terça-feira, 17 de setembro de 2024

A influência dos pensamentos em nosso dia a dia

               Fluindo por entre a nossa mente, o pensamento muda constantemente conforme a situação, podendo favorecer nosso equilíbrio ou desequilíbrio dependendo da nossa forma de pensar. O pensamento pode elevar a nossa moral ou nos afundar num mar de intranquilidade. O que circula em sua mente? Boas energias ou maus sentimentos?
              "Vigiai e orai", essa foi a orientação do mestre Jesus, afinal ao nosso redor circula uma multidão de expectadores. Já a doutrina espírita nos diz: ''amai-vos e instrui-vos'', podemos considerar que isso é uma consequência direta do vigia e orai, pois não adianta somente vigiar, é preciso orar, amar e adquirir conhecimentos.
               O pensamento é o veículo direto e rápido ao convite de companhias desejadas ou não, ele é a porta de entrada e a própria instalação para quem quer que seja, podendo nos afetar de forma direta ou indireta, afinal tudo depende de como ou o que circula em nossa mente.
                Manoel Philomeno de Miranda, refletindo sobre a magnitude da intercessão entre as ideias e o agir, nos diz: ''pensamento e vontade, eis as duas alavancas de propulsão ao infinito, e ao mesmo tempo, os dois elos de escravidão nos redutos infelizes e pestilenciais do inferno das paixões''. Ou seja, nossa mente unida ao equilíbrio gera boas energias, mas quando se desvia disso, segue rumo as profundezas de nossas maiores provações e ao desequilíbrio total.
                Somos espíritos, logicamente circula em nossa mente um turbilhão de pensamentos, sentimentos, medos, inseguranças e todo tipo de emoções. Cabe a nós encarnados buscarmos o equilíbrio e a saúde tão necessária ao nosso corpo, mente e espírito. Quando traçamos objetivos, quando domamos nossas más tendências, fica mais fácil conseguir manter a mente focada e em harmonia, caso contrário, teremos uma longa caminhada a ser seguida em busca dessa paz interior. 
                  Ainda estamos aprendendo a lidarmos com nós mesmos, com nossas exigências, com nossos destemperos emocionais, pois ainda é comum que certas ideias intrusas adentrem a nossa mente, muitas vezes nem imaginamos de onde elas surgem, mas algo é certo, em algum momento do dia nós pensamos ou questionamos determinada situação, isso já é o suficiente para essa emoção ou pensamento crescer e nos dominar.
                 O pensamento plasma, o sentimento solidifica, por vezes adentramos a auto obsessão e noutras abrimos as portas para as influências de energias ou pensamentos de certos espíritos que estão próximos. Cabe a cada um de nós saber escolher como controlar esses acessos indesejáveis. 
               Manter a mente e o pensamento em equilíbrio é um trabalho de 24 horas do dia, o descuido de um segundo já basta para se perder o bem estar. Comece ouvindo sua intuição, foque no equilíbrio de suas emoções, desenvolva amorosidade e gratidão por tudo o que te cerca. Aprenda a controlar o que você pensa, sempre que surgir um pensamento diferente do que você deseja, mude-o, pense em coisas boas e prazerosas. Dessa forma você estará no controle de sua vida.
                Lembre-se, você é seu maior incentivador e deve estar sempre se priorizando, quem se ama, permanece maior tempo equilibrado. Cuide de seu autoconhecimento, cuide de sua saúde física, emocional e espiritual, você consegue. É um pequeno esforço que gerará um bem estar longo e duradouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário