segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Mudando o mundo interior

       De acordo com a organização mundial de saúde, os transtornos psicológicos alcançam cada vez mais pessoas no Brasil, temos o maior índice de depressão da América Latina e o maior índice de ansiedade do mundo. Entre tantos outros motivos orgânicos, existe a correria do dia a dia, o estresse de querer ser sempre o melhor em tudo, as cobranças e os medos.
       Tudo isso pode afetar nossos pensamentos e sentimentos, na maioria das vezes não nos damos conta que necessitamos cuidar de nós mesmos, tendemos a deixar de lado questões fundamentais que geram nossa saúde mental e física. Estamos adoecendo emocionalmente e fisicamente por motivos tão simples, esquecemos de respirar corretamente, de dormir as horas necessárias para o restabelecimento físico e nossa alimentação está tão desregrada a ponto de termos doenças que deveriam surgir em nossa velhice, acabam ocorrendo em nossa juventude. Até quando nosso corpo e mente vão suportar isso?
        Diante de tantos desafios diários, quais são os passos para termos uma mente mais saudável e uma vida mais feliz? Será que somos protagonistas de nossa própria história ou estamos vivendo no piloto automático?
        Viver no piloto automático é não prestar atenção ao que fazemos, é se envolver em tamanha correria ao ponto de não observar sua alimentação, acaba engolindo tudo sem mastigar direito, prejudicando a saúde e a digestão. Outro fator importante para nossa sobrevivência é a respiração, como você respira? Você sente o ar entrar e sair de seu corpo?
        Quando respiramos de forma errada, sentimos mais cansaço, menos oxigenação em nosso cérebro e nosso raciocínio fica mais lento, consequentemente nossa tolerância mais curta, afinal quem sente cansaço extremo vive mal humorado. Como está seu humor? Você tem reclamado muito de sua vida, de sua carga horária? Sente que o mundo está contra você? Isso pode ser em decorrência de sua correria diária.
         Assuma o controle de sua vida, cuide da saúde física e mental cultivando bons hábitos alimentares e respirando corretamente, saia do piloto automático, preste atenção ao que faz, ao que pensa e sobre suas ações. Nunca deixe suas reações te dominarem ou decidirem o rumo dos acontecimentos, procure cultivar bons pensamentos através da oração e meditação diária.
        Descubra algo que te dê prazer, ouça música, pratique algum esporte e frequente parques ao ar livre. Controle seu estresse através de bons hábitos, faça terapia para se conhecer melhor, encontre seu equilíbrio na alegria de viver e sorria a cada dia. Os problemas somem quando decidimos dar menos importância a eles. Seja feliz sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário