segunda-feira, 17 de junho de 2019

Espíritas e espiritismo

          Muitas pessoas que se dizem espíritas, frequentam casas espíritas, mas seu intuito não é estudar, escutar uma boa palestra ou se dedicar a caridade. Alguns querem cumprir com sua obrigação de cristão, comparecem a reuniões, tomam passes, dizem ler livros, mas infelizmente não guardam ou aprendem uma só lição. Parece que seu corpo vai para casa espírita, mas sua alma ficou em casa dormindo.
          Tem espíritas que dormem em palestras e dizem estar desdobrados, trabalhando no plano espiritual. São os mais fáceis de enganar, acreditam em qualquer coisa que vier da espiritualidade ou do médium, e nunca vão pesquisar para ver se está certo ou errado.
          Há os que procuram por ajuda ou respostas, mas só aceitam as condizentes com sua percepção. Se revoltam se as coisas não acontecem da forma que escolheram, não aceitam uma resposta da doutrina, mas sim a que mais lhe agrada.
          Há os pseudo espíritas que só ouvem palestras, não praticam a mudança interna e nada que a doutrina pregue, sabem tudo sem vivenciar nada, afinal do ''seu jeito'' é mais fácil e correto. Quanta presunção.
          Tenho visto casas espíritas em que existe um dono, só ele sabe o que é certo, dita as regras e exige que todos as sigam, mas estudar a doutrina espírita nem pensar. O que uma pessoa dessas espera do futuro no mundo espiritual?
           Há médiuns que não querem estudar, só dar passividade a qualquer espírito. Para podermos ajudar os espíritos primeiro precisamos nos ajudar, estudando e nos melhorando. Ajudar é ótimo mas é preciso saber ajudar, somente o estudo e perseverar no bem nos ensina a sermos pessoas melhores e aptas a ajudar.
           Observo competição dentro das instituições religiosas, há os que querem ser sempre os melhores, estar no meio de qualquer projeto, mas esquecem que o principal projeto é aprendermos a amar, aceitarmos nossa família e respeitarmos nossas aptidões e deficiências, ninguém nasce perfeito e sabendo tudo.
           Eu poderia ficar um dia todo escrevendo os exemplos do que não é ser espírita, mas isso não ajudaria ninguém, o que falta dentro das casas espíritas é compreensão, caridade e amor.
          Compreensão para os que pensam diferente, aceitando as diferenças e aprendendo a conviver de forma tranquila. Caridade em primeiro lugar com a gente, afinal temos muito o que aprender, muitas coisas para vivenciar, aprender e mudar se necessário for, mas principalmente temos que aprender a amar.
          Amar as pessoas como Jesus amava, sem questionar qual a melhor forma ou modelo de vida, sem melindres com quem está por perto, sem medo de errar ou acertar, somos espíritos vivendo uma experiência humana e física.
          Bom senso e perseverança é a melhor maneira de convivermos em paz. O amor e a caridade como aprendizado e modelo de vida, somente assim seremos espíritas e pessoas melhores a cada reencarnação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário