segunda-feira, 10 de julho de 2017

Dominando nossas emoções

        Tenho observado que muitas pessoas andam irritadas e não estão sabendo lidar com certas situações complicadas. Nesses casos é preciso tomar certa distância emocional, questionar qual é a importância disso em nossa vida e somente depois tomar a decisão.
        Quando tomamos decisões no calor da situação, tendemos a pender para o lado errado, depois nos arrependemos e nem sempre conseguimos resolver isso sem dor ou sofrimento.
         Manter distância emocional é uma regra implícita que nos permite ver e sentir as coisas de outra maneira, somente assim podemos dar certo tempo para nossas emoções como a raiva, para que se dissipem e abram caminho para  entendermos melhor nossos sentimentos e ações, tomando sempre a melhor decisão.
         Mas como poderei me distanciar emocionalmente dessas situações?
         Não existe uma fórmula secreta ou mágica, pois depende de muitos fatores pessoais, circunstanciais e de relacionamento. Há pessoas que temos um enorme apreço ou afinidade e não conseguimos nos distanciar, isso é normal, somente com a prática e tempo conseguiremos resolver isso a contento.
         Mesmo considerando que não temos uma receita perfeita que nos leve a tomar a distância ideal para resolvermos do melhor modo possível, uma coisa é certa, nunca levarmos para o lado pessoal, pois assim fica mais fácil a gente não sentir raiva.
         Respeitar o tempo de cada um é outra dica muito importante, nem todos pensam rápido ou conseguem ter alguma reação sob coesão. Na maioria das vezes tomamos a pior decisão possível por causa da pressa.
         Diante de uma afronta, tendemos a sentir raiva, magoa, tristeza ou qualquer outra emoção, mas se você respirar e pensar um pouco, na grande maioria das vezes a pessoa que falou nem se deu conta que te magoou. Isso é muito mais comum do que podemos imaginar.
         Em casos onde a emoção fica aflorada o melhor é observar e se afastar se preciso for, para que não se tome decisões permanentes a partir de emoções temporárias, ainda que se tenha vontade de dizer muitas coisas em determinadas situações, é muito provável que você irá se arrepender.
         Quando o tempo passa algumas coisas simplesmente deixam de ter importância e alguns detalhes que antes eram angustiantes já não são mais. Só seremos felizes quando acalmarmos e dominarmos nossas emoções , aí viveremos plenamente neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário