisamos evoluir na busca de nosso destino em pluralidade de existências para alcançar a felicidade da paz de espírito na conquista do infinito.
                           O verdadeiro sentido espiritual será percebido quando conseguirmos atingir certo grau de consciência da própria realidade, que transcende a forma física, transitória e experimental. A crença ilusória de que tudo é eterno no mundo físico conflita com a realidade universal de transformações incessantes que ocorrem nesta e nas vidas que já vivemos, tudo é transitório, menos o espírito e os ensinamentos.
                            Portanto comece a se livrar desse peso morto que é a ilusão, você é muito mais que um corpo cheio de emoções e sentimentos, você é essência divina vivendo temporariamente no planeta terra. Desperte para a vida espiritual, desenvolva autoconhecimento, amorosidade com suas imperfeições e principalmente senso crítico e seja racional em suas emoções.
.webp)
.webp)
.webp)
.jpeg)
.jpeg)


