segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Excesso de informação pode nos fazer mal

            O maior paradoxo da atualidade é que vivemos em um mundo inundado de informações, mas sedento de conhecimento emocional. Esta afirmação é dos estudiosos do comportamento humano, nunca em toda história da humanidade ocorreram tantos problemas de relacionamento e emocionais, vivemos em um mundo avançado tecnologicamente e intelectualmente, mas moralmente e emocionalmente ainda temos muito o que aprender.
            O mundo é movido a velocidade, tudo é muito rápido e na grande maioria das vezes difícil de acompanhar. Alguns estudiosos e pesquisadores estão denominando uma nova síndrome para este comportamento, Síndrome do Excesso de Informação(SEI), que nos afugenta a uma correria desenfreada por buscas constantes e insatisfatórias de querer sempre mais, mais dinheiro, mas diversão, mais de tudo. É como se abrigássemos em nosso interior, um poço sem fundo, que nunca está satisfeito com as conquistas, é um querer em ser melhor e superior a todos.
           Queremos e desejamos cada vez mais, e o mundo está aparentemente disposto a nos oferecer tudo isso envolto a uma insanidade quase incontrolável de aparências e ilusões. Que doenças, síndromes e traumas esse tipo de vida pode desencadear em nossa mente, espírito e estado emocional?
            É necessário darmos uma pausa em nossa correria diária, no excesso de informação e olharmos para nosso íntimo, será que precisamos estar sempre tão atualizados assim? Precisamos de tempo ocioso para descansar nossa mente e conseguir acessar o conhecimento e a tranquilidade espiritual que vive dentro de nós.
            As religiões, doutrinas e seitas vieram para dar sentido a nossa vida, para deixarmos de lado um pouco o plano material e entrarmos em conexão com nossa espiritualidade. Todas falam de amor, Jesus nasceu entre nós para ensinar que o amor começa em nós e se amplia para todos ao redor. Quanto amor você sente? Quem está no topo da sua lista de sentimentos?
           Quando Jesus falou de amar os inimigos como a nós mesmos, Ele queria que aprendêssemos a amar, a perdoar a sermos pessoas melhores. O amor deve ser nossa principal necessidade de aprendizado, é ele que nos impulsiona a sermos melhores. Quanto tempo você está dedicando ao seu autoconhecimento, ao olhar para seu interior?
           A informação e o conhecimento são extremamente importantes para nosso crescimento evolucional, use-as a seu favor. É possível atravessar o mar de dificuldades com serenidade através da mudança e melhora emocional, crie o hábito de parar por alguns minutos de seu dia, respire, desligue todos os eletrônicos que estão ao seu redor, ouça as batidas do seu coração e o som de sua respiração, conecte-se com o ser imortal que vive dentro deste corpo orgânico. Assuma o controle de seus pensamentos, sentimentos e emoções, seja livre e feliz a partir de agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário