segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Despertando para a espiritualidade


       Ao abrir despreocupadamente o livro dos médiuns, deparo-me com o item 196- Médiuns Imperfeitos, vou lendo calmamente quando outro item me atraí. Não sei se é pelo fato que recentemente ocorreu algo semelhante em uma reunião da qual participo, mas resolvi reler pra entender melhor:
       ''Médiuns suscetíveis: variedade de médiuns orgulhosos, melindram-se com as críticas das quais suas comunicações podem ser objeto, se irritam com a menor contrariedade, e se mostram o que obtêm é para ser admirado, e não para pedir pareceres. Geralmente, tomam aversão pelas pessoas que não o aplaudem sem reserva, e desertam das reuniões onde não possam se impor ou dominar.''
       Eu na minha ignorância, acreditava que ao perceber que um determinado médium estava tendo problemas, era minha obrigação adverti-lo, mas nem todos aceitam críticas. Mas como os próprios espíritos nos alertaram no parágrafo acima, existem médiuns que não querem ouvir críticas mas somente elogios.
      O nosso ego muitas vezes nos faz de refém, seja por falta de conhecimento ou por vaidade mesmo.
         Pude sentir na pele esta vaidade, afinal a médium em questão se dizia minha amiga, mas ao alerta-la de um possível animismo(fascinação em relação aos espíritos), a mesma não aceitou, ficou muito enraivecida com o comentário que era para seu próprio bem, e saiu do grupo. Até que ponto nosso egoísmo nos cega,  em relação a aceitarmos que podemos errar como qualquer pessoa?
         Os espíritos sempre nos dizem para questionarmos qualquer comunicação, mas será que fazemos isso? Ou aceitamos tudo como sendo verdadeiro....
         No livro dos médiuns temos a resposta de como agir com pessoas suscetíveis ou egoístas: '' Deixai-os irem se pavonear em outra parte e procurarem ouvidos mais complacentes, ou se retirarem para o isolamento, as reuniões que se privam da sua presença não tem uma grande perda''.( Erasto)
         Nesses momentos é muito importante o grupo ficar coeso, pois sabemos que somos influenciados tanto para o bem como para o mal, o coordenador do grupo deve estar sempre de olhos e ouvidos bem abertos, afinal é sua responsabilidade....
         Trabalhar com os espíritos é algo maravilhoso, mas estudar, pesquisar e questionar sempre é nossa obrigação, somente assim seremos pessoas melhores caminhando para uma evolução real e verdadeira.
          

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

E o preconceito bateu na minha porta, e agora?

      Hoje lembrei de um amigo que sempre dizia: Eu morro e não vejo tudo...
      Depois de ser chamada de diaba, não tinha como não lembrar desta frase. As vezes não consigo entender tanto preconceito em relação a coisas tão pessoais como a religiosidade, me parece, que nós seres humanos não queremos aceitar as diferenças. Ser diferente é bom, ruim é ser todo mundo igual...
      Emfim, vou desabafar com vocês, minha meta de vida é ser uma pessoa melhor a cada dia, aceitar todos ao meu redor como eles são, mas tem dias que ao deparar-me com tanto preconceito, quase esqueço de ser melhor, meu lado sombra ou maléfico quer sair e rodar a baiana como dizem.
      Ser chamada de diaba não me assusta ou choca, afinal sei que não presto, mas estou tentando melhorar. Eu não sei se o espiritismo é a melhor religião, mas é a minha, agora ter que ouvir de um evangélico que acha que sabe tudo, ai eu não aceito, pois respeito a religiosidade dele e quero o mesmo em troca.
      Infelizmente muitos dos que se dizem religiosos não conhecem nada de religião.
      Só para sabermos, quando o Brasil foi descoberto, os Índios eram os donos de tudo, aí vieram os padres e jesuítas e tentaram mudar isso, ensinando ou melhor, catequizando os índios e também  os africanos quando aqui  chegaram como escravos. Mas junto com os africanos veio também a sua crença nos orixás, para não serem castigados os africanos misturaram seus orixás com os santos católicos, surgindo no Brasil o candombé e a umbanda. Ou seja o espiritismo está aqui desde o descobrimento de nosso país, é um absurdo não aceitarmos isso...
       Como sempre o preconceito e a falta de informação causa muito incomodo, brigas e até guerras, como podemos ver todo dia nas redes sociais.
        Todos queremos viver em uma sociedade melhor, mas será que estamos fazendo algo pra que seja melhor?
         Eu estou fazendo a minha parte, tento melhorar diariamente, estudo e divido meus conhecimentos, e você o que tem feito de bom em prol de um mundo melhor?
       

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Rumo ao desconhecido...

        Lembro-me de estar em meio há muitas pessoas, algumas conhecidas outras não. Era um grande parque, um gramado verde e perfumado, flores de todas as cores, e uma área de mata gigantesca.
        Aguardávamos a chegada de nosso professor, pois faríamos uma excursão pela mata para entrarmos em conexão com as energias e seres que ali viviam. Ao chegar ele nos falou:
        -Ola queridos amigos, estamos aqui reunidos para darmos início há mais um dia de estudos, como podem perceber, muitos de vocês já se encontraram em alguma aula, ou mesmo convivem lá no plano físico. Quero lhes dizer que aqui não fazemos diferença com quem é encarnado ou desencarnado, somos todos irmãos perante o Pai, e estamos em aprendizado. Os que moram do lado de cá, precisam aprender antes de reencarnar, os que já estão do lado de lá(terra), também vieram a procura de aprendizado. Portanto, formem pequenos grupos de no máximo dez pessoas, e aguardem a chegada do auxiliar de cada grupo, só aí poderão adentrar a mata. Ao encontrarem um lugar onde possam se sentar e relaxar, vocês farão uma breve oração e um relaxamento, para facilitar suas percepções e visualizações. Não tenham medo, algumas criaturas da natureza não são tão belas, mas trabalham para nosso bem, portanto, aceite-as como são....
        Eu e alguns amigos formamos o grupo no exato momento que Jorge, um amigo espiritual de longa data se aproximou:
        -Como estão todos? Animados para nossa primeira excursão rumo ao desconhecido?
        Nós nos entre olhamos e rimos todos juntos, afinal não era assim  tão desconhecido, a grande maioria do grupo já tinha estudado sobre o assunto.
        -Podemos partir, se alguém tiver alguma dúvida é só ir perguntando.
        Saímos em direção a mata, observando tudo, tentando não perder nenhum detalhe. João foi o primeiro a perguntar:
        -Será que todos conseguiremos ver e sentir?
        -A ideia é essa, mas vai depender de cada um, alguns podem ter mais percepções e outros visões. Mas pode lhes garantir que todos estão aptos, é só não ter medo ou insegurança.
        -Como assim? perguntou Juliana.
        -Todos estão estudando para que suas habilidades sejam desenvolvidas, mas sabemos que o medo e a insegurança, muitas vezes podem nos bloquear.
        Adentramos a mata, o cheiro era maravilhoso, de terra úmida , folhas verdinhas, flores silvestres e algumas frutas desconhecidas por nós. Encontramos uma pequena clareira onde poderíamos nos sentar para a meditação. Foi feito uma breve oração, e começamos a fazer algumas respirações específicas para nosso relaxamento, tentando sempre suaviza-las em prol de entrarmos em conexão com o ambiente.
                   
   
      Assim que acalmei meus pensamentos, pude sentir as energias ao nosso redor, muitos arrepios e sensações, podia ouvir um bater de asas ao meu lado, resolvi abrir os olhos, pois pensei ser pássaros, mas para minha surpresa não eram. Não fui a única a abrir os olhos, parece que todos sentiram a mesma vontade.
     


        Eram pequenos seres, meio animal meio gente, com asas, transmitiam uma energia muito leve e na minha opinião eram lindos. Jorge nos falou:
        -Essas criaturas maravilhosas que cuidam do equilíbrio de nossa natureza se chamam: Fadas, Elfos, Ninfas e Gnomos, não tem ainda espírito humano por assim dizer, mas estão evoluindo nos auxiliando  constantemente.



     
      -Eles -continuou Jorge- são indispensáveis para manter o equilíbrio, do mesmo modo que nas águas dos rios e mares temos outros seres, existem também os seres do céu, que cuidam das nuvens, raios, trovões; e os da terra que controlam tudo relacionado ao solo.
        A grande maioria do grupo nunca tinha visto nada tão fascinante, nem sei se conseguiam prestar atenção ao nosso instrutor, eu como já tinha visto em outras ocasiões, prestava atenção a tudo para poder transmitir.
        Ficamos mais um pouco nos deleitando com a visão destes seres que tão pouco conhecemos, mas o tempo estava se esgotando e deveríamos voltar ao ponto inicial, para regressarmos ao nosso corpo físico, infelizmente a grande maioria não teria recordação nenhuma, mas certamente acordaria se sentindo mais leve e alegre....  

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Jesus, grande mestre e amigo

 
       Estou sempre buscando novos conhecimentos, ao ler um novo livro, deparei-me com algumas reflexões que eu ainda não tinha feito. No livro Os Guardiões de Robson Pinheiro, o prefácio é muito interessante, nos faz perceber que realmente não sabemos quase nada do Mestre Jesus, ou melhor, ainda não conseguimos entender suas palavras e ensinamentos...
       ''Este Jesus que consola os oprimidos e aplaca as dores tem sido ensinado e aprendido pela humanidade, especialmente pelos cristãos, com relativo êxito nos últimos dois milênios. Mas o Cristo meigo e cálido reflete toda a personalidade deste homem fascinante? Com menos sucesso se integram à sua imagem passagens como aquela em que expulsou os verdilhões do templo aos berros, derrubando mesas, ou em que discursou durante todo um capítulo do evangelho de Mateus, para repreender e dirigir os piores impropérios aos poderosos da política e da religião à época ou, mesmo, quando disse as célebres palavras: Não penseis que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas a espada. E que Jesus é esse afinal?''
       Copiei a parágrafo na íntegra pra que possamos entender melhor, será que conhecemos ou compreendemos o Mestre?
        Eu na minha pequenez, por vezes ao ler o evangelho segundo o espiritismo ou mesmo ao estudar a Bíblia, sempre me perguntava: qual era o motivo de Jesus as vezes ser tão duro e noutras tão pacifico?
        É obvio que não compreendemos ao fundo ainda os ensinamentos do Mestre, mas lendo Os Guardiões, tem-se uma leve noção do que Jesus queria nos dizer. Realmente Ele veio trazer a espada, afinal muitos cristão morreram e ainda morrem por causa da suposta religião certa. Quem sabe o que é certo ou errado? Em quem acreditar? Qual a melhor religião?
         Eu não tenho essas respostas, pois devemos procurar em nosso íntimo o que nos faz bem, o que é certo segundo nossa compreensão. Mas de uma coisa eu sei, Jesus nunca disse que Ele era o certo a seguir, mas que o Pai via e sabia de tudo; sempre nos incentivou a ouvirmos nosso coração e nossa razão, coisa que muitos de nós ainda não conseguem.
         Tenho estudado e pesquisado muito sobre muitos assuntos, e religião não é tão importante  assim na minha opinião, o que nos torna melhores é ter fé, numa entidade superior e em nós mesmos, afinal tudo é passageiro,nós só estamos aqui, não somos daqui....
         Somos seres evoluindo constantemente em busca de aprendizado e tentando sermos melhores a cada dia. Paz e luz em nossos corações... 

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Posso estar sendo mal influenciado pelos espíritos?

      Num trabalho espiritual. ao qual eu participo, tenho observado um médium que está fascinado pelo intercambio com os espíritos. Isto é até compreensível para os que não estudam, mas para quem estuda é inadmissível....
      Kardec no livro dos médiuns, capítulo XXVII nos orienta sobre as mistificações e o porque delas: ''Se é desagradável ser enganado, mas ainda é ser mistificado, é um inconveniente dos mais fáceis de se preservar. Os meios para afastar os espíritos enganadores, ressaltam de todas as instruções precedentes. Há para isso um meio simples, que é o de não pedir ao espiritismo, senão aquilo que pode vos dar; seu objetivo é de melhoramento moral da humanidade; enquanto não vos afastardes disso, jamais sereis enganados, porque não há duas maneiras de se compreender a verdadeira moral, a que todo homem de bom senso pode admitir.''
       E os espíritos ainda dizem mais: ''O papel dos espíritos não é o de vos esclarecer sobre coisas deste mundo, mas o de vos guiar com segurança que pode ser útil para outros. Se não lhes pedisse nada de fútil ou que esteja fora de suas atribuições, não se daria nenhuma presa aos espíritos enganadores, de onde deveis concluir que aquele que é mistificado,não tem senão o que merece.''
      São palavras fortes, mas se a gente refletir a respeito, veremos que os espíritos estão corretos em nos dizer dessa forma. Ora se eu ficar pedindo coisas que não são necessárias a minha evolução, estarei abrindo caminho para mistificações, tanto de espíritos como minha também. Uns podem pensar: como poderei mistificar uma encorporação?
       É muito simples, quando a gente quer muito receber um espírito ou uma comunicação, ficamos em oração, só que se for para aumentar nosso ego, adivinha que espírito se aproxima?
       Infelizmente isso é muito comum no começo do desenvolvimento mediúnico, mas devemos estar sempre atentos para não sermos manipulados por espíritos mal intencionados, afinal como dizia Chico Xavier: o telefone toca de lá pra cá, e não o contrário...

       E para terminar, devemos sempre estar pedindo proteção aos bons espíritos, sem nunca nos esquecermos de que somos nós que os atraímos por sintonia, se fizermos o bem o receberemos de volta, mas o contrário também é verdadeiro.
       Muitos querem desenvolver sua mediunidade, mas não pensam nas consequências, que poderão ser trágicas caso não exista uma melhora de comportamento, e uma disciplina constante. Emmanuel mentor de Chico Xavier, sempre dizia que a disciplina é essencial para os que quiserem trabalhar no espiritismo...  

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Aumentando meus conhecimentos

        Aqui em meio aos meus estudos, terminando de ler o Evangelho Gnóstico de Tomé, e nas aulas da faculdade de Teologia, percebo que muito do que acreditamos ser verdade, na realidade não é.
        Alguns dos textos de Tomé, aquele apóstolo que tinha que ver para crer, é muito diferente do que está na Bíblia, mas a resposta veio na aula de teologia, no famoso Concílio de Niceia no ano 325 d.c. quando Constantino resolveu juntar todos os manuscritos cristão e criar o Novo Testamento, como tinha que ter uma certa igualidade entre os escritos, todos que eram decorrentes de alguma seita como por exemplo os gnósticos, os maniqueístas, os montanistas, entre outros, foram excluídos e assim temos o Novo Testamento sinótico, pois são muito parecidos, diferentes somente na inclusão de certas frases, convenientes para a época...
        Para quem não sabe o evangelho de Tomé foi encontrado numa caverna em 1945, em uma urna de barro onde tinham 52 livros(pergaminhos) nas proximidades de Nag-Hammadi, no Alto Egito. Muitos estudiosos religiosos ou não, dedicaram-se a pesquisa destes livros, e chegaram a conclusão que Tomé anotava quase sempre o que Jesus falava, mas sem dar sua opinião nos textos, ou seja por isso existe uma grande diferença com os textos do Novo Testamento.
       Hermínio Miranda, um grande pesquisador espírita também estudou a fundo os textos de Tomé, deste estudo surgiu o livro O Evangelho Gnóstico de Tomé, é um livro necessário de se ler para os que como eu querem entender um pouco mais sobre os ensinamentos de Jesus, vale a pena o estudo...
       A grande vantagem deste livro é que Hermínio pesquisa todos os escritores que leram estes pergaminhos e faz uma ligação com o que estudamos no espiritismo. Algo maravilhoso, diga-se de passagem, pois como Kardec nos ensinou, a ciência e o espiritismo devem andar juntos, se tivermos que escolher, o melhor é ficar com a ciência.
       Mas uma coisa é certa, Jesus nos trouxe muitos ensinamentos, até hoje ainda não conseguimos entende-los corretamente, mas como Ele mesmo dizia: ''Aquele que procura não cesse de procurar até quando encontrar; e quando encontrar, ficará perturbado; e ao perturbar-se, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo''.
      Que possamos nunca deixar de procurar o conhecimento, afinal só o conhecimento nos salvará....
       

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Devemos acreditar nas pessoas ou no conhecimento adquirido?

   
       Desde minha tenra idade, tenho recebido a visita de um espírito de uma criança; brincávamos juntas e só percebi que ela não era igual a eu, quando eu cresci e ela não....
       Nos momentos de dor ou aflição Aninha sempre esteve comigo, com o tempo eu fui conhecendo um pouco o mundo dos espíritos, e certo dia perguntei o porque dela continuar a aparecer como criança. E a resposta foi:
       -Nós espíritos podemos escolher nossa fisionomia, eu prefiro aparecer como criança, pois posso ajudar muitas pessoas, é mais fácil de sensibilizar e despertar sentimentos amorosos, afinal quem não gosta de criança...
       Depois deste episódio nunca mais a questionei sobre este assunto. Para minha surpresa dia desses, num trabalho mediúnico, nosso dirigente disse-me que não é aceitável ela, Aninha, continuar a aparecer como criança, que eu deveria afasta-la, pois ela deve evoluir.
       Não sei se ele está certo e eu errada, mas fiquei chocada com a falta de caridade e amorosidade desta pessoa, afinal se ela mesma me disse que gosta de estar como criança, quem somos nós pra questionar. Aninha tem seu livre arbítrio pra ser quem ela quiser, desde que esteja fazendo o bem, pelo menos é o que eu acredito.
       Muitas vezes fico decepcionada com certas atitudes dos ditos dirigentes, pois pensam que sabem tudo, estudam muito pouco e não costumam ter compreensão com os espíritos. Se estamos numa reunião para encaminhar e levar conhecimento tanto aos espíritos como a nós encarnados, creio que deveríamos ser mais tolerantes e amorosos, afinal é isso que prega a doutrina espírita...
       Aprendi com Aninha a desenhar, e estes desenhos já ajudaram muitas pessoas em seus momentos difíceis, portanto que me desculpem os mais ortodoxos, eu não vou afasta-la.
       Segundo Kardec, não importa o nome ou modo como o espírito nos aparece, o importante é sua moral e o conteúdo que o mesmo nos passa.... E quem sou eu pra duvidar de Kardec...
       Que o estudo e a pesquisa estejam sempre em primeiro lugar em nossa caminhada....
      

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Acabando com o preconceito

       Numa conversa entre amigos, Janete nos perguntou:
       -Alguém pode me explicar porque as pessoas tem medo dos espíritos que se dizem Exus?
       -Eu não tenho medo, pelo contrário quero eles sempre por perto.
       -Sabe Fatima, lá na casa onde participo de um grupo de estudo, me disseram que Exu é do mal, e que faz o mal, isso é verdade?
       -Não Janete, as pessoas simplesmente não procuram se informar, e por este motivo sentem medo. Os Exus são os representantes da ordem no mundo espiritual, cuidam de nossa segurança, de nossas cidades, do país e do planeta. Alguns escritores os chamam de Guardiões, que na verdade é o que eles são, a grande maioria dessas estidades foram generais ou comandantes quando por aqui estiveram.
       -Nossa, nunca poderia imaginar que os Guardiões que leio nos livros, são os mesmos Exus que as pessoas tem medo. É muita falta de conhecimento mesmo...
       -Sim Janete, a maioria não quer estudar e critica quem o faz, ouve de alguém essa história de que Exu é do mal, a aceita e o que é pior, passa adiante uma informação errada.
       -Eu estou começando a conhecer o espiritismo, e percebo que você tem razão, é muito cômodo a gente não pesquisar. Fico pensando em quantas pessoas tem esta dúvida e não procura se informar...
       -E o pior se você incorporar um Exu, vão dizer que está obsediada.... Cuidado Janete...
       -Ai meu Deus, socorro....
       Todos rimos muito, afinal a grande maioria do grupo frequenta casa espírita e já passou por alguma dificuldade em relação a nomenclatura dos espíritos.
       Segundo Kardec, que na minha opinião foi muito bem intuído quando codificou a doutrina espírita, não importa o nome do espírito mas sim o conteúdo que ele nos passa. Seja Exu, Preto Velho ou uma simples criança, o importante é  a lição. Que me desculpem os mais radicais, se eu tiver que escolher, sempre ficarei com Kardec.
       -Sabe amigos, vou contar pra vocês um caso que me aconteceu anos atrás com um Exu...
       -Certo dia eu voltando da escola, lá pelas 23 horas, percebi que um espírito me seguia, perguntei o que ele queria. Só disse que me acompanhava pois a rua era perigosa e era seu dever me proteger. Na época eu nem sabia o que era um Exu, mas aceitei a companhia, e quando viramos uma esquina, adivinhem, tinha uma turma de garotos fumando maconha e bebendo. Fiquei parada por um instante, sem saber se continuava ou mudava de rua. Nisso o espírito que me acompanhava disse:
       -Continue como se eles não estivessem aí, pois estou contigo e nada vai te acontecer...
       -Eu continuei, com um pouco de receio, mas confiei. O mais inacreditável é que os rapazes nem sequer me olharam, passamos eu e o Exu, a alguns metros deles e nada aconteceu... Ao chegarmos na minha casa, perguntei pra ele o que tinha acontecido, afinal passamos ao lado do grupo e eles não perceberam, o Exu com um leve sorriso me disse:
       -É muito simples, eles não nos viram, estavam tão envolvidos no consumo da droga, que eu criei um campo de invisibilidade ao nosso redor...
       -É evidente que depois desta noite ficamos amigos, e sempre o vejo por perto....
       -Nossa Fatima que história linda, deve ser muito bom a gente conseguir ver e ouvir os espíritos..
       -Nem sempre, mas como sou meio São Tomé, não sei se eu acreditaria sem ver ou sentir....

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Ano novo, vida nova....

     
        Todos falam que o ano só começa após o carnaval, se isso é verdade então aproveite para ser uma pessoa melhor, comece a se amar e se aceitar...
        A mudança intima é algo que todos nós deveríamos fazer, começando por pequenas mudanças podemos ser pessoas melhores. Mude seus hábitos para que sua vida não vire uma rotina...
        Conheço muitas pessoas, e todas costumam reclamar de sua vida em uma época qualquer. Não sei se é certo ou errado reclamar, mas uma coisa eu aprendi com a convivência dos espíritos, ficar parado esperando as mudanças acontecerem, não resolve nada, pois somos nós quem fazemos nossa vida ser melhor ou pior, nenhum espírito vai nos dizer o que devemos fazer, quando muito eles podem nos intuir. Mas na maioria das vezes a gente não os ouve, pois estamos interessados em outras coisas...
        Acredito que isso ocorra pelo simples fato de estarmos fugindo de quem somos, é muito fácil a gente criticar fulano, beltrano; mas na hora de olharmos para dentro, evitamos fortemente.
        A mudança é nossa, não podemos exigir que o mundo ao nosso redor também mude, seja por obrigação ou conveniência, nunca é tarde pra começarmos pequenas mudanças...
        A aceitação é uma delas, nos amarmos, nos repeitarmos e aceitarmos as diferenças, é o primeiro passo para sermos pessoas melhores. Um sábio já disse a muito tempo: ''Só sei que nada sei''....
        Sócrates com todo conhecimento que tinha, sabia que não poderia saber sobre todos os assuntos com certeza absoluta, afinal tudo pode mudar, coisas novas podem ser descobertas no próximo segundo, o que era certo ontem, amanhã poderá não ser.
        E nós seres tão jovens a procura de conhecimento, não podemos dizer que tudo sabemos, mas podemos querer aprender sempre mais. Eu acredito que esta é nossa missão maior aqui na terra, adquirir o maior conhecimento possível, para quando voltarmos em outra vida, sermos melhores e ajudarmos o planeta evoluir mais rápido...
        Comece seu ano procurando conhecimento e sendo uma pessoa mais maleável com a dor de seu irmão....Temos um ano inteiro pela frente para nos modificar....

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O poder da oração

     
        Neste feriado de carnaval, ao ligar a televisão, via-se muitas pessoas felizes, bebendo, pulando....
        Mas será que a vida é só isso? Festas e diversão....
        Mudando para um canal pago de telejornal, as noticias eram diferentes, crise no mundo, refugiados na Europa, e no Brasil a maior festa do planeta.... Até quando o povo vai continuar acreditando que tudo acaba em pizza e festas?
        Não sou de reclamar da vida, mas em meio a uma crise mundial, milhares de refugiados passando fome e frio, será que estamos certos em fugir de nossas responsabilidades?
        Eu sei que não poderei fazer muita coisa sozinha, mas eu oro para que os governantes sejam menos corruptos, oro para que estas pessoas que estão abandonando seus lares, trabalho, escolas, por causa das guerras, possam encontrar apoio nos países vizinhos....
        O planeta está passando por um expurgo, muita coisa ruim tem aparecido, por causa dos meios de comunicação, hoje tudo aparece instantaneamente. Deveríamos usar estes meios para ajudar, mas é mais cômodo ficar sentado vendo televisão....
        A espiritualidade trabalha incessantemente para tentar equilibrar essas energias do mal, mas nós poderíamos ajudar com orações, mentalizações e vibrações de amor, você está fazendo a sua parte?
         Costumamos dizer que o ano só começa após o carnaval, então queridos leitores, vamos mudar nossos pensamentos e vibrar por um planeta mais harmonioso. Cada um de nós é uma pequena luz em meio a escuridão que estamos, portanto deixe sua luz brilhar e iluminar tudo e todos.... 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Um pouco mais sobre o carnaval

     
        Para se entender o carnaval e outras festas populares, é necessário lembrar que a terra ocupa o segundo lugar na escala evolutiva, pois estamos num planeta de provas e expiações.
        Aqui e em mundos semelhantes, encarnam espíritos recém saídos da barbárie, dando os primeiros passos na escada evolutiva, esses espíritos trazem consigo um grupo de sensações ou pulsões que precisam ser extravasadas, para que não se voltem contra a sociedade em que encarnaram.
        Não foi a toa que Freud defendeu a tese de que a cultura nasce da repressão. Afinal estamos encarnados para reprimirmos as más tendências e adquirir conhecimentos espirituais como o amor, a solidariedade, o respeito ao próximo e as diferenças; enfim, desenvolver as faculdades positivas do espírito.
       A festa é o momento que o espírito tem a oportunidade de pôr para fora, não necessariamente, o que ele tem de pior, mas as suas emoções mais profundas. Como somos espíritos imperfeitos ainda, nestas festas quase sempre explicitamos nossas emoções mais primarias.
       No livro: ''Nas fronteiras da loucura'', psicografia de Divaldo Pereira Franco, podemos ver como agem os espíritos maléficos, induzindo a vários processos obsessivos as pessoas imprevidentes, que pensavam apenas em se divertir no carnaval do Rio de Janeiro. Mas o livro nos mostra também o maravilhoso trabalho dos espíritos do bem, a serviço de Jesus, procurando diminuir o índice de desvarios e de desfechos profundamente infelizes.
       Nem tudo é maléfico no carnaval, afinal a espiritualidade maior, sempre trabalha no bem, mesmo a gente não acreditando. O bem sempre será vencedor, é claro que nem todos querem ser salvos, mas como disse o Mestre Jesus: ''Onde tiver dois ou mais reunidos em meu nome, lá eu estarei''. Só não podemos esquecer que devemos estar sempre em nome de Jesus, para sermos atendidos....
       Isso me faz lembrar também de uma frase de Paulo de Tarso:''Viver no mundo, sem ser do mundo''.....
       Que possamos aprender um pouquinho mais a cada dia.....

sábado, 6 de fevereiro de 2016

É carnaval, o que devo fazer?

       Estamos no carnaval, e todo ano lembro das palavras de Bezerra de Menezes:
       ''O carnaval é uma festa que ainda guarda vestígios de barbárie e do primitivismo que ainda reina entre os encarnados, marcado pelas paixões do prazer violento.''
       Como nosso intuito é evoluir, um dia, acredito que tudo isso, todas essas manifestações ruidosas que marcam nosso estagio de inferioridade,desaparecerão da terra. Em seu lugar, predominará a alegria pura, com o homem despertando para beleza e a arte, sem agressão e nem promiscuidade.
        Tudo começou na Idade Média, foi lá que está festividade adquiriu o conceito que temos hoje; o de uma vez por ano, onde é lícito enlouquecer, em homenagem aos falsos deuses do vinho, das orgias, dos desvarios e dos excessos.
        Tem uma letra de música que diz:''atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu'', mas para nós espíritas ou espiritualistas, deveria ser: ''atrás do trio elétrico também vai quem já morreu''. Pois sabemos que estamos em meio a uma legião de espíritos, e eles podem nos influenciar com bons ou maus pensamentos.
         Essa legião de espíritos cresce sobremaneira nos dias de realização de festas pagãs, como o carnaval. Nessas ocasiões, como grande parte das pessoas se dá aos exageros de toda sorte, as influências nefastas se intensificam e muitos dos encarnados se deixam dominar por espíritos maléficos, ocasionando casos de violência, como homicídios e suicídios, drogas lícitas e ilícitas, além dos desvarios sexuais, que levam à paternidades e maternidades irresponsáveis, doenças sexualmente transmissíveis, abortos, etc...
         Do mesmo modo como somos facilmente dominados pelos maus espíritos, quando sintonizamos na mesma frequência do pensamento, também obtemos pelo mesmo processo, a ajuda dos bons, aqueles que agem a nosso favor, e em nome de Jesus. Basta estarmos predispostos ao aviso do ''orar e vigiar'', que o próprio Jesus nos ensinou há dois mil anos, através das preces e pensamentos no bem.
         O mal não está tanto na coisa em si, está em como nos conduzimos dentro dela....
         O ideal seria evitarmos tais lugares, mas se não for possível, podemos nos divertir, mas nos comportando como cristãos, seja lá onde estivermos. Oração e vigilância é a recomendação para nos mantermos a salvo de certos inconvenientes energéticos...   

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Temos um lado sombra dentro de nós?

       Em conversa com uma amiga, ela me pergunta:
       -Na psicologia fala-se muito no nosso lado sombra, mas será que somos tão maus assim?
       -Eu particularmente acredito que nossa essência é má, afinal estamos começando a conhecer o bem, ou começando a sermos pessoas boas.
       -Como assim? Eu sempre achei que todo mundo nascia bom.
       -Não é bem assim, pois somos espíritos tentando evoluir vida após vida. Se formos estudar mais aprofundadamente, veremos que a natureza humana sempre andou no caminho do mal. Há poucos séculos atrás era normal a lei do olho por olho, dente por dente, ou seja, se você matou alguém seria morto por isso; hoje existem outras leis, e o assassino vai pra prisão.
      -Eu nunca tinha pensado desta forma, me esclareça mais por favor...
      -Não sei de tudo, mas tento estudar sobre todos os assuntos, no espiritismo a gente acredita que a humanidade ainda é muito jovem, e é por isso que cometemos tantas atrocidades. Mas os tempos estão mudando, o que era normal ou aceitável anos atrás, já não é mais. Isso nos faz pensar que aos poucos estamos aprendendo a sermos pessoas melhores, mas ainda existe muito mal na terra, e acredito que ainda vai demorar um longo tempo para conseguirmos extingui-lo totalmente.
     -Eu acho que preciso estudar mais, pois pensava totalmente diferente...
     -O que acontece é que a gente tem o hábito de querer ver tudo com bons olhos, e nem sempre vemos como as coisas são. Nosso lado sombra tenta nos manipular constantemente.
     -Existe alguma dica pra saber, se nosso lado sombra é maior que o lado bom?
     -Várias, que na maioria das vezes nem percebemos, por exemplo: faz parte de nós humanos representarmos um papel no grande palco da vida, representamos o tempo inteiro, ora somos bonzinhos, ora santos, ora defensores da verdade, mas no nosso íntimo sabemos que nem sempre somos assim. Outra forma de manipulação é tentar convencer as pessoas que nos cercam, de que somente nós sabemos a verdade, quando na realidade cada um tem sua verdade ou modo de pensar.
      -Que horror, eu as vezes faço isso, então sou sombra?
      -Nesses momentos sim, e não tem nada de errado nisso, afinal todos somos sombra. Isso é normal, só que a partir do momento que a gente percebe que está errando, devemos nos modificar, pra sermos pessoas melhores.
      -Vou começar a prestar mais atenção nos meus pensamentos e palavras....
      E nossa conversa continuou sobre outros assuntos....











terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Convivendo com todo tipo de energias

       
       Sempre que leio algum livro que fala sobre energias, fico ao mesmo tempo encantada e preocupada, pois alguns espíritos, conseguem descrever de uma forma tão abrangente o mundo espiritual, com detalhes que muitas vezes não conhecemos.
        A grande maioria das pessoas acredita que todo ambiente é igual, mas não é, dependendo do lugar que frequentamos, podemos captar energias boas ou ruins. Se formos a um templo de oração, seja ele de qualquer religião, nos sentiremos bem, leves e até revigorados; mas se formos numa casa noturna em meio a bebidas, cigarro, drogas e até prostituição, é meio obvio que não sairemos tão bem assim de lá, e na maioria das vezes, levaremos alguma companhia espiritual junto para nossa casa.
        Você pode estar pensando: Mas se for desse jeito nunca poderei ir a lugar algum?
         Isso não é bem verdade, se a gente está bem e não se envolve com bebedeiras, drogas ou sexo desajustado, é mais fácil conseguir se manter em equilíbrio. Mas infelizmente a maioria dos médiuns ou sensitivos não consegue frequentar um lugar desses sem se envolver energeticamente... É sabido que o médium, muitas vezes quando não está em equilíbrio, costuma ser uma esponja, tudo adere nele, principalmente energias ruins. Mas como mudar isso?
        Não vou dizer que é fácil, pois não é, temos que estar constantemente cuidando de nossos pensamentos e o estudo deve ser uma rotina em nossa vida. Manter boas amizades e tentar fazer o bem... Ou seja, disciplina é o começo para uma vida de realizações e evolução espiritual....
        Que posamos fazer como Santo Agostinho, toda noite antes de se deitar, relembrava o que fez de bom ou de ruim,  se comprometendo no outro dia, há não errar....
         Que nosso dia seja feito de acertos em prol de nos tornarmos pessoas melhores.
        

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Começando uma nova semana

     
       Segunda-feira é dia de começar uma nova semana, é dia de começar a fazer dieta, é dia de planejar a semana, pois normalmente na segunda estamos descansados e com as baterias em 100%...
       É um ótimo dia pra começar a se tornar uma pessoa melhor, se comprometendo a fazer o bem sem se preocupar com o que os outros vão dizer....
      Mas para que possamos ter novos horizontes, devemos dar sempre o primeiro passo. Nada acontece sozinho, se não corrermos atrás de nossos sonhos  nunca conseguiremos realiza-los....
      Aproveite o começo de semana e comece a mudar seus pensamentos, suas atitudes, seu modo de ver a vida. Sempre que leio o evangelho segundo o espiritismo, fico a refletir na frase de Jesus: ''Vós sois deuses, poderão fazer tudo o que eu faço e muito mais.''      
      Se o próprio Jesus disse isso, quem somos nós pra duvidar......
      Se nós somos tão especiais para Jesus nos chamar de deuses, porque continuamos a seguir pelo caminho do mal?
      A vida aqui na terra, é apenas um período de aprendizado, se não aproveitarmos este tempo, teremos que voltar com mais responsabilidades, eu como sou uma pessoa que não deixa pra amanhã o que posso fazer hoje, já tomei uma decisão, vou estudar continuamente, pois sei que através desse conhecimento, me tornarei uma pessoas melhor.
      Despertem queridos amigos, afinal o tempo passa muito rápido, e daqui há alguns anos não teremos mais tanto tempo assim, decidam-se pelo caminho do bem, pois só ele poderá nos ajudar nos momentos difíceis....Que sua semana seja repleta de conhecimento e amor....