terça-feira, 30 de setembro de 2025

Da ilusão para a busca da espiritualidade

                           Será que o ser humano vê as coisas e a vida como elas realmente são? A ilusão das coisas é uma percepção falsa, inadequada, parcial e incorreta de um estimulo sensorial existente, em que a mente interpreta mal aquilo que observa, sente ou ignora, criando uma visão subjetiva que não corresponde à realidade objetiva ou alguma esperança com fundamento.
                         Pode haver ainda a distorção de um estado mental em que os desejos se confundem com a realidade. Na ilusão, criam-se entendimentos, imagens e fantasias, ludibriando a consciência que se conflita com a verdade.
                         Acredita-se que ideias, pessoas, coisas, informações, opiniões, pensamentos, dentre outros tantos, são absolutos, racionais e lógicos. Nos sonhos ilusórios, nos esforçamos para materializa-los, e quando não conseguimos realiza-los, sofremos com a desilusão, frustração e decepções de todo tipo. 
                         Os iludidos querem receber aquilo que desejam, seja das outras pessoas ou da vida, esperam que o mundo ao seu redor haja da forma como eles acreditam ser real. Essa é a maior de todas as ilusões. Dessa forma a nossa consciência fica iludida por ilusões que impossibilitam a nossa auto percepção, isso dificulta o contato com a realidade das coisas e situações.
                          A ilusão pode nos conduzir a fascinação, que é um estado mental de auto engano com uma atração dominadora e encantamento irresistível. Ou seja, perdemos o entendimento da realidade. 
                         A fascinação paralisa o senso crítico e a capacidade de julgamento de qualquer pessoa, tornando-a cega com a ilusão reinando plenamente, impedindo-nos de enxergarmos a falsidade ou o absurdo daquilo que a cativa.
                         Neste estado, a pessoa pode aceitar ideias estranhas ou ridículas, agindo sem perceber que está sendo enganada. A fascinação física e emocional abre portas para a fascinação espiritual, colocando a vítima sob controle mental intenso, fazendo-a acreditar que não é enganada, fugindo à realidade, cujo processo é de difícil tratamento para voltar ao normal.
                          A pessoa fascinada é atraída pelo ego, pelo orgulho e pela vaidade, que a iludem pela auto admiração e pela auto valorização externas em detrimento da percepção da realidade. Quando se chega nesse estado a ajuda tem de vir de fora, pois interiormente a pessoa já está dominada pela fascinação. Neste caso deve-se buscar ajuda em lugares espíritas ou espiritualistas para ser feita uma desobsessão.
                             As ilusões servem, também, como mecanismos de defesa contra a realidade amarga, para nos poupar de dores momentâneas, nos deixando presos na irrealidade. Precisamos aceitar a realidade como ela realmente é, sem pensarmos em fugir de nossas obrigações.
                          Contudo, não é fácil renunciar às ilusões sem se conscientizar que alegrias e sofrimentos não estão nos fatos e nas coisas da vida, mas sim, como nossa mente encara as dificuldades. 
                          Dessa forma, usamos os mecanismos de defesa, consciente ou inconscientemente para evitar ou reduzir os efeitos, as coisas e os fatos indesejados da vida. Entretanto, quando a realidade se estabelece, o ser humano é tomado pela desilusão e quedas temporárias.
                          O iludido pelos bens transitórios ignora o que seja essencial em sua vida, permanecendo em estado de sono para a sua realidade adormecida. Essa realidade fundamenta-se na imortalidade espiritual da qual todos precisamos evoluir na busca de nosso destino em pluralidade de existências para alcançar a felicidade da paz de espírito na conquista do infinito.
                           O verdadeiro sentido espiritual será percebido quando conseguirmos atingir certo grau de consciência da própria realidade, que transcende a forma física, transitória e experimental. A crença ilusória de que tudo é eterno no mundo físico conflita com a realidade universal de transformações incessantes que ocorrem nesta e nas vidas que já vivemos, tudo é transitório, menos o espírito e os ensinamentos.
                            Portanto comece a se livrar desse peso morto que é a ilusão, você é muito mais que um corpo cheio de emoções e sentimentos, você é essência divina vivendo temporariamente no planeta terra. Desperte para a vida espiritual, desenvolva autoconhecimento, amorosidade com suas imperfeições e principalmente senso crítico e seja racional em suas emoções.
                          

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Compreensão profunda da fé

                     Quem é espiritualizado tem uma compreensão diferente da fé, o espiritismo permitiu que eu conseguisse desenvolver uma compreensão mais racional e lógica sobre a fé. Diferente de uma fé cega, baseada apenas na aceitação de dogmas, o espiritismo codificado por Allan Kardec, defende uma fé raciocinada, ou seja, uma fé que se apoia na razão, na observação e coerência com os ensinamentos morais de Jesus.
                     A fé é um sentimento inato dos seus destinos futuros, é a consciência das grandes faculdades depositadas em germe no seu interior, a desabrochar e crescer pela ação da vontade. A fé raciocinada não rejeita a razão. Fundamenta-se na verdade, não compactuando com a mentira e diverge na fé cega que tudo aceita. (Freire, 2021)
                     Fé não é só acreditar em Deus, é uma força viva e transformadora que nos impulsiona a mover montanhas e nos dá coragem de sempre seguir em frente. No evangelho segundo o espiritismo, capitulo 19 encontramos: ''Pode a fé ser raciocinada ou cega. Nada examinando, a fé cega aceita sem verificação, assim o verdadeiro como o falso e a cada passo se choca com a evidência e razão. Levada ao excesso produz o fanatismo. Já a fé raciocinada, se apoia sobre os fatos e a lógica''.
                      A fé inabalável segundo o espiritismo, não é ausência de dúvidas momentâneas, nem negação da dor. É antes, a capacidade de manter a confiança no bem maior, mesmo quando tudo em nossa volta parece desabar.  Ela não se desespera diante das provas da vida, porque compreende que tudo tem um sentido e um tempo certo no plano divino.
                       A fé é a força que nos move, a luz que inspira e poder que nos capacita a tornar possível o que, aos olhos da dúvida, parece inalcançável. Ao colocarmos a fé em prática, tudo começa a fluir conforme deve ser, precisamos entender que não temos controle sobre tudo o que nos acontece, mas a fé nos ajuda a receber as dádivas com calma e serenidade.
                       É preciso cultivar em nossos corações uma fé serena, que não se abala diante dos desafios, nem recusa diante dos obstáculos que a vida nos apresenta. A fé raciocinada é aquela que caminha lado a lado com a razão, uma fé que busca compreender, que se aprofunda no saber, que questiona, que reflete e se fortalece no entendimento.
                       No espiritismo aprendemos que a fé não deve ser imposta, mas construída pelo entendimento. Através do estudo das leis espirituais, da reencarnação, da evolução moral e da comunicabilidade dos espíritos, o individuo começa a compreender os porquês da vida, e essa compreensão fortalece a fé.
                       Como fortalecer nossa fé: com esforço, estudo, reflexão e prática diária. Reserve um tempo para a prece sincera. Busque luz nas obras espiritas e espiritualistas. Reflita com o coração aberto sobre os ensinamentos e permita que eles floresçam em sua vida. Viva a caridade com gestos simples e cultive o amor ao próximo caminho de transformação e fortalecimento de fé.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

A importância dos pensamentos motivacionais em nossa vida

                       Pensamentos motivacionais tem uma importância gigantesca em nossas vidas, moldando não apenas a nossa perspectiva em relação a tudo, mas também nosso comportamento, nossas decisões e até mesmo em nossa saúde mental e espiritual.
                      Em um mundo onde desafios e adversidades são inevitáveis, manter a mente direcionada faz uma diferença enorme em nosso equilíbrio. Sem falar que ao pensarmos positivo tendemos a nos inspirar a alcançar nossos objetivos para vivermos uma vida plena e significativa.
                      O poder dos pensamentos positivos começa em nossa mente. Nossos pensamentos criam a base para nossas emoções, ações e resultados. Pensamentos motivacionais nos ajudam a enfrentar as dificuldades com coragem, a manter o foco nos objetivos e a cultivar uma visão otimista, mesmo em tempo de incertezas.
                      Pensamentos positivos tem a capacidade de afastar emoções negativas, como medo, ansiedade e pessimismo. Eles funcionam como âncoras para a positividade, ajudando-nos a lidar melhor com situações estressantes e a manter a calma diante das adversidades. Este é um grande impacto em nossa saúde mental.
                      Quando alimentamos nossa mente com mensagens positivas e inspiradoras, fortalecemos nossa autoestima. Os pensamentos motivacionais nos lembram de nossas capacidades, do nosso valor e da nossa capacidade de superar qualquer obstáculo, isso influência em nossa autoconfiança.
                       A prática constante de pensamentos motivacionais pode reprogramar nosso subconsciente. Isso é extremamente importante porque o subconsciente governa grande parte de nossas decisões diárias. Ao substituir essas crenças limitantes por pensamentos positivos, abrimos espaço para o crescimento pessoal e profissional.
                       A motivação é um combustível que nos impulsiona a agir, mesmo quando as circunstancias não são favoráveis. Ela é essencial para superar os desafios que surgem em nossa vida, para mantermos a persistência de alcançar nossos sonhos. No entanto, a motivação não surge automaticamente, ela precisa ser cultivada, e os pensamentos motivacionais são uma ferramenta poderosa nesse processo.
                      Quantas vezes adiamos algo importante por medo do fracasso ou falta de energia? Os pensamentos motivacionais ajudam a quebrar esse ciclo, nos lembrando do porquê de nossos objetivos e da importância de agir.
                       A vida está cheia de altos e baixos, mas a resiliência nos permite seguir em frente, independente das dificuldades. Pensamentos motivacionais nos dão força para encarar os desafios como oportunidades de aprendizado e crescimento.
                      Quando estamos motivados, trabalhamos com mais foco e entusiasmo. O pensamento positivo elimina distrações e nos ajuda a manter a energia necessária para concluir tarefas importantes.
                       Pesquisas na área da psicologia positiva mostram que pensamentos positivos podem alterar a química do cérebro, liberando hormônios como o dopamina e serotonina, que estão associados a felicidade e ao bem estar. Além disso estudos indicam que pessoas que cultivam pensamentos motivacionais tem maior probabilidade de alcançar metas e são mais resilientes diante as adversidades.
                       A visualização positiva de um objetivo, cria um senso de clareza e propósito. Isso motiva a mente subconsciente a buscar soluções criativas e a atrair oportunidades que ajudam na realização deste objetivo. Crie o hábito de pensar positivo, crie em sua mente o mundo que você deseja, somos cocriadores de nosso mundo interior e exterior. 

terça-feira, 2 de setembro de 2025

A mente cria e transforma

                      Habitamos um corpo elétrico, nossa mente é composta por milhares de sinapses e neurônios. O ser humano é um feixe de energia pensante. Energia essa que existe ilimitada no universo cósmico e nós a absorvemos sem ao menos percebermos. 
                     Segundo o conceito espírita, os princípios que regulam a vida no universo, depois do grande criador que podemos chamar de Deus ou Essência Divina, existe a matéria e o espírito, e nós fazemos parte dessa criação, somos espíritos vivendo alternadamente na matéria e no plano espiritual. É na matéria que aprimoramos nossas habilidades, nosso intelecto e nossas mais profundas capacidades.
                      Se acreditamos nessa informação e eu acredito, vale a pena considerar que somos feixes de energia e cada um de nós vibra numa intensidade energética. Cada ser vivo vibra dentro de um determinado quadro, de um determinado espectro, que faz com que essas energias pulsem e essa pulsação de energia que nos compõe é a nossa vibração, ela é única.
                       Nossos pensamentos, ações e reações interferem na nossa vibração, podendo baixa-la ou aumenta-la. Por isso é tão importante nosso equilíbrio. Nós somos os responsáveis pelo bem estar e ninguém mais. Portanto, cuide de seus pensamentos, as ações definem quem somos e as reações só nos desequilibram, quem pensa de forma racional tende e não reagir. Reações em casos de forte emoção são sempre prejudiciais para nós e para quem é o alvo dessa reação.
                         Quantas vezes nós damos vazão a certos hábitos psíquicos que nos levam ao fundo do poço por pura vaidade? Baixamos nossa vibração por motivos fúteis e desnecessários, geralmente levaremos dias para voltarmos para aquela energia boa de antes do episódio. Nós somos os nossos maiores incentivadores ou os que destroem completamente o equilíbrio. Preste atenção a forma como você encara vida e as dificuldades. 
                          Há também determinadas situações que fazem a nossa frequência ficar mais baixa, mexendo com a qualidade de ondas cerebrais, fazendo com que nossa vibração oscile, isso fará com que a gente deixe de se alimentar normalmente, podendo gerar doenças e mal estar físico. Nossa energia regula o bem estar físico, portanto não se deixe abater por qualquer motivo.
                        Para mantermos nossa saúde e adquirimos maior bem estar precisamos controlar os pensamentos, devemos adotar certas disciplinas na vida e a maior disciplina é a mental. Pois a mente é quem regula, administra e equilibra nosso bem estar emocional, físico e espiritual.
                       Para manter a mente calma devemos ler sobre o assunto, meditar ou silenciar a mente para podermos ouvir as nossas intuições, fazer o bem e viver com bons pensamentos.  O equilíbrio é algo que deve ser conquistado e aprendido com a prática do cuidado mental. Quem manda em você é a sua mente equilibrada ou seu ego adoecido?
                      Sua mente pode criar saúde ou doença, tudo depende de como você a está alimentando. Alimente sua mente com alegria, generosidade, empatia, amor e o resultado será o equilíbrio.