quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Tudo passa, inclusive o sofrimento

                 Quem nunca passou por um momento difícil, não sabe o que é procurar pela cura ou melhora. Nesta procura por vezes nos deparamos com um caminho árduo a ser seguido. Nem sempre a medicina tem a cura, pois geralmente a doença ou mal estar é interno, nesses casos precisamos aprender a olhar para nosso interior e buscar por locais onde a paz e serenidade nos acolhem.
                 É comum irmos as casas espíritas ou espiritualistas em busca de tranquilidade, mas nem sempre encontramos, muitas vezes parece que essa busca acaba nos colocando em situações piores ou de piora emocional. Porque isso acontece?
                 A principal causa de nosso sofrimento são as sombras de nossa consciência. Antes de culparmos as energias, os espíritos, as pessoas, devemos entender que nossas mazelas internas provocam inquietações, que por sua vez, nossa mente de tanto pensar cria doenças físicas e emocionais, sem falar que ao adentrarmos a este estágio de reclamação e dores, abriremos brechas para o plano espiritual nos influenciar também. Tudo isso se transforma numa bola de neve.
                 Está aí a corporificação do ditado popular ''quem namora a doença, acabe se casando com ela'', as principais vitimas para essa situação são as pessoas que teimam em ver o mundo com óculos escuros, veem sombra e escuridão por todos os lados, fica evidente que não conseguirão atrair a luz para seu caminho sem fazerem alguma mudança.
                 Pessoas que são intimamente tristes conseguem mudar essa perspectiva? A escritora Denize Gonçalves em seu brilhante artigo intitulado ''qual o melhor remédio para tratar a tristeza?'' nos diz que não é a alegria, como a maioria de nós pensa, mas sim, a gratidão que nos leva a sermos mais alegres. Agradecer a vida que possuímos, agradecer que estamos vivos, trabalhando, interagindo com o mundo é uma das formas de adentrarmos as oportunidades da vida e desenvolvermos nossas melhores virtudes.
                Não podemos culpar os outros por algo que nós mesmos criamos, a culpa dos nossos sofrimentos está em como encaramos a vida e a forma como resolvemos nossos problemas. Precisamos olhar para nossas sombras interiores e acendermos a luz para dissolve-las, lembre-se, somente você pode transformar sua vida.
               Neste processo de mudança interior por vezes as coisas podem piorar, essa piora acontece porque ainda não sabemos o que realmente queremos, a partir do momento em que sua vontade consiga ultrapassar a sombra interior, tudo fluirá da melhor maneira. Mas para isso precisa-se de disciplina, devemos abandonar os velhos vícios e as velhas companhias.
              Quando nosso foco está em viver plenamente a vida, o universo conspirará para tudo se encaixar  seguir por um caminho reto e promissor. Cabe a nós mesmos essa mudança interior, essa virada de chave rumo ao sucesso. Faça terapia, busque por ajuda e conhecimento espiritual, mude sua forma de ver as dificuldades, não reaja as situações sem pensar, conheça novas pessoas e faça amizades verdadeiras, dessa forma sua vida começará a ser transformada. 
                Não existe mal eterno e nem sofrimento que não se acabe. Tudo é passageiro e pode ser modificado a qualquer momento. Viva intensamente o hoje, foque no aqui e agora. Você é muito mais do que dor e sofrimento. Você é uma essência divida vivendo uma experiência temporária num corpo físico. Seja feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário