terça-feira, 23 de setembro de 2025

Compreensão profunda da fé

                     Quem é espiritualizado tem uma compreensão diferente da fé, o espiritismo permitiu que eu conseguisse desenvolver uma compreensão mais racional e lógica sobre a fé. Diferente de uma fé cega, baseada apenas na aceitação de dogmas, o espiritismo codificado por Allan Kardec, defende uma fé raciocinada, ou seja, uma fé que se apoia na razão, na observação e coerência com os ensinamentos morais de Jesus.
                     A fé é um sentimento inato dos seus destinos futuros, é a consciência das grandes faculdades depositadas em germe no seu interior, a desabrochar e crescer pela ação da vontade. A fé raciocinada não rejeita a razão. Fundamenta-se na verdade, não compactuando com a mentira e diverge na fé cega que tudo aceita. (Freire, 2021)
                     Fé não é só acreditar em Deus, é uma força viva e transformadora que nos impulsiona a mover montanhas e nos dá coragem de sempre seguir em frente. No evangelho segundo o espiritismo, capitulo 19 encontramos: ''Pode a fé ser raciocinada ou cega. Nada examinando, a fé cega aceita sem verificação, assim o verdadeiro como o falso e a cada passo se choca com a evidência e razão. Levada ao excesso produz o fanatismo. Já a fé raciocinada, se apoia sobre os fatos e a lógica''.
                      A fé inabalável segundo o espiritismo, não é ausência de dúvidas momentâneas, nem negação da dor. É antes, a capacidade de manter a confiança no bem maior, mesmo quando tudo em nossa volta parece desabar.  Ela não se desespera diante das provas da vida, porque compreende que tudo tem um sentido e um tempo certo no plano divino.
                       A fé é a força que nos move, a luz que inspira e poder que nos capacita a tornar possível o que, aos olhos da dúvida, parece inalcançável. Ao colocarmos a fé em prática, tudo começa a fluir conforme deve ser, precisamos entender que não temos controle sobre tudo o que nos acontece, mas a fé nos ajuda a receber as dádivas com calma e serenidade.
                       É preciso cultivar em nossos corações uma fé serena, que não se abala diante dos desafios, nem recusa diante dos obstáculos que a vida nos apresenta. A fé raciocinada é aquela que caminha lado a lado com a razão, uma fé que busca compreender, que se aprofunda no saber, que questiona, que reflete e se fortalece no entendimento.
                       No espiritismo aprendemos que a fé não deve ser imposta, mas construída pelo entendimento. Através do estudo das leis espirituais, da reencarnação, da evolução moral e da comunicabilidade dos espíritos, o individuo começa a compreender os porquês da vida, e essa compreensão fortalece a fé.
                       Como fortalecer nossa fé: com esforço, estudo, reflexão e prática diária. Reserve um tempo para a prece sincera. Busque luz nas obras espiritas e espiritualistas. Reflita com o coração aberto sobre os ensinamentos e permita que eles floresçam em sua vida. Viva a caridade com gestos simples e cultive o amor ao próximo caminho de transformação e fortalecimento de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário