quinta-feira, 3 de julho de 2025

E nos momentos de crise...

                  Se você está atualmente vivendo encarnado no planeta terra, significa que já passou ou está passando por alguma crise. Sejam individuais ou coletivas, as crises podem ser compreendidas como meios de evoluirmos, afinal a vida não é cor de rosa e nem um mar de tranquilidade, pois trazemos pendências do passado e precisamos modificar nosso modo de viver e agir.
                 Segundo a doutrina espírita, as dificuldades da vida não são castigos, mas sim consequências naturais das leis divinas, ou seja, precisamos arcar com os débitos do passado, isso é sem dúvida uma forma de promovermos nosso progresso espiritual. Estamos aqui, mas somo seres imortais vivendo uma experiência humana.
                 Existem crises que afetam a sociedade como um todo, pandemias, guerras, desastres naturais, são vistos como experiências coletivas, destinadas a despertar na humanidade valores elevados como solidariedade, empatia, caridade, responsabilidade coletiva e respeito ao ser humano e a natureza.
                 Em nosso desenvolvimento espiritual, ou seja, em nossa evolução, o espírito encarnado é as vezes submetido a examinar a vida como fim de verificar o aproveitamento na situação em que se encontra. Precisamos refletir se estamos ou não no caminho certo da nossa evolução, muitas vezes visualizar este caminho não é fácil, por isso é bem importante termos nossa mente aberta e estarmos sempre olhando e observando a tudo com olhos de ver e não olhos de recriminação, que é basicamente o nosso perfil.
                  Nos momentos de crises, o universo que está sempre achando uma nova forma de nos despertar, cria situações em torno de nós de dificuldades fazendo com que nossas fraquezas apareçam, estimulando dessa forma o nosso despertar. Essas situações fazem nosso instinto ficar mais apurado e nos ajudam em nosso autoconhecimento, dessa forma conhecemos quem somos e aprendemos a viver de forma mais simples e completa.
                  As provações que passamos durante a vida terrena é como uma prova de um exame que cada um de nós precisa completar para entender quem realmente é. Isso não quer dizer que somos fracos, mas sim que cada um de nós tem suas provas para serem cumpridas, quer queiramos ou não.
                   Quando enfrentamos essas provas de corpo, mente e espírito abertos ao novo,  desenvolveremos em nós certas qualidades e potencialidades que nos ajudarão a aceitarmos com resignação nas dificuldades que ainda estão por vir. Dessa forma tornaremos cada situação em aprendizado e aumento da confiança em nós mesmos, isso se chama evolução.
                    Para sermos resignados precisamos aprender a não lamentar a nossa sorte e a aceitar com submissão paciente os sofrimentos da vida. Somente assim entenderemos que tudo está sempre certo, que nós temos a chance de crescer mesmo em meio as adversidades. Você é muito mais forte  persistente do que imagina, não desanime jamais.
                   No espiritismo acreditamos que antes de reencarnarmos escolhemos certas provas e desafios que enfrentamos na vida terrena, em conjunto com nossos mentores e anjos da guarda, essas escolhas são feitas com o objetivo de acelerar nosso progresso espiritual, corrigir os erros do passado e desenvolver virtudes.
                   Se por vezes a tua cruz te parece pesada demais, pare, respire, ore e busque no seu íntimo a força para continuar, você não está sozinho. Busque por ajuda terapêutica, vá conversar com amigos queridos, medite, encontre a calma e a persistência no seu interior. Você é luz e esse brilho jamais se apaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário