segunda-feira, 16 de maio de 2022

Tentações e prazeres mundanos

                  As vezes tenho a sensação que o dia não possui 24 horas, a vida está extremamente agitada e aquele que não se adapta, perde a correnteza dos acontecimentos. O ditado popular nos diz que precisamos matar um leão por dia, se ficarmos parados somos engolidos pelo tempo, pelas fofocas e pelas tentações.
                  O tempo vai continuar a passar, a gente querendo ou não, somos atores principais de nossa vida, mas algumas vezes decidimos ficar na arquibancada e nos transformamos em expectadores. A fuga da realidade unida ao medo de viver, tem levado o ser humano por um caminho íngreme, muitas pessoas estão mais interessadas no que acontece com a vida alheia, com as fofocas das celebridades e até de pessoas comuns, para não precisar olhar em seu interior.
                 ''Mas cada um é tentado, pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá a luz ao pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte.'' Tiago 1:14-15 Essa frase nos diz que somos seduzidos e arrastados pelos maus desejos que ainda possuímos, as tentações caminham lado a lado com nossas emoções e desejos mais íntimos. O que realmente quero da vida, qual o sentido de tudo?
                 As religiões inventaram a palavra pecado como meio de domínio e controle dos pensamentos e ações. Atualmente estamos despertando deste controle, alguns pelo menos, não estamos tão ligados a crenças e dogmas, mas nem por isso as tentações deixaram de estar presentes em nossa vida. Aprender a lidar com os desejos e tentações de nosso corpo e mente é a verdadeira mudança íntima.
                No livro dos espíritos, Kardec pergunta: Qual o objetivo das tentações? Os espíritos disseram: Desenvolver a razão, para preserva-los dos excessos. Ou seja, as tentações deveriam nos ajudar a eliminar os excessos de nossa vida, creio que para alguns até funcione, mas para a grande maioria isso se transforma em dependência, afinal não é fácil resistir as tentações.
                A pessoa que procura nos excessos e tentações o prazer de que sente falta, acaba por sucumbir ao seu lado mais escuro, deixa suas emoções primitivas dominarem sua alma e acaba se afundando em sua própria ilusão. O prazer a qualquer custo é a maior das ilusões.
                Precisamos desenvolver nosso lado racional para conseguirmos diminuir e quem sabe um dia, eliminar de nossa caminhada terrena as tentações, tudo que é excesso nos faz mal, seja em pensamentos recorrentes ou em emoções desequilibradas, quando nosso foco está de forma exagerada na ostentação de um corpo físico esteticamente perfeito e só buscamos por bens materiais, algo se perde em nossa mente espiritual.
               Sentir prazer de forma equilibrada é maravilhoso, principalmente ao lado de quem amamos, entender que os bens materiais são passageiros e só precisamos de um certo conforto em nossa vida é algo que já deveríamos ter aprendido. Valorizar o que temos é o primeiro passo para a verdadeira mudança. Aquele que almeja tudo o que não possui, está infeliz com aquilo que tem. Tende a fugir de si mesmo, pois quer algo que não é realmente seu.
               A vida no planeta terra é difícil, exige de nós mudanças e aprendizados, mas principalmente aceitação. Somos espíritos vivendo uma experiência humana, precisamos aceitar que tudo é passageiro, tudo pode ser mudado a qualquer momento, e somos os únicos que podem fazer essa mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário