terça-feira, 27 de agosto de 2024

Decepções e ressentimentos

                 Que atire a primeira pedra quem nunca se decepcionou com alguém ou quem não guarda nenhum ressentimento. Somos pessoas emocionais e faz parte de nossa trajetória terrena nos decepcionarmos, guardarmos mágoa ou ressentimentos, mas o que podemos fazer para mudar essa estatística?
                A queixa que as vezes se transforma em algo corriqueiro, na sua essência é causada por nossas fixações egoicas que ainda predominam em nosso comportamento humano. Não gostamos de ser contrariados e muito menos de estarmos errados. Ainda paira sobre nós muitas doenças e distúrbios emocionais, causados por uma educação desleixada ou por uma superproteção familiar.
                Quando o ego, que é a personalidade de cada indivíduo, deseja fortalecer-se, trabalha para chamar a atenção dos que circulam ao nosso redor, muitas vezes de maneira agressiva, fortalecendo-se com a energia que lhe é direcionada. O ego gosta de ser o centro das atenções. O ego é hábil na dissimulação, costuma ocultar-se em condutas especiais para disfarçar sua real necessidade.
                 É comum vermos pessoas reclamando de tudo e de todos, fazendo com que ele seja a vítima, um modelo digno de louvor a ser seguido. O ego de determinadas pessoas é tão forte e astuto que pode enganar e fazer com que façamos exatamente o que ele quer. Precisamos aprender a ler as pessoas nas entre linhas, dessa forma conseguiremos agir e reagir de maneira coerente e equilibrada.
                 Ressentir-se é uma forma de chamar atenção dos outros para nossa doença emocional. Este comportamento sugere que não aceitamos a opinião dos outros ou não queremos contrariedades, sem falar que esse tipo de comportamento acumula toxinas emocionais em nossa mente e corpo, nos adoecendo ainda mais.
                 A medida que vamos percebendo este tipo de situação vem se repetindo, convém abrirmos os olhos da alma para encontrarmos uma forma de mudar nosso comportamento. A autoanalise é algo libertador, pois iremos nos confrontarmos com nossas crenças e infantilidades, dessa jeito perceberemos que não podemos agir sempre de forma emocional, precisamos equilibrar razão com emoção para nos conhecermos verdadeiramente.
                 Uma mente saudável sempre emite ondas de harmonia psíquica, enquanto que aquele que se desvia do caminho do bem produz energias negativas, o acumulo dessas energias nos adoece, enche a nossa mente de ideias  e emoções desequilibrantes, que cedo ou tarde farão nosso corpo adoecer de diversas formas.
                 Existe um eficiente antidoto para mudarmos esse padrão mental do ressentimento e reclamação, é o perdão. Ele é um valioso recurso psicoterapêutico na mudança de comportamento, gerando saúde mental, emocional, física e espiritual.
                 Precisamos evitar a reclamação e as queixas, pois dessa forma evidenciaremos em nosso dia a dia o equilíbrio. O perdão é o caminho perfeito para a mudança, ele nos ajuda a compreender que o outro também erra e está buscando uma forma de aprender a ser diferente. Quando perdoamos exteriorizamos o equilíbrio interior e a harmonia que existe em nossa mente, corpo e espírito.
                 Assim sendo, aprenda a respeitar quem você é e as pessoas que circulam ao seu redor, estamos todos no mesmo caminho, em busca de equilíbrio e tranquilidade. Portanto comece sua reforma interior de pensamentos, aja com racionalidade, respeitando tudo e todos, seja a mudança que você tanto cobra dos outros, dessa forma a felicidade estará andando ao seu lado.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

A vida é muito mais do que o ontem, hoje e amanhã, mas sim a forma como você enfrenta as situações

                     Ao longo da história da humanidade, diferentes culturas e tradições filosóficas buscam o entendimento de certas situações que passamos. Todos querem compreender a natureza da existência humana, como o universo funciona e porque certas provações se repetem em nossa vida. A religiões e filosofias orientais afirmam que tudo faz parte do karma, mas o que é karma e como devemos lidar com essa possibilidade?
                    Embora seja popular no hinduísmo e no budismo, possui conexões profundas em várias outras tradições espiritualistas, como forma de pensamento e entendimento. A palavra karma tem origem no sânscrito, uma das mais antigas línguas da Índia. Seu significado literal é ação ou ato, no entanto o conceito vai além disso, pois o karma abrange as consequências das ações realizadas por um individuo durante suas consecutivas vidas. 
                    Karma nada mais é do que a lei de causa e efeito que os espíritas tanto falam, onde cada ação tem um impacto no destino e na evolução espiritual de cada um de nós. Se observarmos cada religião ou filosofia de vida, existe uma palavra para descrever as causas e efeitos de nossas atitudes, não existe mágica no crescimento espiritual, sem a mudança intima não vamos evoluir e sem evolução continuaremos a repetir vida após vida os mesmos erros.
                   Segundo o hinduísmo, existem diferentes tipos de karmas que podem influenciar a vida de cada individuo. Sanchita refere-se ao conjunto total de ações passadas que ainda não foram experimentadas, já o prarabdha é o que está atualmente em ação e determina as circunstâncias e eventos da vida presente, o kriyamana se refere as ações no presente que criarão consequências no futuro e o agami que diz respeito as ações presentes que se acumularão para a vida futura.
                   Se observarmos essas quatro situações veremos que tudo está interligado, passado, presente e futuro, no espiritismo não diferenciamos por momentos encarnatórios, tudo está junto e misturado, não importante se estamos quitando dívidas ou ampliando nossa conta bancária encarnatória, o importante é vivermos em busca da mudança interior e de nossa melhora emocional, mental e espiritual, afinal tudo está associado a lei de causa efeito.
                    Uma das crenças associadas ao karma é a teoria de vidas passadas, pois nossas ações criam consequências que cedo ou tarde precisarão ser quitadas. De acordo com essa visão, nossa vida será sempre consequência de nosso passado, mas dessa forma não teríamos direito a mudanças drásticas ou liberdade de escolhermos um outro caminho. Segundo o hinduísmo é assim, aquele que nasce pobre será sempre pobre e não pode querer ou esperar algo diferente da vida, nem pode tentar viver de outra forma, de certo modo isso é muito restritivo, que ser ou energia divina colocaria tantos impedimentos para o crescimento desta pessoa?
                   No espiritismo acreditamos na lei de causa e efeito e sabemos que precisamos acertar nossas contas de uma forma ou de outra, mas cada um de nós tem o livre arbítrio para mudar a qualquer momento sua vida. Podemos acrescentar um karma bom através das boas ações, afinal a cada aprendizado criamos energia positiva, a cada boa ação ampliamos essa energia e gravamos em nossa consciência e mente espiritual algo bom, essa bondade pode dissipar o mal cometido e ainda dissolver muito karma de nosso passado. O karma não precisa ser ruim, ele pode ser positivo também.
                   A lei de causa e efeito desempenha um papel fundamental em nossa vida, fornecendo uma compreensão mais profunda das interações entre ação, causa e efeito. Afinal, a influência não está apenas na vida presente, mas se estende às vidas futuras, ou seja, o que de bom eu aprendo e pratico virá gravado em minha mente espiritual e vai influenciar no meu futuro, abrindo novas portas de possibilidades e ações mais equilibradas.
                   Reconhecer que nosso passado influencia o presente é importante, mas muito mais importante é definir como será meu futuro, pois a forma como vou agir no presente é que definirá verdadeiramente meu futuro, portanto viva o presente, faça sua transformação no aqui e agora, pois o passado já foi e o futuro ainda está por vir. Transforme-se, reinvente-se e mude sua trajetória, seu karma futuro depende do que você está fazendo hoje.

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Tudo passa, inclusive o sofrimento

                 Quem nunca passou por um momento difícil, não sabe o que é procurar pela cura ou melhora. Nesta procura por vezes nos deparamos com um caminho árduo a ser seguido. Nem sempre a medicina tem a cura, pois geralmente a doença ou mal estar é interno, nesses casos precisamos aprender a olhar para nosso interior e buscar por locais onde a paz e serenidade nos acolhem.
                 É comum irmos as casas espíritas ou espiritualistas em busca de tranquilidade, mas nem sempre encontramos, muitas vezes parece que essa busca acaba nos colocando em situações piores ou de piora emocional. Porque isso acontece?
                 A principal causa de nosso sofrimento são as sombras de nossa consciência. Antes de culparmos as energias, os espíritos, as pessoas, devemos entender que nossas mazelas internas provocam inquietações, que por sua vez, nossa mente de tanto pensar cria doenças físicas e emocionais, sem falar que ao adentrarmos a este estágio de reclamação e dores, abriremos brechas para o plano espiritual nos influenciar também. Tudo isso se transforma numa bola de neve.
                 Está aí a corporificação do ditado popular ''quem namora a doença, acabe se casando com ela'', as principais vitimas para essa situação são as pessoas que teimam em ver o mundo com óculos escuros, veem sombra e escuridão por todos os lados, fica evidente que não conseguirão atrair a luz para seu caminho sem fazerem alguma mudança.
                 Pessoas que são intimamente tristes conseguem mudar essa perspectiva? A escritora Denize Gonçalves em seu brilhante artigo intitulado ''qual o melhor remédio para tratar a tristeza?'' nos diz que não é a alegria, como a maioria de nós pensa, mas sim, a gratidão que nos leva a sermos mais alegres. Agradecer a vida que possuímos, agradecer que estamos vivos, trabalhando, interagindo com o mundo é uma das formas de adentrarmos as oportunidades da vida e desenvolvermos nossas melhores virtudes.
                Não podemos culpar os outros por algo que nós mesmos criamos, a culpa dos nossos sofrimentos está em como encaramos a vida e a forma como resolvemos nossos problemas. Precisamos olhar para nossas sombras interiores e acendermos a luz para dissolve-las, lembre-se, somente você pode transformar sua vida.
               Neste processo de mudança interior por vezes as coisas podem piorar, essa piora acontece porque ainda não sabemos o que realmente queremos, a partir do momento em que sua vontade consiga ultrapassar a sombra interior, tudo fluirá da melhor maneira. Mas para isso precisa-se de disciplina, devemos abandonar os velhos vícios e as velhas companhias.
              Quando nosso foco está em viver plenamente a vida, o universo conspirará para tudo se encaixar  seguir por um caminho reto e promissor. Cabe a nós mesmos essa mudança interior, essa virada de chave rumo ao sucesso. Faça terapia, busque por ajuda e conhecimento espiritual, mude sua forma de ver as dificuldades, não reaja as situações sem pensar, conheça novas pessoas e faça amizades verdadeiras, dessa forma sua vida começará a ser transformada. 
                Não existe mal eterno e nem sofrimento que não se acabe. Tudo é passageiro e pode ser modificado a qualquer momento. Viva intensamente o hoje, foque no aqui e agora. Você é muito mais do que dor e sofrimento. Você é uma essência divida vivendo uma experiência temporária num corpo físico. Seja feliz.

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Como dar um salto quântico e impulsionar sua vida

                Atualmente fala-se muito em salto quântico, mas será que realmente sabemos o significado dessas palavras. O campo da física quântica tem revelado uma compressão diferenciada sobre a nossa natureza humana em níveis subatómicos. Muitos conceitos nessa área está em consonância com a espiritualidade e algumas filosofias orientais.
               Salto quântico é um termo que descreve uma mudança drástica e instantânea em nossa forma de ver e encarar a vida. A ideia de que a consciência e a realidade estão entrelaçadas em um ponto comum é algo certo para a maioria das filosofias que acreditam na espiritualidade como forma de equilíbrio e bem estar.
               O salto quântico parte do conceito que devemos elevar nossa consciência ao ponto de transcender os limites da percepção comum, ou seja, ver, sentir e vivenciar coisas que nem todos conseguem ou não  querem experimentar. Ao transcendermos o mundo físico, alcançamos uma visão mais ampla da vida e do universo, sentimo-nos conectados com a essência do mundo que nos cerca.
                 A física quântica nos diz que a observação e a certeza da realização influencia o resultado de um evento, isso estando associado a espiritualidade ou não. Mas de certa forma é impossível não associar, pois não somos exclusivamente matéria, é obvio que existe um mundo além de nossa visão física e dos sentidos orgânicos.
                O salto quântico pode influenciar diversas áreas da vida, promovendo uma transformação significativa em seu bem estar geral. Alguns exemplos:
                *Saúde mental e emocional. A elevação da consciência pode ajudar a superar traumas passados, reduz o estresse e a ansiedade, aumenta a resiliência emocional e melhora a saúde mental de maneira geral.
               *Relacionamentos interpessoais. Com uma consciência mais elevada é possível desenvolver uma maior compreensão e empatia em relação aos outros, criando relacionamentos mais significativos e saldáveis.
               *Criatividade e intuição. O salto quântico pode estimular a criatividade e a intuição permitindo que ideias inovadoras surjam, ajuda  a encontrarmos soluções de forma mais eficaz e simples para os problemas que nos afligem.
               *Propósito de vida. Ao elevarmos nossa consciência, encontraremos mais fácil o real propósito da vida, para que possamos seguir uma jornada mais significativa alinhada aos nossos princípios e paixões.  
               O salto quântico nos convida a ver a vida de forma mais leve, explorando nosso potencial ao máximo, transcendendo as limitações auto impostas, nos conecta a nossa verdadeira essência. Essa mudança interna cria uma onda positiva em nossa vida, impactando na forma como interagimos com as pessoas ao nosso redor.
                Principais pontos para entender e fazer o salto quântico em sua vida:

                *A relação entre a física quântica e a espiritualidade ressalta a conexão entre a consciência e a realidade. Tudo o que você pensa é criado energeticamente ao seu redor, portanto foco nos bons pensamentos.
               *O salto quântico representa uma mudança drástica e instantânea no nível atômico e subatômico, portanto reveja a forma como você vê a vida, cuide de suas emoções e reações.
                *Elevando a consciência através do salto quântico é possível transformar positivamente sua existência. Pensamento positivo, ações comprometidas no seu bem estar.
                 *Cuide de sua saúde mental, de seus relacionamentos, aumente sua criatividade e foque no seu propósito de vida, pois ao fazer essas mudanças, automaticamente você já está no caminho de dar um salto quântico.
                 *O salto quântico influência você, as pessoas que estão ao seu redor e a coletividade , ou seja, todos ganham com a sua mudança interior.
                  Lembre-se que só querer mudar não resolve nada, é preciso arregaçar as mangas, cuidar de seus sentimentos e emoções, olhar para seu interior, buscando o autoconhecimento unido da espiritualização. Você é um agente da mudança.