segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Quatro coisas que devemos abrir mão para sermos felizes

                A busca pela felicidade é a notícia da vez. Atualmente têm surgido muitos terapeutas sem instrução, mestres sem mestrado, gurus sem intuição e mensageiros sem mensagens reais, todos tem o mesmo propósito, ensinarem o mundo a encontrar a felicidade. Mas, uma coisa ninguém diz, a felicidade é algo interno, algo que não necessita de conhecimento, dinheiro ou pessoas ao redor.
                 A felicidade é um sentimento que nasce na mente e coração de quem sente e não algo que pode ser ensinado como uma ferramenta mágica, a felicidade não pode ser vendida, mas pode ser desenvolvida por nós através de pequenas mudanças ou da forma como vemos o mundo.
                 O perfeccionismo é a primeira causa e a maior prisão que nós nos colocamos. Leva as pessoas a uma necessidade de controle e medo do que os outros irão pensar. A maior perfeição da vida é perceber que não somos perfeitos. Ser imperfeitos, e é tudo de bom, pois tira de nossos ombros um peso desnecessário, peso este que nos prende a certos conceitos e neuroses que não agregam nada em nossa vida.
                 O segundo fato que nos impede de sermos felizes é a necessidade de agradar aos outros. Essa é uma das maiores dificuldades da vida. Agradar os outros aumenta o peso que carregamos e amplia o medo que possuímos de sermos rejeitados ou abandonados. Experimente dizer não a uma situação qualquer e irá reconhecer quem realmente está com você pela sua amizade e não pela sua utilidade. Sempre faça algo pelos outros, mas lembre-se que em primeiro lugar você deve estar.
                O terceiro grande empecilho para sermos felizes é o passado. Deixar o passado no lugar dele é uma das melhores coisas que deveríamos fazer, ficar remexendo e revivendo o que já passou não traz nenhuma utilidade para nossa vida. O que passou, passou, não vale a pena querer viver o que já se foi. A vida passa rápido e não dá para reviver as coisas. Segue adiante, por mais complicado que possa ser. Até porque quem vive do passado viverá em uma depressão constante e terá muito mais medo do presente e futuro, bloqueando dessa forma qualquer chance de mudança ou felicidade.
                 O quarto grande problema que nos impede de sentirmos felicidade é querer estar no controle de tudo. Deixe a vida e as pessoas seguirem o que quiserem, que possam ser o que desejarem.  A gente só pode controlar aquilo que é realmente nosso. Jamais vamos ter controle em relação ao que é do outro. A necessidade de controlar é uma fantasia de quem pensa que controla tudo. Quem tenta controlar é muito mais controlado do que controlador.
                  Se refletirmos ainda surgirá novas coisas para abandonarmos em busca da felicidade, o que mais você precisa abrir mão para ter uma vida mais leve? Qual é o peso que você está carregando, que além de te sobrecarregar ainda te faz mal?
                   A vida é para ser vivida de forma leve, plena e segura, se isso não está acontecendo é porque nós mesmos estamos impedindo. Crie o hábito de soltar tudo o que te prende, sejam situações, ações, pensamentos, pessoas e lugares. Você merece ser feliz, merece uma vida cheia de novidades, de aprendizados e lições valiosas. Lembre-se é você quem cria seu caminho. Que este caminho seja livre de prisões e pesos. 
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário