terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Será que sou influenciado pelo meio, pelas pessoas e pelos espíritos?

                  A doutrina espírita nos esclarece que somos influenciados o tempo todo, afinal somos energias e absorvemos tudo que estiver na mesma vibração dos nossos pensamentos e atitudes. No livro dos espíritos na questão 459, Kardec questiona: ''os espíritos influem sobre os nossos pensamentos e nossas ações?'' A resposta foi a seguinte: ''muito mais do que imaginais, influem a tal ponto que, de ordinário, são eles que vos dirigem''. 
               Mas como essa influência se manifesta? E como podemos discernir dessas influencias? Como saber se elas são positivas e instrutivas?
               Os espíritos assim como as pessoas que nos rodeiam poderão nos influenciar conforme nossa vibração, os pensamentos atraem outros que estejam na mesma sintonia. Se cultivarmos pensamentos, emoções e ações elevados, receberemos influência nessa vibração, mas o contrário também ocorre, pois o mundo, seja ele físico ou espiritual, está cheio de energias boas e ruins.
                A inspiração e intuição é uma das formas de prestarmos atenção ao que nos cerca. Muitas vezes boas ideias e soluções inesperadas surgem do nada em nossa mente. Na verdade não é do nada. Esses pensamentos podem ser fruto de inspiração de algum bem feitor espiritual, pois eles estão sempre dispostos a nos ajudar, o grande problema é que nem sempre conseguimos ouvir.     
                As emoções podem nos influenciar também. Se nos encontrarmos tomados por um sentimento de angústia sem um motivo aparente, pode ser que estejamos absorvendo a energia de pessoas ou espíritos perturbados. Isso também se aplica a sentimentos súbitos de paz e serenidade, que podem ser resultado da presença de espíritos protetores.
                 Os espíritos podem sugerir mentalmente, tanto positivamente como negativamente. Assim como as pessoas que nos rodeiam, tente ficar perto de alguém que só reclama para ver como você vai ficar mal humorado. Uma ideia negativa persistente como vingança ou desanimo, pode ser induzida e nós só vamos absorver, caso estejamos na mesma vibração, portanto é importante cuidarmos da nossa energia e vibração. 
                   Apesar das influencias que nos cercam, somos totalmente responsáveis por nossas escolhas. O livre arbítrio nos permite aceitar ou rejeitar as sugestões, sejam elas quais forem, dependendo de nosso discernimento e força moral. A prece a vigilância e o estudo nos ajudam a identificar e repelir influências ruins, fortalecendo nossa sintonia com as boas energias.
                  A mudança de vibração começa com nós mesmos, cultivando bons pensamentos, orando e vigiando nossa mente, praticando a caridade e fazendo o bem, cuidando do autoconhecimento e da reforma íntima, dessa forma estaremos criando uma proteção ao nosso redor, fazendo com que somente boas influencias cheguem até nós. Você é responsável pelo seu bem estar. Cuide-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário