terça-feira, 24 de junho de 2025

Você já pensou em ser voluntário?

                Sem dúvida que ser voluntário é um gesto nobre em meio a um mundo de aparências e materialismo. Quem adentra ao mundo maravilhoso do voluntariado busca aprimorar sua amorosidade e auxiliar os que necessitam. Essa é uma iniciativa de cunho emocional, ou seja, querer fazer o bem.
                   A vida social dos  habitantes desse planeta se inicia na família e se estende na sociedade como um todo. A atividades sociais fazem parte de nossa vida, desde o convívio familiar, a tolerância e amabilidade no trabalho, assim como com as pessoas que não conhecemos ainda, faz parte de nossa jornada sermos maleáveis com as pessoas que nos cercam.
                 As atividades que realizamos na instituição religiosa fazem parte de nosso meio social. Dentro de qualquer religião é comum encontrarmos voluntários, na casa espírita não é diferente. Eu diria que é a única instituição onde somos voluntários no sentido amplo da palavra, pois ali nenhum cargo recebe qualquer auxilio financeiro. Desde a pessoa que nos recebe até o presidente da casa, todos são voluntários, ou seja, estão ali para trabalhar em prol da instituição.
               Ser voluntário é dedicar algumas horas do seu dia para ajudar quem precisa, deixando de lado seus afazeres diários para fazer o bem sem querer nada em troca. Paulo de Tarso nos traz de forma concisa a celebre frase:''ainda que eu falasse todas as línguas do anjos, se eu não tiver caridade, serei como o bronze que soa e o címbalo que retine'' de nada adianta as riquezas se eu não puder delas usufruir para o bem do próximo.
                É por essa razão que o foco do espiritismo é a fé raciocinada, ou seja, baseada na razão e tem como seus pilares ciência, filosofia e religião. Kardec deixa claro que caso a ciência provar que o espiritismo esteja errado em algum ponto, devemos ficar com a ciência, mostrando a importância da comprovação da veracidade dos fatos. 
               Se lermos qualquer obra de Kardec, poderemos verificar que todas as questões levantadas por Kardec e respondidas pelos espíritos são baseadas na razão e descortinam um véu sobre a realidade espiritual tanto negada por outras religiões e em outras épocas e que agora podem ser debatidas e certificadas como lógicas e coerentes.
               Jesus demonstrou em toda a sua existência a importância do trabalho voluntário, quebrando inclusive os paradigmas da época, como trabalhar aos sábados por exemplo, ou ajudar um desconhecido sem esperar nada em troca, suas parábolas eram histórias dos acontecimentos diários que todos poderiam entender, ele priorizou a caridade acima de tudo.
                Quando nos propomos a sermos voluntários de certa forma estamos abdicando um pouquinho de nosso conforto e deixamos de lado nosso afazeres diários para fazermos um trabalho no bem que sempre nos faz muito bem. Deixe de lado o comodismo e dedique um tempo para servir em nome do bem maior, quem mais ganha somos nós mesmos.

terça-feira, 17 de junho de 2025

E nas ondas do mar... Tudo me lembra o criador

                   

                   Onda após onda, a vida continua seguindo... 
                   É tudo oceano, e faz parte do todo.
                   Praias, surfistas, golfinhos, tudo é parte d'Ele.
                  
                   Há ondas de todos os tipos, grandes, pequenas e suaves...
                   Há também maremotos ocasionais e baías tranquilas...
                   Homens, navios e pescadores... Tudo é parte d'Ele.
   
                   Onda após onda, cada coisa tem seu momento.
                   No fluxo e refluxo das mares, cada ser aprende o que é preciso.
                   Seres celestes, ou das profundezas abissais, tudo é onda d'Ele.
    
                   Onda após onda, na terra ou no astral, a vida segue...
                   E para quem sabe ver com o coração, tudo é lição.
                   Na infinita tapeçaria sideral, homens e estrelas, tudo é onda d'Ele.
 
                   Tudo passa, tudo muda. As ondas vão e vêm.
                   É preciso navegar pela vida com sabedoria e equilíbrio.
                   O que vale é a lição, que também é onda d'Ele.

                    Onda após onda, vale apena viver.
                    Há dias ensolaradas, e outros chuvosos, e a vida segue.
                    Sol e chuva, homem e mulher, estrela e chão, tudo é onda d'Ele.
   
                    Chão de estrelas, céu de espíritos, a vida segue.
                    Chá gelado ou café quentinho, na terra e no além, sempre há vida.
                    Escritor e leitor, no eterno livro da vida, tudo é onda d'Ele.
                    Tudo é Ele, tudo é Ele, tudo é Ele....
  
      Poesia recebida de um espírito amigo.Que possamos compreender a beleza do universo que nos cerca, valorizando as coisas boas e aprendendo o que precisa ser modificado. Ele fez tudo por nós. Não importa se Ele é Deus, uma Divindade, uma Essência, o importante é que alguém fez um mundo para vivermos.

quinta-feira, 12 de junho de 2025

E no meio da solidão...

               ''Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me siga''. Jesus Cristo.
               Por vezes em nossas vidas, por causa dos acontecimentos diários, pelo trabalho, pelos amigos, pela família, é comum sentirmos uma certa solidão, podemos nos sentir realmente sós. Um forte desanimo bate a nossa porta, o que devo fazer? Será que estou no caminho certo?
               Tenho certeza que tanto você como eu já passamos por esses momentos, afinal estarmos vivendo no planeta terra e não é uma missão fácil. Possuímos o conhecimento da imortalidade da alma, mas isso não nos impede de nos sentirmos sós e muitas vezes desamparados.
               Sabemos que a vida continua, que Deus existe, que nada se perde. Sabemos que somo seres em evolução, estamos experenciando lições e provações. Nesses momentos difíceis precisamos parar, acalmar a mente e orar por proteção e discernimento, pois um passo em falso pode atravancar nossa encarnação.
               Se por motivos que nem sempre importam, cometemos certos erros, precisamos aceitar e modificar nossa caminhada, pois se até o mestre Jesus foi combatido e ignorado, nós não podemos desanimar, precisamos persistir na reforma intima e seguir em frente.
               Que possamos buscar o equilíbrio, a fé e a vontade de seguir adiante, mesmo que ninguém nos diga isso, afinal não estamos sós. Existe uma multidão de espíritos tentando nos ajudar, o problema é que nem sempre estamos abertos para ouvi-los.
                Quando conseguimos aquietar a mente e o coração é muito mais fácil ouvir as intuições e as preciosas lições que os bons espíritos nos dão. Jamais se esqueça que a oração é um ato importante para se manter o equilíbrio. Ela é o elo entre você e o plano espiritual.
           
    Trabalhar no bem é outra dica valiosa para não pensar nos dissabores da vida, quando fazemos algum trabalho voluntário, deixamos de lado nossa dor e focamos em ajudar o outro, isso faz com que nossa energia se transforme e nos dá paz de espírito, sem falar que percebemos que não somos os únicos a sofrer.
                Nossos problemas e certos atrapalhos só acontecem para que possamos olhar para dentro, essas dificuldades mesmo quando não parecem, são passageiras, são instrumentos para nossa revolução interior. Lembre-se que estamos aqui, mas somos espíritos imortais estagiando temporariamente no planeta terra.
                Nos momentos de solidão, aquiete seu coração, ore fervorosamente pedindo por ajuda e conselhos. Crie o hábito de meditar, pois ao tranquilizar corpo e mente fica mais fácil ver a luz no fim do túnel. Você é muito mais do que esses momentos de dificuldade, você é luz, é essência divina habitando um corpo físico. Tenha fé, tudo logo se resolve.

terça-feira, 3 de junho de 2025

A sabedoria é algo que se aprende

                             Ninguém nasceu sábio, diz o provérbio, e isso é real. Todos os humanos que nascem no mundo terrestre tem por objetivo aprenderem, se esse é o objetivo, não nascemos sábios. Até o mestre Jesus enquanto criança não era reconhecido como sábio. Diz o evangelista: ''Jesus crescia em sabedoria e idade'', portanto a sabedoria foi manifestando-se nele, gradualmente. Ainda depois de haver sido batizado no Jordão, teve que combater as tentações, personificadas por satanás.
                         O mesmo correu com Buda, quanto tempo ele precisou para descobrir a fonte da sabedoria? Ele cujo o próprio nome significa sábio ou iluminado. Não foi no esplêndido palácio real, não foi entre pompa e circunstâncias, mas se isolando e meditando. Os grandes avatares do nosso tempo precisaram se isolar por momentos para se conectarem a essência divina, porque para nós meros humanos seria diferente?
                        O Cristo nos trouxe a resignação, a caridade, o fazer o bem sem esperar nada em troca, e mesmo já tendo se passados dois mil anos, ainda estamos tentando compreender o que ele nos ensinou. Por que é tão difícil pôr em pratica esses ensinamentos?
                        Cada alma tem um projeto pessoal, um determinado caminho que deve ser seguido, mas não precisa faze-lo somente numa encarnação, é na continuidade que evoluímos e aprendemos a desenvolver nossa razão, focados no equilíbrio. Algumas pessoas passam por diversas vidas para conseguirem desenvolver a razão e a emoção, as duas juntas são partes do equilíbrio que tanto almejamos.
                        Alguns chamam de lei do carma, outros de lei de causa e efeito, mas algo é certo, precisamos entender como as engrenagens da vida funcionam, nada acontece sem um motivo ou programação, tudo o que fiz, seja certo ou errado, um dia terei que prestar contas, ou como nos diz o ditado popular ''o plantio é livre, mas a colheita é obrigatória''.
                       Ao entendermos a lei de causa e efeito desenvolveremos a razão, daí adentramos ao caminho da emoção, pois uma razão em equilíbrio abre as portas para trabalharmos nossos sentimentos, nossas emoções; e o ciclo da vida se fecha, ampliando nossos aprendizados e trazendo paz e harmonia para nossa vida. 
                       Por enquanto nosso foco ainda é nos bens materiais, mas chegará o dia em que deixaremos a sabedoria tomar conta de nossa trajetória, pois a cada nova encarnação aprendemos um pouquinho, valorizamos determinadas situações e pessoas, até conseguirmos adquirir confiança em nós e colocarmos em pratica nossas intuições, a partir disso seremos sábios e abertos para o novo.
                       Aproveite essa oportunidade de mudança, estude, experimente coisas novas, busque o conhecimento, ele está em todos os lugares e em todas as pessoas que nos cercam. Adentre ao mundo do autoconhecimento, faça terapia para entender o que precisa ser mudando em você, ame-se, valorize-se, seja sua melhor versão a cada dia.