terça-feira, 25 de junho de 2024

Sincronicidade

              Vivemos em um universo repleto de mistérios e nuances que desafiam a compreensão humana. Dentro deste vasto panorama, a sincronicidade emerge como uma força intrigante que une o aparentemente desconexo, revelando uma teia invisível de significado e propósito. Falarei um pouco sobre esse assunto para mergulharmos nas coincidências e sincronicidade da vida.
             Nada acontece por acaso, sincronicidade é a convergência de eventos e ações para o mesmo tempo e espaço. Por exemplo duas pessoas pensarem nas mesmas coisas, ou dois amigos pensarem um no outro ao mesmo tempo. Muitos chamam de coincidência, outros chamam de sincronicidade e outros chamam de consequência. Na verdade é uma união de vários fatores físicos, energéticos e espirituais.
             Quando eventos aparentemente desconexos se entrelaçam é como se o universo estivesse sussurrando que há uma conexão invisível guiando cada passo na jornada da sua vida. A sincronicidade muitas vezes reflete a manifestação de nossos desejos internos. 
             Quando estamos alinhados com nossas verdadeiras aspirações, o universo responde com eventos que ecoam essas intenções. Cada coincidência é assim, uma manifestação tangível de nossa energia interior.
              A vida, as pessoas ao nosso redor, estão constantemente nos enviando sinais, e a sincronicidade é a linguagem pela qual o universo se comunica. Esses sinais podem assumir a forma de números, padrões, sonhos, pensamentos conectados ou encontros inesperados. Estar atento a tudo o que circula ao nosso redor é uma forma de perceber e decifrar as mensagens mais profundas que estão nos enviando.
               Precisamos desenvolver ressonância com o eu interior para conseguirmos perceber e experimentar a sincronicidade quando ela chegar. É como se a alma reconhecesse que algo muito significativo está para acontecer. Estar aberto para a ressonância interior é estar atento para todas as intuições e aprendizados advindos do plano espiritual.
               A sincronicidade está entrelaçada a intuição, a essa voz interior que fala do âmago de nosso ser. É uma voz que nos adverte de muitas coisas, pois ela vê com os olhos da alma aquilo que nossa mente racional não consegue entender. Ignorar essa voz é negar a orientação que ela nos oferece. É não aceitar que somos espíritos e vivemos envolvidos em energias, e essas energias podem nos afetar muito mais do que imaginamos.
                 Quando confiamos em nossa intuição, nos permitimos a deixar fluir os ritmos do universo, percebendo que os eventos muitas vezes se coincidem para nosso melhor aproveitamento, essas coincidências e sincronicidades são como guias em nossa jornada espiritual. O mundo é muito maior do que nossa estreita visão consegue enxergar.
                  As coincidências trazem até nós uma nova oportunidade de transformação. Ao reconhecermos e abraçarmos as sincronicidades, abrimos portas para grandes mudanças positivas em nossa vida. Esses eventos não são apenas acasos fortuitos, mas convites para nosso crescimento emocional e evolução espiritual. Abra as portas para a sincronicidade.
                  A sincronicidade expande e transcende as fronteiras individuais, conectando-nos a vasta teia de experiências humanas. Ao reconhecermos os eventos coincidentes em nossa vida, percebemos que estamos interligados uns com os outros em níveis muito mais profundos do que imaginamos. Estamos conectados energeticamente, emocionalmente e espiritualmente. Essas coincidências promovem empatia e compreensão nas relações humanas, seja de forma amorosa, amigável e profissional. 
                  A vida é uma jornada contínua, e a sincronicidade nos lembra que cada passo, por menor que seja, contribui para nosso progresso nesta e em outras existências. Nada é insignificante ou passa despercebido, cada experiência, cada encontro, molda o caminho que percorremos. Reconhecer e usufruir dessa totalidade é uma forma de abraçar essa riqueza espiritual que está ao nosso dispor.
                  Estar aberto para a sincronicidade é estar aberto para o inesperado. A vida quase sempre nos surpreende com novas oportunidades e aprendizados, quando menos esperamos algo novo surge no caminho, guiando-nos a lugares, pessoas, situações e novas experiências. Aceitar essas surpresas é abraçar a magia que você traz gravada em seu íntimo.
                   Ao compreendermos a profundidade da sincronicidade, surge a responsabilidade de compartilharmos essa sabedoria com outros buscadores espirituais. Portanto, divida com seus amigos seus conhecimentos, sua sabedoria, seu amor e sua empatia, isso fará com que sua mente e alma se conectem ainda mais.
                   A sincronicidade é muito mais do que uma coincidência, é um convite para uma compreensão mais profunda da vida e do significado espiritual que cada um de nós busca incessantemente. Estar atento a estes sinais é abrir-se para uma jornada de descobertas e crescimento, onde cada evento é uma peça valiosa do quebra-cabeça da existência. Permita-se ser guiado pelos fios invisíveis da sincronicidade, afinal das contas, nada é por acaso.

    

terça-feira, 18 de junho de 2024

O que fazer se em minha mente o suicídio é a única solução?

                  Todos nós, espíritos que vivenciamos uma experiência humana e que buscamos evolução, passaremos por algum momento de dificuldade nesta vida terrena, onde o sentimento de desespero e perturbação tomará conta de nossa mente, seja por medo, insegurança ou mesmo por desilusão proveniente por algum acontecimento abrupto, rompimento de relacionamento, perda de emprego ou mesmo traumas que ainda não foram tratados, teremos algum pensamento relacionado ao suicídio ou vontade de acabar com a vida.
                 Somos seres emocionais e a emoção em desequilíbrio faz parte de nosso dia a dia. São em momentos como os citados acima, quando a perdição parece tomar conta de nós, quando não enxergamos a solução para nossos problemas. É comum surgir ideias distorcidas e de termino em nossa mente, o cérebro não para de pensar e busca encontrar uma saída. 
                 Embora a ideia de apagar a própria existência seja algo que parece uma libertação, ela representa uma triste ilusão baseada no fim rápido e seguro. Até seria algo a se pensar caso não fossemos espíritos, caso a vida não tivesse continuidade. Pois sabemos que a morre é do corpo físico, o espírito continuará com as mesmas dúvidas, os mesmos problemas e a mesma raiva. A morte física não termina nada, muito pelo contrário, só estaremos fazendo uma brusca parada e nos cobraremos muito mais.
                  A doutrina espírita nos diz que o suicídio é uma transgressão à lei divina. Aquele que interrompe a vida por medo ou na tentativa de fugir dos problemas, cedo ou tarde terá que enfrenta-los e às vezes eles estarão potencializados por nossas tentativas de evita-los. A reencarnação é uma oportunidade de evolução concedida ao espirito, é uma oportunidade de reiniciar uma nova vida deixando tudo para traz. 
                 Todas as provas sofridas pelo indivíduo encarnado já foram previamente escolhidas e determinadas por ele mesmo ou pela equipe que acompanha essa encarnação, para poder reparar os erros cometidos e ressarcir as dividas do passado. Sabemos que possuímos o livre árbitrio para escolher nossa forma de viver ou mesmo tirar nossa vida, mas, como em tudo existe o direito de escolha, existe também as consequências dos nossos atos.
                  Aquele que na ânsia de interromper as provações, percebe que o descanso eterno não existe, o plano espiritual não é nada acolhedor com os suicidas. Nada de regiões paradisíacas, nem tão pouco encontrará um ambiente propício ao refazimento, mas sim um vazio infinito de intranquilidade, onde sua mente irá se cobrar 24 horas do dia.
                  Um outro grande problema é o que acontece com a energia excedente desse impulso, pois cada um de nós nasce com uma quantia de fluido vital para vivermos uma vida longa e plena, ao ceifar-mos esse direito de vida, seremos alimento de muitos seres das trevas que estão sempre a espreita na tentativa de se alimentar de nossa energia excedente. Nosso duplo etéreo ou corpo energético é esse alimento que será absorvido pelas espiritualidade inferior.
                    Sabemos que a vida para o suicida no plano espiritual é dolorosa, cheia de sofrimentos, mas se você mesmo sabendo disso, não consegue encontrar uma solução, busque por ajuda. As casas espíritas e espiritualistas estão sempre de portas abertas para ajudar a todos que buscam por ajuda. Procure um terapeuta, abra seu coração, divida seus problemas com alguém que possa te ajudar. Jamais desista de sua vida.
                    Procure estar sempre na companhia de outras pessoas, a solidão é uma péssima companheira. É nos momentos difíceis que devemos pedir por ajuda, reze e peça por auxilio espiritual, controle suas emoções para não tomar nenhuma decisão precipitada. Lembre-se você é muito importante para alguém e sua vida é uma bênção. 

terça-feira, 11 de junho de 2024

Porque tenho dificuldade para dormir?

                   Passamos um terço de nossa vida dormindo, para podermos cumprir com nossas atividades no estado de alerta. O sono é de extrema importância para nossa saúde física e emocional, pois regula nossos hormônios, faz nosso cérebro ficar  ativo e causa bem estar, mas o que acontece com as pessoas que não conseguem dormir ou dormem pouco?
                 Thomas Edison, pai da luz artificial, gabava-se de dormir apenas quatro horas por noite, considerava o sono uma perda de tempo e ainda encorajava seus seguidores a fazerem o mesmo se quisessem trabalhar com ele. Mais de um século após a invenção da luz, a ciência chega a conclusão que a exposição exagerada a luz causa insônia, ou seja, Thomas Edison no intuito de descobrir a luz acabou se expondo por muitas horas consecutivas a essa claridade e isso lhe causava falta de sono.  
                  Segundo a medicina, se você tem dificuldade de pegar no sono e permanecer neste estado passivo por mais de três dias na semana, você é um doente da falta do sono. Esse distúrbio permanecendo por mais três meses, você será diagnosticado com a insônia. Atualmente pessoas com este diagnóstico são aconselhadas a tomar remédio para tentar resolver essa falta de sono.
                   Lembrando que a medicina não costuma ver a pessoa como um todo, mas sim por partes, sabe-se que existe uma dificuldade de adormecer e prolongar o sono, mas não existem pesquisas coerentes a respeito do porque determinadas pessoas tem insônia. Existem alguns agravantes, tais como predisposição genética ou alteração congênita, algumas pessoas nascem em famílias onde se dorme pouco, a cada geração se diminui um pouco do tempo dedicado ao descanso, até que isso vira rotina.
                   Outro grande motivo são as causas psicossociais, você convive com pessoas agitadas, tem um trabalho estressante onde exige muito de sua concentração, sua mente não consegue relaxar e nem seu corpo. Os anos consecutivos nessa situação farão com que você não se permita desligar do trabalho ou da correria do dia a dia. Se você desenvolver uma rotina onde deixa tudo da porta para fora e foca em relaxar e desligar-se de tudo, com o tempo conseguirá dormir melhor.
                      A terceira causa da insônia são os males orgânicos, falta de alguma enzima ou hormônios podem causar doenças como a depressão, ansiedade e outros distúrbios de ordem emocional. Segunda a neurociência, os fatores podem ser diversos, existe uma união de causas orgânicas, emocionais, comportamentais e também espirituais.
                      A medicina não leva em conta os distúrbios espirituais, mas a neurociência e a física quântica já estão abordando este viés e parece que as respostas estão surgindo. Espiritualmente falando, somos seres milenares, nossa mente possui cada vida vivida gravada em nosso inconsciente, de tempos em tempos, por motivos que ainda não sabemos acessamos esse conteúdo e nos deparamos com algo que deve ser mudado ou transformado, é possível que essas mudanças desencadeiam em nós o medo e a insegurança de dormirmos.
                      Sabe-se que quando nosso corpo físico adormece, nosso espírito ou alma se liberta e pode ir a lugares incontáveis, passado, presente e futuro não existem, o tempo é só um detalhe. É aí que mora o perigo ou nosso medo, pois podemos encontrar certos amigos e também os inimigos de outras vidas. Determinadas pessoas ao depararem-se com seus inimigos, tendem a fugir, quando deveriam aproveitar a oportunidade de pedir perdão.
                       A fuga ou a necessidade de manter-se longe deste passado e dos inimigos, cria um bloqueio no cérebro, fazendo com que esta pessoa tenha medo de dormir, pois poderá encontrar-se novamente com seu algoz. O medo, pode bloquear nosso desejo de dormir e descansar, faz nossa mente pensar aceleradamente, dispara nosso coração e qualquer ruído será potencializado ao extremo. Dessa forma com a mente e coração em desalinho, nosso corpo criará endorfinas para manter-nos acordado.
                      Esses distúrbios estão associados ao inconsciente, como podemos mudar isso? É simples, mude sua forma de ver a vida, comece agradecendo o trabalho, que mesmo sendo difícil lhe dá o sustento, agradeça a vida que você tem, os amigos que possui. A vida é muito mais do que trabalhar, valorize seu lazer, crie o hábito de fazer coisas legais e prazerosas.
                       Aprenda a valorizar as pequenas conquistas, um bate papo entre amigos vale mais do que centenas de reais em sua conta, desenvolva o hábito de meditar e orar, pois isso te ajudará a tranquilizar a mente e o corpo. Crie uma rotina de autovalorização, comece a elogiar-se, desenvolva seu autoconhecimento, ame-se incondicionalmente. Pois dessa forma a felicidade fará parte de sua vida e dormir bem será consequência e não necessidade.

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Cuide de sua energia

                O ser humano é curioso pelo sobrenatural, com o mundo espiritual não é diferente. Desde que o mundo foi criado, desde o primeiro surgimento de comunicação com a espiritualidade, o desejo de ter contato com alguém superior a nós faz parte de nosso dia a dia e circula em nossa mente a vontade de manter contato com essa energia espiritual.
                No livro o que é o espiritismo encontramos: ''Vivemos o mundo invisível no meio do visível, com o qual está em contato perpétuo, dá em resultado uma incessante reação de cada um deles sobre o outro, e bem assim demonstra que, desde que houve homens, houve também espíritos, e que se estes tem o poder de manifestar-se, deviam tê-lo feito em todas as épocas e entre todos os povos.''
               O mundo espiritual interage e muitas vezes nos direciona por certos caminhos, segundo Allan Kardec na codificação do espiritismo, às vezes somos até manipulados pelos espíritos, ou seja, eles conseguem incutir em nossa mente certos pensamentos, dependendo do que já estamos pensando. Se nosso pensar atraí determinados espíritos e energias, vem daí a abertura para eles nos intuírem por caminhos e situações.
               A comunicação com esses seres, pode ser realizada de diversas maneiras, desde a visão, audição, sonhos e premunições. Existe um mundo de possibilidades, mas a grande maioria de nós ainda não está aberta a isso por causa do medo e da insegurança. Nossas emoções quase sempre nos atrapalham também.
               Quando dormimos, nossa alma se desprende do corpo físico e vai de encontro a outras almas ou espíritos, podemos reencontrar amigos que já partiram ou conhecer pessoas que ainda surgirão em nosso caminho. Sem falar na possibilidade de novos conhecimentos. Lembrando que isso só acontecerá caso estejamos vibrando numa intensidade boa, pois as vibrações mais densas nos levarão a lugares de igual teor vibratório.
               Para podermos aproveitar esse tempo é necessário uma mudança vibratória, ou seja, precisamos pensar e agir no bem, sermos pessoas mais maleáveis e abertas a novos pensamentos e ações. Fazer uma prece ou meditar antes de dormir também será de grande ajuda, pois isso nos ajudará a mudar as vibrações internas, nos acalmando e limpando a mente dos problemas do dia a dia.
                Somente você pode definir que tipo de energia circula ao seu redor. O que sua energia formada de suas ações, emoções e pensamentos está atraindo?
                Lembro-me da primeira vez que vi um espírito, eu estava sozinha brincando, tinha quase cinco anos, e do nada surge uma menina da mesma idade. Ela veio conversar comigo, se apresentou dizendo:
                -Oi, meu nome é Ana. Posso brincar com você?
                -Oi, eu sou a Fatima. Sim, pode brincar. Você mora aqui perto?
                -Sim. Estou aqui para ser sua amiga. Você quer ser minha amiga?
                -Sim. Eu só tenho amigos meninos, vou adorar ter uma amiga menina.
                Na minha rua só tinha meninos da minha idade, por isso eu sempre brincava com eles, íamos para a escola juntos. Éramos os cinco inseparáveis, quatro meninos e eu. A Aninha era diferente de todas as meninas, ela usava um vestido cheio de bordados e rendas, que pertencia a outra época, mas só descobri isso muitos anos depois. Lembro que ela disse que somente eu poderia vê-la, na ocasião isso não me chamou atenção. Achei ótimo ter uma amiga.
                  Com o passar dos anos, percebi que realmente só eu a via, ela não mudava de roupa e nem crescia. Daí lá pelos sete ou oito anos perguntei:
                  -Porque você está sempre igual, não muda o cabelo, as roupas e nem cresceu?
                  -Eu sou diferente de você, sou teu anjo da guarda, ficarei contigo para sempre. Por isso só você pode me ver. Daqui alguns anos outros espíritos aparecerão para você, por enquanto é só isso que posso dizer. Não tenha medo dos espíritos, ninguém te fará mal, eu vou te proteger de tudo. Você terá um grande trabalho pela frente, que ajudará centenas de pessoas, essa é tua missão.
                   Em todos os lugares que eu ia, a Aninha ia também, escola, passeios, mas tarde ao trabalho. Ela esteve comigo na primeira vez que fui a uma casa espírita, sempre me observando de perto, ela foi minha maior e única confidente. Somos inseparáveis. Acredito que se não fosse a presença dela por perto, talvez  eu não tivesse conseguido passar por tantas provações, literalmente ela é meu anjo da guarda.
                 Hoje em dia, não nos vemos com tanta frequência, pois tenho outros espíritos por perto, e ela tem trabalhado muito na espiritualidade, mas sempre que adoeço o que é raro, sinto sua presença, sua mão amiga tocando meu rosto e seu perfume tomando conta do ambiente. A cada vez que sou levada para o passado para tratar certos problemas, ela sempre está lá. Já vivemos muitas vidas juntas, já encarnamos irmãs, dessa vez estamos em planos diferentes, mas próximas como sempre.
                 Me sinto abençoada por ter tantos espíritos ao meu lado, ajudando-me e intuindo-me nessa trajetória. Hoje eu sou ajudada, amanhã eu posso ser a ajudante. Essa é a grande oportunidade que a reencarnação nos dá de sermos ajudados e ajudarmos ao mesmo tempo, afinal a minha evolução é também a evolução destes seres abnegados.
                 Cuide dos seus sentimentos, adquira autoconhecimento, controle suas emoções, pratique o bem e seja uma fonte de luz por onde você andar, dessa forma será amparado e intuído por bons amigos espirituais e irá atrair boas energias e pessoas do bem para sua caminhada.