sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Buscando o equilíbrio emocional

         As doenças emocionais fazem parte das estatísticas na atualidade, estudos mostram que um grande número de pessoas sofre de algum distúrbio emocional, a depressão é a que está no topo dessa lista, seguida pela ansiedade e falta de motivos para viver. Os jovens são os que mais sofrem, afinal ainda não desenvolveram equilíbrio emocional suficiente para conseguir lidar com essas mudanças tão significativas.
         Os distúrbios emocionais são muito mais que tristezas, medos, inseguranças e falta de desejo pela vida, é deixar de sentir vontade de ser ou querer a felicidade, perder o prazer por tudo, não conseguir tomar decisões, perder a esperança, se afastar de tudo e todos, querer estar isolado para não precisar dar satisfação e muitas vezes tentar tirar a própria vida. O que faz um pessoa entrar nesse ciclo destrutivo?
          Enquanto a ciência e algumas terapias complementares pesquisam como libertar a humanidade dos distúrbios emocionais, existem algumas iniciativas que podem ser tomadas que nos ajudam a não cair no poço das desilusões. A primeira coisa que devemos fazer é mudar nossos pensamentos, troque o pessimismo e vitimismo por otimismo. Ninguém nasce pessimista, pensar de forma negativa é coisa que se aprende e pode ser esquecida. Apague de seu cérebro todo e qualquer pensamento negativo, crie o hábito de trocar as palavras ruins por boas.
           Quando algo sair errado, não se ache incompetente, pense que é um caso isolado e não generalizado. Reconheça e aceite que nem tudo é culpa sua, os outros também erram e prejudicam os que estão próximos. Lembre-se que tudo pode mudar a qualquer momento, amanhã será um novo dia cheio de novas oportunidades.
            As vezes o dia amanhece chuvoso, frio e escuro, mas como num passe de mágica as nuvens escuras mudam de lugar e o sol aparece brilhando intensamente, aquecendo tudo, secando as poças de água e tudo está belo outra vez, nós podemos ser o sol em nossa vida. Com a mudança de pensamentos criamos um mundo novo.
            A segunda mudança que precisamos fazer para nos mantermos bem é aprender a relaxar mais. Programe seu dia para ter momentos de descontração, leia bons livros ou artigos, respire ar puro, ouça músicas que acalmem o coração e os pensamentos. Saia para um passeio sem local definido, olhe as crianças brincando na praça.
            Deixe o sol acariciar seu rosto e o vento desarrumar seu cabelo, fique minutos olhando para o céu, para as plantas. Cheire as flores, corte a grama, apare as árvores, plante uma flor, sinta-se útil fazendo algo inesperado. Vá ao teatro, cinema e bate papo com amigos, diversifique suas formas de lazer, saia da monotonia.
            A terceira mudança de seu estado emocional é procurar por apoio, tire de sua mente o medo de psicólogo, psicanalista ou terapeutas. Eles estudam muito para poder nos ajudar e estão ali para nos ouvir e ajudar no que for necessário. Falar sobre seus sentimentos é muito importante para permanecer em equilíbrio.
            Procure por ajuda espiritual, vá a um templo religioso, se reconecte, encontre forças para levantar, aceite a mão amiga que está querendo te ajudar. Muitas vezes perdemos a oportunidade por medo de nos mostrarmos fracos, ninguém é forte o tempo todo, aceite isso e estará a um passo da melhora.
           A vida é preciosa demais para não ser vivida em sua totalidade. Produza coisas e pensamentos positivos, aceite que a felicidade é sua companheira. Ame-se acima de tudo, ame seu corpo, sua vida, sua família. A vida só faz sentido se tivermos amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário