terça-feira, 4 de novembro de 2025

A importância do perdão

                   ''Então Pedro, aproximando-se, disse-lhe: Senhor, quantas vezes perdoarei ao meu irmão, quando ele houver pecado contra mim? Será que até sete vezes? Jesus lhe respondeu: Eu não vos digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes''. Mateus 18: 21-22.
                   O perdão é um dos principais ensinamentos do mestre Jesus. O perdão liberta o espírito das amarras do ódio e do ressentimento, sentimentos que podem causar desequilíbrios emocionais a até físicos.
                    Quando perdoamos interrompemos ciclos de vingança e ressentimentos, permitindo que o amor prevaleça. Com isso crescemos e evoluímos espiritualmente. Perdoar é
limpar o coração de sentimentos ruins, nos proporcionando paz interior.
                    Perdoar é um ato de sublime compaixão para consigo mesmo e para com o próximo que falhou com você durante a caminhada. O perdão é também um ato de compaixão com você mesmo, porque quando ficamos remoendo sentimentos de ordem inferior, oriundos de injustiça ou maldade que sofremos de alguém, esse sentimento negativo nos prejudica, pois passamos a vibrar emocionalmente uma energia densa, permitindo que o mal cometido pelos outros nos afete profundamente.
                     O importante é entendermos que o perdão não se limita somente aos outros, mas deve ser aplicado a nós mesmos. Ao nos perdoarmos, reconhecemos com humildade nossa condição humana e passível de erros. No entanto quando assumimos o compromisso de aprender com nosso erros e nos esforçarmos para não repeti-los, damos um salto quântico em nossa evolução e aprendizados.
                      O perdão nos permite curar feridas antigas, resolver conflitos e restaurar relações danificadas. Perdoar é um instrumento poderoso de transformação. Perdoar é um ato libertador, traz alívio para quem oferece tanto quanto para quem recebe.
                       Reconciliação não é apenas perdoar, mas buscar reparar qualquer mal entendido ou prejuízo causado, promovendo harmonia e bem estar.
                       Devemos reparar nossos erros e perdoar quem nos feriu, reconciliarmo-nos o mais breve possível nessa existência, para evitar que se prolongue para as próximas vidas. Pela reencarnação iremos retornar em meio às pessoas com as quais precisamos resgatar pendências. Reparar o mais breve possível para que não se prolongue após o desencarne e acabe iniciando um processo obsessivo.
                       Perdoar é mostrar que se tornou uma pessoa melhor. É ser caridoso e indulgente, fazer o que já nos foi ensinado por Jesus, quando aqui esteve. Perdoar não é esquecer, mas libertar nosso coração da mágoa e do ressentimento.
                       Como praticar o perdão e a reconciliação? Ao reconhecermos nossos erros, buscamos uma forma de não repeti-los. Precisamos desenvolver empatia, nos colocarmos no lugar do outro. A prece é uma ótima alternativa para o equilíbrio, ela alivia a mágoa e manda para longe os maus pensamentos. A prece nos fortalece na disposição de perdoarmos e nos reconciliarmos. É preciso buscar no diálogo o respeito para o entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário