terça-feira, 19 de setembro de 2023

Desastres naturais

                 Os desastres naturais como tsunamis, erupções vulcânicas, deslizamentos, terremotos, tornados, erosões, inundações entre muitos outros ocorrem quando os fenômenos naturais atingem áreas habitadas, causando danos e perdas para os seres humanos. Nos últimos anos é cada vez mais habitual ouvirmos notícias de desastres naturais em todas as partes do planeta terra, a natureza sente a agressão dos seres humanos e tenta se defender.
              ''É preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar, porque o que chamais destruição não passa de uma transformação, que tem por fim a renovação e melhoria dos seres vivos''. Livro dos espíritos
               A destruição serve didaticamente para a percepção das escolhas equivocadas dos indivíduos, é muito comum colocarmos nossas necessidades em primeiro lugar e esquecermos que o mundo não é só nosso, mas de todos que habitam o planeta. Como medida pedagógica para que o crescimento da humanidade, é preciso que ocorram destruições para acelerar o processo de evolução de cada ser vivo que vive na terra.
              O progresso ou evolução ocorre quando aprendemos a praticar valores morais como abnegação, respeito, compaixão, paciência, empatia, solidariedade, valorização da vida e do meio ambiente. É necessário muitas vezes passarmos por provações e dificuldades para que possamos ver o mundo e as pessoas com outros olhos.
               O universo ou Deus ou a essência superior renova os seres. Faz parte desta evolução as mudanças em que o planeta passa, assim como cada um de nós. A cada ser foi dado meios para progredir pelo conhecimento do bem e do mal, cabe a cada um de nós escolhermos o melhor caminho e a forma mais eficaz de evoluir.
                No livro A Gênese, capitulo III lemos sobre o bem e o mal: ''O homem limpa regiões insalubres, neutraliza os miasmas pestilentos, fertiliza terras não cultivadas, preserva-as de inundações, constroem-se casas mais saudáveis e mais fortes para suportar os ventos, tão necessários para a purificação da atmosfera e se protege do clima''. 
               ''Como o homem pode progredir, os males ao qual está exposto constituem um incentivo para o exercício de sua inteligência e de todas as suas faculdades físicas e morais, convidando-o a pesquisa de meios para evita-los. A dor é o aguilhão que empurra o homem a seguir adiante, no caminho do progresso''.
                Por pior que possam parecer, os desastres naturais estão em conformidade com nossa evolução, pois sem eles não desenvolveríamos certas aptidões que nos fazem mudar o rumo de nossa caminhada para conseguirmos identificar novos caminhos a serem seguidos. Tudo tem um propósito e um momento oportuno, por pior que possa parecer, sempre haverá um crescimento após uma destruição.
                Nós somos dotados de livre arbítrio, ou seja, possuímos a liberdade de escolha, o individuo é o construtor de seu próprio destino. Somos sempre autores de nossos
 sofrimentos ou de nossa felicidade. A paz é um sentimento que advém da mente calma e segura, de quem confia e aceita tudo o que surge em seu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário