terça-feira, 8 de abril de 2025

Despertar espiritual

                  Para quem vive no planeta terra e busca evoluir, sabe que esse é um processo continuo e gradual de aprimoramento moral e intelectual da alma, que só ocorre através das sucessivas reencarnações. Para nós espiritualistas possuímos a certeza de que ao nascermos, passamos por diversas experiências rumo a nossa transformação, buscamos alcançar um estado maior de sabedoria, bondade e compressão.
                Esse processo de mudanças internas não ocorre de uma hora para outra ou de forma instantânea como muitos acreditam, mas sim ao longo de muitas encarnações é que acontece o despertar da alma, coisa fundamental e necessário para nosso crescimento. Estamos aqui, mas não somos deste tempo e lugar.
                 Em várias doutrinas espiritualistas, sabemos que a evolução espiritual é o motivo central para nossas encarnações, isso reflete que a vida não é apenas uma experiência material, mas sim uma oportunidade para a alma de se aperfeiçoar. O objetivo é alcançarmos a perfeição, que se traduz na superação dos vícios, na pratica do bem, na busca pela verdade, no desenvolvimento de virtudes como o amor, a humildade e a paciência, afim de alcançarmos nossos reais objetivos.
                   Deus em sua essência é uma consciência infinita e pura, que se manifesta no universo e nas diversas formas de vida. A evolução de nossa consciência segue esse processo, passando por diversos estágios de manifestação, desde os mais simples até os mais complexos. A consciência humana segue uma etapa de grande potencialidade evolutiva. 
                   Somos seres espirituais vivendo uma experiência humana e nossa maior missão aqui na terra é o aperfeiçoamento moral, emocional e espiritual. A vida é muito mais do que nascer e viver consecutivamente, é uma mudança diária em nossa mente e espírito.
                   Ao longo da jornada evolutiva, a consciência se desenvolve e individualiza, passando por diversos estágios de complexidade. A consciência humana é o estágio mais avançado do espírito, onde começamos a ter um sentido de auto percepção e auto consciência.
                   A verdadeira evolução espiritual da consciência humana não é meramente emocional e intelectual, mas moral e espiritual. A ascensão para um estado mais evoluído de consciência está intimamente ligado à vivência do amor. No pensamento espírita, a mensagem central do Cristo, que é o amor incondicional, resume o objetivo final da evolução humana: viver de maneira altruísta, sem egoísmo, sem rancor e sem inveja. Esse amor não é um simples sentimento de afeição,mas uma força transformadora que guia a humanidade em seu retorno de encontro a Deus ou ao poder supremo.
                 A moralidade do espírito é o aspecto mais importante de sua evolução. A partir de suas experiências, o espírito vai aprendendo a diferenciar o certo do errado, o bem do mal. Incialmente ele age de acordo com suas inclinações egoísticas, mas com o tempo ao passar por dificuldades e aprender com elas, ele vai aprimorando suas virtudes: amor ao próximo, compaixão, humildade, perdão, paciência, etc.
                  Logo, a evolução moral dos espíritos se dá pela superação da ignorância, não pela prática do mal. No inicio de sua existência, os espíritos são simples e ignorantes, ou seja, carecem de conhecimento sobre as leis divinas, sobre o que é o bem e o mal. Eles não tem plena compreensão do que é certo ou errado, do que causa sofrimento ou felicidade, e é esse estado de ignorância que caracteriza o inicio de sua jornada evolutiva.
                  Portanto, podemos perceber que nós já estamos evoluindo, um pouco a cada vida, pois ainda possuímos a ignorância espiritual e emocional, adquirimos certo conhecimento e tecnologia, mas ainda é só o começo de nossa evolução. Aproveite essa vida para ser uma pessoa melhor, ajude os outros e se ajude nessa linda e abençoada evolução espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário