Falar de fé e curas no meio espiritualista é mais fácil do que falar com pessoas materialistas, antes de escrever sobre este assunto é preciso entender as doenças, precisamos separa-las em dois tópicos, o primeiro a doença na combinação reencarnatória, são doenças que nossos mentores colocam em provação para nós.
Antes da gente reencarnar, é feito no plano espiritual um projeto reencarnatório, onde serão definidas algumas metas que devemos concluir. Desde nosso biótipo, como cor dos olhos, altura, família que iremos reencarnar, cor de cabelo, a situação de cada órgão e certas doenças para mudarmos a forma como vemos e interagimos com o mundo.
No capítulo quatro do livro No Mundo Maior, André Luiz explica que o corpo humano sutil se submete às leis de recapitulação, como hereditariedade e desenvolvimento fisiológico, em conformidade com o mérito e demérito trazido e a missão a ser realizada. A química fisiológica e espiritual é consequência dos atos do espírito. Se por exemplo o espírito assume o compromisso de ser portador de uma doença como o diabetes tipo 1, ele terá que ter condutas diárias específicas, como dieta, exercícios físicos, uso de insulina, frequentes exames laboratoriais, visitas periódicas a médicos.
Com tudo isso ele precisará de muita disciplina e cuidados especiais com o corpo. É importante ressaltar que o espírito não busca a doença ou o sofrimento como opção de vida, mas sim uma forma de crescimento espiritual. A doença reencarnatória é uma forma de aliviar os erros do passado e desenvolvermos amorosidade com nosso corpo e com a vida.
O segundo tipo de doença está associado com a forma como cuidamos de nosso corpo, por exemplo a ingestão de drogas licitas ou ilícitas, os excesso alimentares, a falta de zelo corporal e até a falta de higiene com tudo o que nos cerca.
Eliminando o fator doença, pois se estamos passando por essa situação, ou nós criamos com a nossa falta de cuidado ou recebemos a missão de conviver com a doença como melhora reencarnatória, para adentrarmos a fé, precisamos entender que a fé é algo muito particular, algumas pessoas possuem uma fé inabalável, outras nem tanto, mas ela é um estado do espírito ou da alma.
A fé precisa ser desenvolvida, uma forma é pela incessante busca por respostas, seja para confirmar ou negar que existe algo muito maior do que nós, que existe uma outra vida além dessa vida física. É preciso associar a fé a razão, partindo do princípio que o aprendizado espiritual ocorre através do estudo e prática, não existe uma cura mágica e muito menos um aprendizado que acontece da noite para o dia.
Emmanuel no livro O Consolador nos diz: ''A fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer: ''eu creio'', mas afirmar: ''eu sei'', com todos os valores da razão tocados pela luz dos sentimentos''.
Uma das formas de praticar a fé é através da prece, que também, é um meio para acalçar a cura. Contudo não é caminho fácil, pois grande parte das pessoas tem o hábito de fazer a prece de forma mecânica. A prece é a grande oportunidade de conexão com a espiritualidade, mas para que isso ocorra é necessário que seja resultado da vontade e do pensamento.
A verdadeira prece pode levar à cura. Entretanto é preciso ressaltar que não existe milagres. No livro A Gênese é explicado que fenômenos sobrenaturais são apenas fenômenos ligados à existência dos espíritos e à sua consequente intervenção no mundo material. Então, se conclui que o princípio espiritual e o princípio material possuem uma grande afinidade, visto que eles reagem incessantemente um sobre o outro. A ação simultânea que existe entre os dois princípios tem como resultado o movimento e a harmonia do conjunto. Dessa forma, é possível dizer que a espiritualidade e a materialidade são duas partes de um mesmo todo, visto que tanto uma como a outra são naturais.
A fé pode trazer o entendimento das dificuldades espirituais propostas, pode ser a força para a cura espiritual. A cura ou expurgo de uma doença espiritual, de um vício, de uma conduta errada, que não seria possível com uma boa saúde.
Uma pessoa que desenvolveu a fé raciocinada, possui uma grande força de vontade, essa pessoa ora com sinceridade para alcançar, conforme seu merecimento, a cura física, por beneficência da espiritualidade. Porém quando uma cura não é alcançada, não há motivo para perder a fé. A ausência de cura de certa doença, pode ser a verdadeira cura para o espírito, Há males que vem para o nosso bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário