quarta-feira, 21 de agosto de 2024

A vida é muito mais do que o ontem, hoje e amanhã, mas sim a forma como você enfrenta as situações

                     Ao longo da história da humanidade, diferentes culturas e tradições filosóficas buscam o entendimento de certas situações que passamos. Todos querem compreender a natureza da existência humana, como o universo funciona e porque certas provações se repetem em nossa vida. A religiões e filosofias orientais afirmam que tudo faz parte do karma, mas o que é karma e como devemos lidar com essa possibilidade?
                    Embora seja popular no hinduísmo e no budismo, possui conexões profundas em várias outras tradições espiritualistas, como forma de pensamento e entendimento. A palavra karma tem origem no sânscrito, uma das mais antigas línguas da Índia. Seu significado literal é ação ou ato, no entanto o conceito vai além disso, pois o karma abrange as consequências das ações realizadas por um individuo durante suas consecutivas vidas. 
                    Karma nada mais é do que a lei de causa e efeito que os espíritas tanto falam, onde cada ação tem um impacto no destino e na evolução espiritual de cada um de nós. Se observarmos cada religião ou filosofia de vida, existe uma palavra para descrever as causas e efeitos de nossas atitudes, não existe mágica no crescimento espiritual, sem a mudança intima não vamos evoluir e sem evolução continuaremos a repetir vida após vida os mesmos erros.
                   Segundo o hinduísmo, existem diferentes tipos de karmas que podem influenciar a vida de cada individuo. Sanchita refere-se ao conjunto total de ações passadas que ainda não foram experimentadas, já o prarabdha é o que está atualmente em ação e determina as circunstâncias e eventos da vida presente, o kriyamana se refere as ações no presente que criarão consequências no futuro e o agami que diz respeito as ações presentes que se acumularão para a vida futura.
                   Se observarmos essas quatro situações veremos que tudo está interligado, passado, presente e futuro, no espiritismo não diferenciamos por momentos encarnatórios, tudo está junto e misturado, não importante se estamos quitando dívidas ou ampliando nossa conta bancária encarnatória, o importante é vivermos em busca da mudança interior e de nossa melhora emocional, mental e espiritual, afinal tudo está associado a lei de causa efeito.
                    Uma das crenças associadas ao karma é a teoria de vidas passadas, pois nossas ações criam consequências que cedo ou tarde precisarão ser quitadas. De acordo com essa visão, nossa vida será sempre consequência de nosso passado, mas dessa forma não teríamos direito a mudanças drásticas ou liberdade de escolhermos um outro caminho. Segundo o hinduísmo é assim, aquele que nasce pobre será sempre pobre e não pode querer ou esperar algo diferente da vida, nem pode tentar viver de outra forma, de certo modo isso é muito restritivo, que ser ou energia divina colocaria tantos impedimentos para o crescimento desta pessoa?
                   No espiritismo acreditamos na lei de causa e efeito e sabemos que precisamos acertar nossas contas de uma forma ou de outra, mas cada um de nós tem o livre arbítrio para mudar a qualquer momento sua vida. Podemos acrescentar um karma bom através das boas ações, afinal a cada aprendizado criamos energia positiva, a cada boa ação ampliamos essa energia e gravamos em nossa consciência e mente espiritual algo bom, essa bondade pode dissipar o mal cometido e ainda dissolver muito karma de nosso passado. O karma não precisa ser ruim, ele pode ser positivo também.
                   A lei de causa e efeito desempenha um papel fundamental em nossa vida, fornecendo uma compreensão mais profunda das interações entre ação, causa e efeito. Afinal, a influência não está apenas na vida presente, mas se estende às vidas futuras, ou seja, o que de bom eu aprendo e pratico virá gravado em minha mente espiritual e vai influenciar no meu futuro, abrindo novas portas de possibilidades e ações mais equilibradas.
                   Reconhecer que nosso passado influencia o presente é importante, mas muito mais importante é definir como será meu futuro, pois a forma como vou agir no presente é que definirá verdadeiramente meu futuro, portanto viva o presente, faça sua transformação no aqui e agora, pois o passado já foi e o futuro ainda está por vir. Transforme-se, reinvente-se e mude sua trajetória, seu karma futuro depende do que você está fazendo hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário