Vivemos um tempo nunca antes idealizado, temos tecnologia de ponta e crescendo dia a dia, o comércio garante nossa sobrevivência, afinal podemos comprar de tudo sem nos preocuparmos com plantio ou colheita. Nossas crianças podem frequentar a melhor escola que podemos pagar, tudo gira em torno de nossa responsabilidade e comprometimento com o trabalho em prol de melhorar nossa vida.
A cada dia se cria uma nova casa religiosa, os estudos comprovam que o brasileiro é um dos povos mais religiosos do planeta. Existem muitas igrejas, templos, seitas e doutrinas, todos pregam a mudança e melhora individual, mas existe uma que seja a melhor?
Numa entrevista, o repórter pergunta ao Dalai Lama qual é a melhor religião. Ele esperava ouvir que seria o Budismo Tibetano, afinal essa é a pratica do entrevistado, mas para sua surpresa ouviu algo diferente. Após uma pequena pausa e um sorriso Dalai Lama responde:
-A melhor religião é aquela que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz ser uma pessoa melhor.
O repórter querendo saber mais pergunta: O que me faz ser melhor?
Dalai Lama com sua tranquilidade peculiar diz:
-Tudo que te faz ser mais compassivo te transforma em alguém melhor, aquilo que te faz ser mais sensível a dor alheia, que te desapega de tudo e todos, que te transforma numa pessoa mais amorosa, humanitária e mais serena.
Diante da falta de perguntas do repórter, afinal ele não esperava essa atitude deste religioso, Dalai Lama continuou:
-A religião que conseguir fazer você realmente mudar e se conectar com sua essência, essa será a melhor. A religião deve ser útil para nossa vida, promovendo melhorias em nossa alma.
O repórter sem conseguir raciocinar com a simplicidade da resposta pede para que o entrevistado continue com sua explicação.
-Não haverá religião mais certa ou errada, mas sim aquela que é mais adequada para este ou aquele povo, para eu ou para você. Se ela estiver promovendo o espírito, impulsionando-o a evolução moral e estabelecendo um laço fundamental entre a criatura e seu criador, independente do nome da seita ou doutrina, esta será a melhor religião. Caso contrário, se ela prega a separação, a intolerância e a violência, é obvio que não cumpre adequadamente sua missão como religião.
Quando Kardec codificou a doutrina espírita e perguntou qual seria a melhor religião, os espíritos responderam: Toda crença é respeitável quando sincera, por buscar nos aproximar de Deus, nos aproximar do bem e da prática cotidiana de aperfeiçoamento. Nenhum ritual, sacrifício, nenhuma pratica externa será proveitosa se não nos fizer melhores.
A melhor crença é a que melhor satisfaz o coração e a razão, e a que mais elementos tem para conduzir o homem ao bem, é a que te torna um ser melhor.
Gandhi afirmava que uma vida sem religião é igual a um barco sem leme.
Certamente todos precisamos de um instrumento que nos mostre o melhor caminho, que nos toque a alma, que nos console, que nos promova como espíritos imortais que somos. Que desenvolva em nosso íntimo a vontade de mudar e sermos melhor a cada dia, se você encontrou essa crença em alguma casa, igreja ou templo, viva-a da melhor maneira possível, respeite as escolhas de seus semelhantes sem querer obriga-los a seguir o mesmo que você. O respeito deve prevalecer sempre.
Cada um de nós está em um determinado estágio evolutivo, uns precisam de crenças que os limitem para não se perderem, há os que precisam de amparo e compreensão, há os que querem somente estar dentro de algo que os aceite. Seja compreensivo e viva sua escolha sem questionar as escolhas alheias. Seja feliz sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário