quinta-feira, 26 de maio de 2022

Paciência, item raro na atualidade

                  ''Bem aventurados os que são brandos, porque possuirão a terra.'' Mateus 5:5
                  Ser brando, calmo ou ter paciência é algo relativamente demorado de desenvolvermos, ninguém se transforma em uma pessoa calma de uma hora para outra, mas podemos começar a mudança interna nas pequenas dificuldades. Segundo um mestre oriental, a calma começa no aprendizado da respiração e da não reação verbal.
                  Faz parte do ser humano reagir de forma rápida, trazemos isso da vida primitiva, onde éramos obrigados a reagir as adversidades rapidamente para conseguirmos sobreviver. Precisávamos matar literalmente um leão por dia. A humanidade se desenvolveu, mas nossas emoções ainda permanecem no primitivismo.
                  Segundo o ditado popular a dor é uma benção que Deus envia para que possamos desenvolver nossas emoções e moralidade. Pois é na dor que se vê realmente quem somos. Quem nunca ouviu que determinada pessoa é maravilhosa, somente quando está saudável, ela doente é o diabo. Brincadeiras a parte, mas isso tem um fundo de verdade.
                  Por vinte anos convivi com pessoas extremamente doentes, esses doentes terminais sofriam muito, a grande maioria deles reclamava da vida, dos filhos, da família, eram poucos os que agradeciam a vida que tiveram e não reclamavam do momento atual. Envelhecer, adoecer e estar perto da morte nos faz refletir sobre nossas ações e neste momento pode surgir o arrependimento ou a gratidão pelos dias saudáveis.
                 Certo dia um espírito amigo me disse: ''seja paciente, afinal a paciência é uma caridade com você mesma e é preciso praticar. A caridade que consiste na esmola, no que te sobra e não tem mais utilidade, é a mais fácil de ser praticada, porém existe uma muito mais difícil para ser desenvolvida que é a paciência de aceitarmos a vida e as dificuldades, da forma como nos são impostas para nossa mudança interna.''
                 Ter paciência não é só ficar calmo, mas sim não reagir ou se desesperar com as provações. Sabemos que estamos aqui no planeta para algo muito maior, para o nosso melhoramento, mas podemos e devemos curtir cada momento enquanto estivermos no corpo físico. Aproveitar para encontrar amigos, desenvolver o amor na sua forma mais plena, adquirir conhecimentos e entendermos que tudo sempre tem um motivo para estar acontecendo.
                 Na maioria das vezes não queremos entender que as dificuldades são uma ferramenta de melhora íntima, ninguém evolui do nada, sem mudança interna e externa. Se as provas estão sendo difíceis é porque o universo confia que você dará conta, jamais existirá uma provação da qual você não está apto a cumprir e sair vitorioso. Quando você chegar a essa conclusão, naturalmente suas dificuldades serão mais leves, pois não existirá o medo em suas emoções.
                Meu amigo espiritual disse-me certa vez: '' a vida no planeta terra é difícil para todos. Compõem-se de mil alfinetadas, cada uma dessas picadas pode nos ferir profundamente, mas sem essas alfinetadas não valorizaríamos os deveres que nos são impostos, não estamos em uma viagem de divertimento, mas sim, tentando compensar nossos débitos de outrora. Tenha coragem para enfrentar os dissabores da vida, a paciência é uma virtude que precisa ser desenvolvida.''
              Como iremos desenvolver paciência sem enfrentarmos dificuldades? Como poderemos ser pessoas calmas sem nos depararmos com pessoas que divergem de nossas ações? Como iremos valorizar a calma e a retidão se continuamos a levar a vida num looping constante?
              Numa entrevista com o Dalai Lama, foi-lhe perguntado como desenvolver a serenidade, afinal os os monges tibetanos são conhecidos por serem pacíficos e calmos. Ele com sua tranquilidade peculiar respondeu: ''Conte até 10 em sua mente, se ainda não estiver calmo, conte até 100.''
              Que possamos seguir os melhores exemplos que estão disponíveis, mas sempre lembrando que a mudança só acontece da vontade em querer ser melhor. Ame sua vida, sua família, seu emprego e principalmente ame-se incondicionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário