terça-feira, 11 de junho de 2024

Porque tenho dificuldade para dormir?

                   Passamos um terço de nossa vida dormindo, para podermos cumprir com nossas atividades no estado de alerta. O sono é de extrema importância para nossa saúde física e emocional, pois regula nossos hormônios, faz nosso cérebro ficar  ativo e causa bem estar, mas o que acontece com as pessoas que não conseguem dormir ou dormem pouco?
                 Thomas Edison, pai da luz artificial, gabava-se de dormir apenas quatro horas por noite, considerava o sono uma perda de tempo e ainda encorajava seus seguidores a fazerem o mesmo se quisessem trabalhar com ele. Mais de um século após a invenção da luz, a ciência chega a conclusão que a exposição exagerada a luz causa insônia, ou seja, Thomas Edison no intuito de descobrir a luz acabou se expondo por muitas horas consecutivas a essa claridade e isso lhe causava falta de sono.  
                  Segundo a medicina, se você tem dificuldade de pegar no sono e permanecer neste estado passivo por mais de três dias na semana, você é um doente da falta do sono. Esse distúrbio permanecendo por mais três meses, você será diagnosticado com a insônia. Atualmente pessoas com este diagnóstico são aconselhadas a tomar remédio para tentar resolver essa falta de sono.
                   Lembrando que a medicina não costuma ver a pessoa como um todo, mas sim por partes, sabe-se que existe uma dificuldade de adormecer e prolongar o sono, mas não existem pesquisas coerentes a respeito do porque determinadas pessoas tem insônia. Existem alguns agravantes, tais como predisposição genética ou alteração congênita, algumas pessoas nascem em famílias onde se dorme pouco, a cada geração se diminui um pouco do tempo dedicado ao descanso, até que isso vira rotina.
                   Outro grande motivo são as causas psicossociais, você convive com pessoas agitadas, tem um trabalho estressante onde exige muito de sua concentração, sua mente não consegue relaxar e nem seu corpo. Os anos consecutivos nessa situação farão com que você não se permita desligar do trabalho ou da correria do dia a dia. Se você desenvolver uma rotina onde deixa tudo da porta para fora e foca em relaxar e desligar-se de tudo, com o tempo conseguirá dormir melhor.
                      A terceira causa da insônia são os males orgânicos, falta de alguma enzima ou hormônios podem causar doenças como a depressão, ansiedade e outros distúrbios de ordem emocional. Segunda a neurociência, os fatores podem ser diversos, existe uma união de causas orgânicas, emocionais, comportamentais e também espirituais.
                      A medicina não leva em conta os distúrbios espirituais, mas a neurociência e a física quântica já estão abordando este viés e parece que as respostas estão surgindo. Espiritualmente falando, somos seres milenares, nossa mente possui cada vida vivida gravada em nosso inconsciente, de tempos em tempos, por motivos que ainda não sabemos acessamos esse conteúdo e nos deparamos com algo que deve ser mudado ou transformado, é possível que essas mudanças desencadeiam em nós o medo e a insegurança de dormirmos.
                      Sabe-se que quando nosso corpo físico adormece, nosso espírito ou alma se liberta e pode ir a lugares incontáveis, passado, presente e futuro não existem, o tempo é só um detalhe. É aí que mora o perigo ou nosso medo, pois podemos encontrar certos amigos e também os inimigos de outras vidas. Determinadas pessoas ao depararem-se com seus inimigos, tendem a fugir, quando deveriam aproveitar a oportunidade de pedir perdão.
                       A fuga ou a necessidade de manter-se longe deste passado e dos inimigos, cria um bloqueio no cérebro, fazendo com que esta pessoa tenha medo de dormir, pois poderá encontrar-se novamente com seu algoz. O medo, pode bloquear nosso desejo de dormir e descansar, faz nossa mente pensar aceleradamente, dispara nosso coração e qualquer ruído será potencializado ao extremo. Dessa forma com a mente e coração em desalinho, nosso corpo criará endorfinas para manter-nos acordado.
                      Esses distúrbios estão associados ao inconsciente, como podemos mudar isso? É simples, mude sua forma de ver a vida, comece agradecendo o trabalho, que mesmo sendo difícil lhe dá o sustento, agradeça a vida que você tem, os amigos que possui. A vida é muito mais do que trabalhar, valorize seu lazer, crie o hábito de fazer coisas legais e prazerosas.
                       Aprenda a valorizar as pequenas conquistas, um bate papo entre amigos vale mais do que centenas de reais em sua conta, desenvolva o hábito de meditar e orar, pois isso te ajudará a tranquilizar a mente e o corpo. Crie uma rotina de autovalorização, comece a elogiar-se, desenvolva seu autoconhecimento, ame-se incondicionalmente. Pois dessa forma a felicidade fará parte de sua vida e dormir bem será consequência e não necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário