Após uma conversa com uma amiga, que tinha dúvidas em qual escola deveria matricular seu filho, resolvi pesquisar a respeito, afinal, será que existe uma escola ideal, ou que priorize a educação junto com a espiritualidade?
Para a minha surpresa descobri que existe e já foi criada há muito tempo por um psicólogo espiritualista; estou falando do sr. Rudolf Steiner, em 1619 ele criou uma escola para os filhos de operários da fabrica waldorf na Astória. Nesta escola foi desenvolvida a pedagogia Woldorf que encanta pela simplicidade nas formas e pela profundidade nos conceitos.
Steiner foi o criador da antroposofia, uma doutrina filosófica e mística ou seja, uma ciência espiritual, que aborda também assuntos relacionados com a medicina, arquitetura, meio ambiente, artes entre outros. Essa linha pedagógica considera a reencarnação como fato e isso impacta diretamente na formação aluno-professor, pois o estudante passa a ser encarado não só pelo ponto de vista físico e intelectual, mas também espiritual.
O desenvolvimento do jovem é dividido em três setênios( ciclos de sete anos). No primeiro setênio (de 0 a 7 anos)a criança aprende por meio de brincadeiras no qual a sala da escola busca reproduzir o ambiente familiar, presando pela simplicidade. O espaço externo é pensado para que a criança desenvolva sua motricidade. Está é uma das características desta pedagogia, o letramento é mais tardio que o tradicional.
No segundo setênio(dos 7 aos 14 anos), durante o ensino fundamental, os alunos são acompanhados pelo mesmo professor para estreitar ainda mais os laços de amizade. No currículo são exigidas as mesmas disciplinas de outras escolas, porém de forma mais aprofundada e contextualizada.
No terceiro setênio(dos 14 aos 21 anos),onde divide-se entre ensino médio e superior, tem como foco o desenvolvimento das capacidades do pensamento e do julgamento independentes, além da maturidade na convivência social.
A importância da infância no processo de formação da personalidade do individuo, como aponta a pedagogia Waldorf, coincide com o espiritismo. Pois é nesse período que o espírito é mais acessível as impressões que recebe e que podem auxilia-lo no seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo, como nos mostra o livro dos espíritos, questão 383. Na questão 380, temos que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do espíritos não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa com o desenvolvimento dos órgãos. André Luiz, no livro ''E a Vida Continua'', capítulo 11, nos diz que o processo reencarnatório se completa por volta dos 7 anos.
As escolas Waldorf primam pela gestão participativa, onde pais, familiares e professores são motivados a se envolverem com as questões ligadas ao ambiente escolar e ao desenvolvimento do aluno. A pedagogia Waldorf é uma feliz contribuição para a construção de uma sociedade harmônica, onde o papel da escola visa possibilitar vivências saudáveis e atividades que valorizam a educação. E o fato de aceitarem a reencarnação, como defendem várias doutrinas espiritualistas, é o seu grande trunfo em relação as propostas pedagógicas tradicionais...
Bem eu trouxe uma opção de escola, mas certamente já existem no Brasil muitas escolas que já perceberam que educar não é apenas ensinar, mas sim, mostrar um mundo de oportunidades pra a criança....
Para a minha surpresa descobri que existe e já foi criada há muito tempo por um psicólogo espiritualista; estou falando do sr. Rudolf Steiner, em 1619 ele criou uma escola para os filhos de operários da fabrica waldorf na Astória. Nesta escola foi desenvolvida a pedagogia Woldorf que encanta pela simplicidade nas formas e pela profundidade nos conceitos.
Steiner foi o criador da antroposofia, uma doutrina filosófica e mística ou seja, uma ciência espiritual, que aborda também assuntos relacionados com a medicina, arquitetura, meio ambiente, artes entre outros. Essa linha pedagógica considera a reencarnação como fato e isso impacta diretamente na formação aluno-professor, pois o estudante passa a ser encarado não só pelo ponto de vista físico e intelectual, mas também espiritual.
O desenvolvimento do jovem é dividido em três setênios( ciclos de sete anos). No primeiro setênio (de 0 a 7 anos)a criança aprende por meio de brincadeiras no qual a sala da escola busca reproduzir o ambiente familiar, presando pela simplicidade. O espaço externo é pensado para que a criança desenvolva sua motricidade. Está é uma das características desta pedagogia, o letramento é mais tardio que o tradicional.
No segundo setênio(dos 7 aos 14 anos), durante o ensino fundamental, os alunos são acompanhados pelo mesmo professor para estreitar ainda mais os laços de amizade. No currículo são exigidas as mesmas disciplinas de outras escolas, porém de forma mais aprofundada e contextualizada.
No terceiro setênio(dos 14 aos 21 anos),onde divide-se entre ensino médio e superior, tem como foco o desenvolvimento das capacidades do pensamento e do julgamento independentes, além da maturidade na convivência social.
A importância da infância no processo de formação da personalidade do individuo, como aponta a pedagogia Waldorf, coincide com o espiritismo. Pois é nesse período que o espírito é mais acessível as impressões que recebe e que podem auxilia-lo no seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo, como nos mostra o livro dos espíritos, questão 383. Na questão 380, temos que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do espíritos não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa com o desenvolvimento dos órgãos. André Luiz, no livro ''E a Vida Continua'', capítulo 11, nos diz que o processo reencarnatório se completa por volta dos 7 anos.
As escolas Waldorf primam pela gestão participativa, onde pais, familiares e professores são motivados a se envolverem com as questões ligadas ao ambiente escolar e ao desenvolvimento do aluno. A pedagogia Waldorf é uma feliz contribuição para a construção de uma sociedade harmônica, onde o papel da escola visa possibilitar vivências saudáveis e atividades que valorizam a educação. E o fato de aceitarem a reencarnação, como defendem várias doutrinas espiritualistas, é o seu grande trunfo em relação as propostas pedagógicas tradicionais...
Bem eu trouxe uma opção de escola, mas certamente já existem no Brasil muitas escolas que já perceberam que educar não é apenas ensinar, mas sim, mostrar um mundo de oportunidades pra a criança....
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