quarta-feira, 30 de abril de 2025

A pior mentira é a que contamos para nós mesmos

                 Quando Jesus disse que a verdade liberta a alma, ali começou a destruição da mentira. A mentira maior acontece quando mentimos para nós mesmos, ao alimentarmos os vícios, estamos nos enganando. Quando negamos o progresso de nossos irmãos, estamos ludibriando a nós mesmos achando que somos melhores. 
                Quando damos vazão a alimentação desregrada, pagamos caro com a manifestação da doença. Quando mentimos para nós mesmos, estamos cavando gradativamente nosso própria sepultura, muito antes do tempo marcado.
                 Devemos direcionar a nossa vida sob os ensinos do Cristo, ou seja, pelo caminho do bem, somente o bem poderá nos salvar do sofrimento. O equilíbrio faz parte de nosso aprendizado, assim como a paz de espírito. Alguns já nascem com esse princípio gravado em sua mente espiritual, mas a maioria de nós ainda precisa de um modelo a ser seguido. O vigiar e orar que Jesus nos ensinou nos dá segurança contra as posturas erradas e dessa forma teremos certeza que a cada passo dado rumo ao equilíbrio é um passo a menos de tristeza.
                Precisamos organizar nossos pensamentos, adquirindo cuidado na formação das ideias, para que elas não nos carreguem ao caminho da dor e do erro. Caminho esse fácil de seguir, afinal por muitas vezes nos deparamos com situações em que precisamos refletir e perceber nas entrelinhas que nem tudo é o parece ser.
                A partir do momento que decidirmos não mentir para nós mesmos, desenvolveremos retidão de vida, ou seja, aprenderemos a ver tudo com os olhos da razão, focando em nosso equilíbrio e bem estar. Você já chegou a essa conclusão?
                O homem cheio de mentiras nos seus ideais de vida é sempre infeliz por onde passa, sendo capaz de semear discórdia por todo o seu caminho. Tudo o que fazemos mal feito é o começo da fraude, uma nova semente de mentira. Necessário se faz que compreendamos que cedo ou tarde responderemos por essas ideias semeadas, porque colheremos os frutos desastrosos.
                Quando julgarmos alguém, mesmo que esse alguém esteja errado segundo o nosso conceito, sempre acrescentamos algo maldoso de nossa parte, que pode avolumar e voltar em nossa direção, assim como a água dos rios que corre para o mar. Se não mentes para si mesmo, nunca mentirás para os outros. A harmonia de dentro ilumina por fora, e se conhecemos a árvore pelos frutos, conhecemos as almas pela vida que levam, pelos seus pensamentos, palavras e ações.
                  A ilusão desarticula todas as possibilidades do que ela se faz instrumento, assim como também podemos ser pessoas melhores se deixarmos de lado o egoísmo. Quando observamos a vida dos sábios, percebemos que eles conversam pouco, mas quando falam é sempre uma verdade que educa, que instrui e ainda liberta quem se interessa por ela.
                  Todo mentiroso atrofia seus valores espirituais, sendo desvalorizado junto aos seus companheiros, todas as notícias, tanto do bem como do mal, correm o mundo das pessoas e das energias, e sempre voltarão potencializadas para nós mesmos.
                  O mentiroso é um infeliz, porque nem ele mesmo acredita nele, quanto mais os outros que o ouvem, mas como tudo pode ser consertado, quem deseja melhorar-se, pode começar agora mesmo com a ponderação, porque o acostumado à impostura, vive dentro dela e os anos a fazem solidificar-se, sempre condicionando vibrações negativas, que somente o tempo, envolvido com a verdade pode desarticular, modelando o bem no caminho da verdade. Tudo pode ser mudado o tempo todo, é só querermos.
                  Procura pela sua essência, busque o bem que habita em você, pois as intenções quando sérias, possibilitarão a sua mudança, pelos meios que a tua evolução comportar, dessa maneira poderá aprender a falar, pensar e viver da forma certa e equilibrada. Não tenhas medo de enfrentar o monstro que ainda habita o seu ser, que te ronda, te vigia por trás das aparências, somente você tem o poder de fazer coisas novas.
                  A harmonia e o equilíbrio de dentro sempre ilumina por fora, sejamos essa luz a iluminar nossas vidas, nosso pensamentos, nossas ações.

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Mensagem de bom ânimo

              A estrada do infinito começa em você mesmo...
             Quando a luz ilumina sua jornada.
             Muitos sois ardem na tapeçaria infinita do cosmos.                 
             Tudo pode mudar a qualquer momento.
             Você também faz parte disso, mesmo que não saiba.
             Jesus também falava sobre isso, e os olhos dele brilhavam muito.                
             Porque ele via a majestade do pai em tudo.
             Então, faça os seus olhos brilharem também.
             Não pense nas grandes distâncias entre os astros.
             Pense na herança divina que você carrega em seu coração.
             O incomensurável também habita a menor partícula.
             O profundo sussurra o vento do espírito por onde ele quer.
              Ele sopra a inspiração que faz ver além da linha do horizonte.
              É ele que varre as cinzas dos seus próprios mortos, muito mais do que você supõe.
              O incognoscível viaja invisivelmente em suas aspirações e sonhos.
              Você imagina que pode amar sem o amor d'Ele interpenetrando o seu coração?
              Jesus ensinava sobre a profundidade deste amor, do qual ele era a expressão viva.
              Ele mesmo se emocionava ao falar sobre isso e seu olhar era ardente.
              E, assim, ele queimava a sarça da ignorância do mundo, enquanto amava a todos.
              Ah, quando abraçava alguém, ele estava abraçando a tudo.
              As estrelas rodopiavam em volta dele e dissolviam antigos males dos homens.
              Os espíritos trevosos que se aproximavam, quedavam em sua aura admirados.
              E ele novamente falava do poder celestial em ação.
              Então, seja você mesmo esse caminho para o infinito... como Jesus dizia.
              Caminhe sobre as águas de si mesmo, com as estrelas rodopiando à sua volta.
              Você faz parte da vastidão universal e isso precisa ficar claro em seu passos.
               Reafirme a luz em tudo o que você fizer e jamais traia sua trilha ascensional.
               As coisas do mundo tem seus altos e baixos, mas que você não se iluda com isso.
               Porque, quando você se permite pensar no eterno, as estrelas sabem.
               Então, elas vêm e dançam em torno, como Jesus preconizava.
               Quando você ora, quais são suas aspirações?
               Pondere sobre isso, com real valor, pois, essa riqueza não tem paralelos.
               O valor da consciência a traça não rói e o que está no alto não se desgasta.
               Transforme-se em betume derretido na fogueira do discernimento.
               Ah, que o seu coração se derreta no fogo do amor mais lindo de todos.
               Que você vença a si mesmo e se admire com as estrelas dançarinas.
                E que seu olhar seja ardente, igual o olhar de Jesus.
  
    Mensagem recebido de um amigo espiritual.
   Que possamos aprender um pouquinho a cada dia para que possamos seguir os passos do Mestre Jesus, em paciência, bondade e serenidade.

terça-feira, 8 de abril de 2025

Despertar espiritual

                  Para quem vive no planeta terra e busca evoluir, sabe que esse é um processo continuo e gradual de aprimoramento moral e intelectual da alma, que só ocorre através das sucessivas reencarnações. Para nós espiritualistas, possuímos a certeza de que ao nascermos passamos por diversas experiências rumo a nossa transformação, buscamos alcançar um estado maior de sabedoria, bondade e compressão.
                Esse processo de mudanças internas não ocorre de uma hora para outra ou de forma instantânea como muitos acreditam, mas sim, ao longo de muitas encarnações,  é dessa forma que acontece o despertar da alma, coisa fundamental e necessária para nosso crescimento. Estamos aqui, mas não somos deste tempo e lugar.
                 Em várias doutrinas espiritualistas, sabemos que a evolução espiritual é o motivo central para nossas encarnações, isso deixa claro que a vida não é apenas uma experiência material, mas sim uma oportunidade para a alma de se aperfeiçoar. O objetivo é alcançarmos a perfeição, que se traduz na superação dos vícios, na pratica do bem, na busca pela verdade, no desenvolvimento de virtudes como o amor, a humildade e a paciência, afim de alcançarmos nossos reais objetivos.
                   Deus em sua essência é uma consciência infinita e pura, que se manifesta no universo e nas diversas formas de vida. A evolução de nossa consciência segue esse processo, passando por diversos estágios de manifestação, desde os mais simples até os mais complexos. A consciência humana segue uma etapa de grande potencialidade evolutiva. 
                   Somos seres espirituais vivendo uma experiência humana e nossa maior missão aqui na terra é o aperfeiçoamento moral, emocional e espiritual. A vida é muito mais do que nascer e viver consecutivamente, é uma mudança diária em nossa mente e espírito.
                   Ao longo da jornada evolutiva, a consciência se desenvolve e individualiza, passando por diversos estágios de complexidade. A consciência humana é o estágio mais avançado do espírito, onde começamos a ter um sentido de auto percepção e auto consciência.
                   A verdadeira evolução espiritual da consciência humana não é meramente emocional e intelectual, mas moral e espiritual. A ascensão para um estado mais evoluído de consciência está intimamente ligado à vivência do amor. No pensamento espírita, a mensagem central do Cristo, que é o amor incondicional, resume o objetivo final da evolução humana: viver de maneira altruísta, sem egoísmo, sem rancor e sem inveja. Esse amor não é um simples sentimento de afeição, mas uma força transformadora que guia a humanidade em seu retorno de encontro a Deus ou ao poder supremo.
                 A moralidade do espírito é o aspecto mais importante de sua evolução. A partir de suas experiências, o espírito vai aprendendo a diferenciar o certo do errado, o bem do mal. Incialmente ele age de acordo com suas inclinações egoísticas, mas com o tempo ao passar por dificuldades e aprender com elas, ele vai aprimorando suas virtudes: amor ao próximo, compaixão, humildade, perdão, paciência, etc.
                  Logo, a evolução moral dos espíritos se dá pela superação da ignorância, não pela prática do mal. No inicio de sua existência, os espíritos são simples e ignorantes, ou seja, carecem de conhecimento sobre as leis divinas, sobre o que é o bem e o mal. Eles não tem plena compreensão do que é certo ou errado, do que causa sofrimento ou felicidade, e é esse estado de ignorância que caracteriza o inicio de sua jornada evolutiva.
                  Portanto, podemos perceber que nós já estamos evoluindo, um pouco a cada vida, pois ainda possuímos a ignorância espiritual e emocional, adquirimos certo conhecimento e tecnologia, mas ainda é só o começo de nossa evolução. Aproveite essa vida para ser uma pessoa melhor, ajude os outros e se ajude nessa linda e abençoada evolução espiritual.