segunda-feira, 28 de junho de 2021

A importância dos laços familiares e amorosos

               ''Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?'' Mateus 12:48
               O conceito de família é associado a um grupo de pessoas que formam uma estrutura familiar, exercendo cada um desses membros um papel diferente nesse contexto. O modelo familiar tem passado por mudanças e transformações ao longo do tempo, principalmente nas últimas décadas, levando em conta as diferenças culturais entre ocidente e oriente. O núcleo familiar representa a base de uma sociedade, contribuindo para a evolução das pessoas e do grupo como um todo.
                É dentro de casa que aprendemos os valores, a moral e ética que levaremos para nossa vida, por isso é importante ressaltar o valor da família, não apenas como grupo social, mas sim como um núcleo que deve ter por base o amor e a união. 
                A doutrina espírita nos esclarece que as famílias são criadas por laços corporais e espirituais. As famílias são formadas por laços de sangue, ou seja a genética muitas vezes fala mais alto, mas não podemos esquecer que somos espíritos e portanto sempre haverá conexão espiritual. Somos atraídos pela sintonia e comunhão de pensamentos, sentimentos e ações, nada acontece sem essa união de corpo e espírito. 
               Os espíritos encarnam sempre próximos, seja na mesma família, como parentes ou amigos, como o próprio Jesus nos disse: ''quem é minha mãe e quem são meus irmãos''. Ele já estava nos dando um dica, somos sempre atraídos por simpatia, se não nos identificamos com nossa família é porque ainda não entendemos o motivo real de estarmos juntos. Cabe a cada um de nós refletir e ajudar a todos que nos cercam.
               Vivemos em meio a um turbilhão de dores e sofrimentos, viver no corpo corpo físico, denso e propenso a doenças é uma grande provação, por isso que a família e os amigos são nosso maior conforto. Amigos são anjos que Deus colocou no nosso caminho para a vida ser mais leve.
               A vida no planeta terra é nossa grande escola na prática, aqui nos é oferecido grandes oportunidades de aprendizado, é aqui que desenvolvemos amorosidade, aqui percebemos a necessidade de cultivar os valores essenciais ao crescimento espiritual.
              Estar encarnado é uma dadiva em prol de nossa grande mudança interna e externa, é na convivência que colocamos em prática os ensinamentos de outras vidas, infelizmente o espírito ainda não aprendeu a crescer e se desenvolver pelo amor, por isso ainda precisamos estar em meio a familiares e amigos passando por certos sofrimentos, um amparando o outro. Essa convivência é primordial para nosso bem estar e crescimento.
              Valorize aqueles que permanecem ao seu lado nos momentos mais difíceis, esses são sua verdadeira família espiritual. Desenvolva o hábito de agradecer e valorizar essas almas amigas que te apoiam sem restrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário