''Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontram.'' Mateus 7:13-14
Encontraremos na vida, muitas portas que conduzem a diferentes caminhos, as portas largas, que se abrem para as estradas das perturbações, desarmonias e degradações; e as portas estreitas, que mostram o caminho da renúncia aos valores transitórios e às ilusões da matéria, apontando a direção da evolução moral e espiritual.
A porta estreita, que abre para o caminho apertado, exige esforços sobre si mesmo para transpor e vencer as más tendências. Poucos são os que desejam realmente abri-la, pois ao adentrarem a este caminho, não conseguiram continuar no erro que é tão cômodo. Feliz daquele que é ignorante, pois nada lhe será cobrado. Junto com o conhecimento vem a auto cobrança.
Os que abrem a porta estreita e seguem o seu caminho são aqueles que trabalham, praticam o amor, a caridade, a humildade, a tolerância, o desinteresse, a dedicação para com todos, cumprindo suas provas de forma calma e com confiança, resistindo aos maus instintos, às tendências más, através de sucessivas encarnações, rumo a purificação e progresso do espírito.
A porta larga nos conduz a perdição, as ilusões, as facilidades e paixões transitórias. É a porta do egoísmo, da soberba, do orgulho, da ambição, da avareza, da preguiça, da inveja, do materialismo, da incredulidade, da intolerância, do fanatismo, de que o mundo está repleto.
Muitos são os que por essa porta passam e dela não querem sair, pois o fácil nos entorpece os sentidos. Essa porta é larga e espaçosa, nos faculta uma série de atrativos, adormecendo, aniquilando e adoecendo nosso espírito. Tudo na vida tem um preço, e as escolhas tem consequências.
Jesus nos trás a personificação da porta estreita quando nos disse: ''Eu sou a porta, se alguém entrar por mim, salvar-se-á.'' A compreensão dessa frase é buscar o melhor caminho, o da salvação de nossa alma, ou seja, a vida eterna.
As palavras do Cristo são para buscarmos a vida eterna, trilharmos o caminho da luz, buscando esperança e discernimento em nossas escolhas, sustentando nossa fé e confiança na justiça, na bondade e na misericórdia divina. A porta por vezes é larga, noutras é estreita, mas cabe a cada um de nós irmos na melhor direção que é o aprendizado interior e a mudança vibratória, estamos humanos, mas somos espíritos milenares rumo a angelitude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário