quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Onde devemos nos refugiar?

                  O conceito de refúgio espiritual é receber proteção e serenidade em momentos de incertezas e medo. Refúgio significa abrigo, asilo, cobertura, esconderijo e retiro. O refúgio pode ser de ordem física, emocional e espiritual. Podemos considerar ainda, como um local ou uma situação que nos leve a tranquilidade e segurança. Quem ou onde é o seu refúgio?
                   Se buscarmos no âmbito espiritual o refúgio, chegaremos a conclusão que ele é um sentimento que nos resguarda pela fé, ou seja, aquele que tem fé, acredita que tudo pode mudar a qualquer instante, portanto não se deve perder tempo e energias pensando em situações negativas.
                    A maioria dos seres humanos padece da insegurança e do medo do futuro, deixam de viver no hoje para se preocupar com o que ainda está por vir, acabam perdendo um tempo precioso. Deixam de lado os amigos, o trabalho e até o seu bem estar e focam no sentimento do medo. Essa incerteza nos leva por um caminho de desequilíbrio e aflição e isso pode virar uma bola de neve e nós acabamos por nos enterrarmos nela.
                     No tempo efêmero de nossas existências e com o turbilhão de fatos e ocorrências do dia a dia, é comum sermos acometidos de muita ansiedade. Os dissabores da vida, geralmente nos impõe soluções drásticas que acabam por nos desestabilizar emocionalmente e espiritualmente. Nesses momentos a fé unida ao bom senso tende a nos resgatar das profundezas do desequilíbrio.
                     Nunca é exagero focarmos em nós mesmos, é no bom senso que repousa o nosso equilíbrio emocional. Lembre-se que a vida é feita de ciclos, essas oscilações de tranquilidade e angustias fazem parte de nossa caminhada evolutiva. Sabendo disso, é necessário que a inteligência emociona se integre a nossa forma de viver no dia a dia.
                      A propósito, vale ressaltar o que está no livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman ''O otimismo, como a esperança, significa uma forte expectativa de que, em geral, tudo vai dar certo na vida, apesar dos reveses e frustrações.'' Não raro, nos deparamos com ocorrências que, a princípio, parece-nos algo tenebroso, mas que num futuro próximo perceberemos que não era tanto assim.
                       É preciso abrirmos nossa mente para o que está nas entrelinhas, nem tudo está sempre as claras, precisamos observar mais, confiar mais e seguir em frente, sem medos ou inseguranças. Nós somos nossa melhor versão, por isso fica evidente que tudo o que não acontece em nossa vida é culpa de nós mesmos.
                       Seu maior refúgio é você mesmo. É o seu conhecimento sendo usado por você. A sua fé transportando montanhas. O seu bom senso atualizado dia a dia em prol da sua melhora e crescimento. Seja o seu refúgio, não delegue para os outros algo que cabe a você. Somente você possui a chave para o seu sucesso e ninguém mais. Busque a felicidade, seja feliz no aqui e agora.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Será que eu sou um agente da luz ou das trevas?

                No meio espiritualista fala-se muito em sermos agentes ou trabalhadores da luz, mas será que estamos fazendo alguma diferença para o mundo físico e espiritual? Trabalhar para luz significa elevar a consciência coletiva e contribuir para a evolução espiritual da humanidade.
               Este parece ser um trabalho fácil, mas não é. Os trabalhadores da luz são seres humanos que já despertaram para um propósito maior, eles sentem uma profunda conexão com o divino, buscam no seu dia a dia ajudar o maior número de pessoas, ajudam a disseminar o amor, a luz, a gratidão e a sabedoria pelo mundo. Você está fazendo isso?
               A missão de quem quer ser um agente da luz é auxiliar a evolução espiritual da humanidade, começando pelas pessoas próximas e indo expandindo este conhecimento para todos que quiserem realmente transformar suas vidas em algo proveitoso. É preciso despertar nosso verdadeiro potencial espiritual se quisermos ser trabalhadores da luz.
               Aquele que deseja trabalhar para o bem maior, possui uma forte intuição e uma grande capacidade de cura. São pessoas que já passaram por grandes provações e tiraram aprendizados nos piores momentos de suas vidas, são pessoas determinadas, que não desistem na primeira dificuldade, mas usam isso para alavancar suas conquistas.
               Se você já está trabalhando para o bem maior, perceberá que a solidão é sua companheira mais fiel. A jornada do trabalhador da luz quase sempre é solitária, pois a maioria das pessoas não quer sair de sua zona de conforto, muito menos quer abdicar dos prazeres mundanos. 
              Quem adentra a luz poderá sentir-se só, mas lembre-se que nem sempre nossa família e amigos compartilham de nossas crenças, com o tempo você encontrará outros que pensam igual e formará uma nova rede de amigos, isso também faz parte de seu processo evolutivo. A solidão poderá te ajudar na hora de escolher o melhor caminho e para colocar as ideias em dia.
               Todo agente da luz possui uma sensibilidade extrema, ele capta as energias, percebe quem está mentindo e isso também de certa forma te afastará de algumas pessoas. Na verdade vai filtrar quem merece ou não estar ao seu lado. Você precisa aprender a controlar suas emoções para não cair nas armadilhas energéticas. O equilíbrio vem sempre do conhecimento, da meditação e do auto amor.
              É comum para aqueles que abraçam o caminho espiritual receber incompreensão e julgamento dos amigos, familiares e da sociedade em geral. As pessoas nos consideram estranhos e até fanáticos por fazermos certas restrições e escolhas.
              Eu bem sei o quanto essa mudança é difícil, já faz um tempo que parei de tentar fazer amigos que não estão na mesma frequência energética e não compactuam com a mudança interna que estou buscando, pois não quero ter que ficar explicando o porque certas festas não me atraem, lugares onde a bebidas e drogas rolam livremente, eu passo longe. São mudanças que transformaram minha vida, mas nem sempre os outros irão aceitar facilmente. Às vezes precisamos de silêncio e novos ares.
              Para que você seja um trabalhador da luz, será preciso enfrentar sua sombra interior, ou seja, o autoconhecimento é essencial, precisamos curar nossas feridas emocionais, domar nossas emoções e estar em equilíbrio, uma pessoa desequilibrada não consegue ajudar ninguém, nem a si mesma.
              Mesmo que às vezes estejamos resistentes às mudanças, elas são sempre muito bem vindas e são necessárias caso queiramos transformar nossa vida em algo produtivo. A verdadeira mudança é a interior. Se você deseja ser um agente da luz, comece logo sua evolução, enfrente o mal que ainda habita em você, elimine o egoísmo e seja autêntico em seu agir, falar e fazer, dessa forma iniciará sua trajetória na luz.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Quando o excesso de repouso atrapalha

                Nós, que estamos seres humanos, fazemos de tudo pelo nosso descanso merecido, fazemos o possível para evitar as aflições da vida terrena, tendemos a querer que as tristezas sejam minimizadas ou que cessem as dificuldades, evitamos a todo custo dores, privações materiais e sofrimentos.
               Essa conduta de prevenir para não precisar remediar é positiva, afinal não é necessário sofrer o tempo todo, muito menos pelo futuro que ainda não chegou. É preciso sermos felizes aqui e agora, essa é uma ambição saudável, e é lícito o desejo de conquistar a felicidade durante a existência física.
                Viver no planeta terra ainda é muito difícil, existe um vasto caminho de dificuldades, intempéries e comportamentos humanos que na grande maioria das vezes só nos atrapalham, pois causam repercussões por vezes dolorosas, aumentando ainda mais os desafios de nossa existência. 
                Por outro lado, espiritualmente falando, a terra ainda está no estágio de provas e expiações, exatamente porque nossas almas ainda são aprendizes no processo da evolução, pois ainda falhamos e recebemos amargos resultados através de nossas ações equivocadas.
                 Dessa forma, é normal evitarmos dificuldades, mas na contramão, há quem busque furtar-se a qualquer preço de fazer algo, há quem abra mão de desejos importantes, com o único intuito de não se esforçar, ou seja, há muitas pessoas que permanecem na posição de conforto e abusam de repouso, esperando que a vida lhe dê algo pronto, pois a vontade de descansar é maior do que o esforço de fazer algo novo, deixam de lado seus objetivos e focam nos prazeres momentâneos.
                  Há quem prefira viver no comodismo ou ter pouquíssimos desafios por temerem enfrentar a batalha que precisariam para vencer e chegar ao pódio da existência e conseguir erguer a taça de suas conquistas morais e materiais. Às vezes é por comodismo, outras por preguiça e outras vezes é por medo do novo.
                  Esta escolha é enganosa. Os campeões suam muito para atingir seus objetivos. Vivem para buscar sempre o melhor e suportam corajosamente o que não pode ser mudado, afinal nem tudo acontece como desejamos.
                   Mesmo que você fuja ou se negue, ninguém se satisfaz verdadeiramente sem ter merecido o que recebeu e pouco valor damos ao que de graça recebemos sem esforço. Mesmo que alguém pense que não se importa, a satisfação plena, chega após a conquista e não há conquista sem coragem e luta.
                    O militar que não é enviado à frente da batalha não fica satisfeito, porque o repouso no acampamento não lhe proporciona nenhuma promoção. (Evangelho segundo o espiritismo)
                    Por mais atrativa que possa parecer a facilidade, o repouso em excesso nos enfraquece e nos atrapalha. Quem é testado nas dificuldades descobre novos potenciais a cada novo ciclo concluído, desenvolve força interior, avança na vida material, intelectual, na vida moral e espiritual. 
                     Ao chegarmos no derradeiro dia de nossa morte física, quando nos despedirmos deste corpo material, nossa mente estará lucida e ativa, nos cobrando as tarefas que não foram concluídas. Portanto, desapegue do repouso em excesso e construa uma vida plena, cheia de aprendizados, conquistas e vitórias. Dessa forma as cobranças internas serão mínimas. 

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Mediunidade como ferramenta de evolução

                   A mediunidade é algo inerente ao ser humano, pois todos sentem em um grau qualquer, pode-se sentir a presença dos espíritos, sentir as energias, ouvir vozes, visualizar espíritos, sentir intuições, ouvir barulhos quando ninguém ouve. Nós somos seres com percepções bem definidas, cada qual com sua potencialidade.
                   Allan Kardec nos diz que nossa alma é quem possui essas qualidades e sente essas percepções. A mediunidade é a faculdade que permite o intercâmbio entre encarnados e desencarnados, alguns chamam de dons, outros de poder psíquico, mas não tem nada de sobrenatural ou poderes especiais.
                  A mediunidade é sintonia e troca de experiências entre nós e os espíritos. Durante o aflorar dessa faculdade anímica, pois como já escrevi no paragrafo anterior, ela é uma faculdade da alma e é comum o individuo passar por uma montanha russa emocional, são sentimentos, emoções e pensamentos que muitas vezes ficam atordoados. Existe um período para se conseguir entender essa nova ferramenta e usa-la em prol de nossa evolução.
                   É comum nosso corpo físico sentir desequilíbrio emocional, dores no corpo, sensações ou ideias estranhas, tremores, mudanças de humor, crises de choro, sensação de rio ou calor, sono profundo, insônia, nervosismo, sentimentos de angustia ou vazio no coração, entre outros, mas tudo é uma reação da mediunidade que está se manifestando.
                    Geralmente acreditamos que estamos doentes fisicamente ou mentalmente, mas isso é só o aflorar da mediunidade. É comum termos dúvidas, medos e emoções abaladas, o médium capta tudo de todos, por isso esse mal estar. Com um tempo de treinamento, muito estudo e transformação emocional no bem, tudo tende a apaziguar, mas lembre-se, o médium vive em dois mundos, ele circula livremente pelo plano físico e o espiritual, pode captar energias e sensações nos dois lugares.
                     Além do estudo que é essencial, será preciso uma mudança interior, a busca pelo autoconhecimento é primordial, se o médium não se conhecer, como entenderá se as sensações são suas ou de um espírito. Por isso que a mediunidade é uma ferramenta de evolução, pois além do intercâmbio espiritual, você precisará cuidar do seu interior, fazer a transformação emocional é se conhecer verdadeiramente.
                    Aprender a dominar as emoções, a não reagir as ofensas, a desenvolver amorosidade é uma das formas de equilíbrio que todo médium precisa para conseguir conviver com essa faculdade. Nem tudo são flores, há muitos espinhos no caminho de todo aquele que resolve deixar aflorar a mediunidade.
                   Antigamente muitos eram taxados de loucos, de doentes mentais por sentirem a presença de energias ou espíritos, atualmente podemos falar livremente sobre este assunto. Para nós que somos médiuns ativos e atuantes, manter o equilíbrio, saber escolher nossas amizades, estudar sempre e manter o bom humor é uma obrigação. Mas desta obrigação muitos frutos nascerão, por isso, todos os transtornos e dissabores valerão a pena, pois no final estaremos alavancando nosso progresso emocional, espiritual, moral e amoroso.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Reencontros espirituais

                   Era uma noite como outra qualquer, após minhas preces fui deitar, passa-se uma hora, duas horas, três horas e nada do sono chegar. Meditei, contei minhas respirações, rezei e estava quase desistindo de dormir, cheguei a pensar em levantar e ir ver TV, até que ouço uma voz amiga dizendo:
                  -Feche os olhos, que vim te buscar para um passeio.
                  Como sou obediente, fechei os olhos físicos e abri os olhos da alma, vejo uma amiga que conheci em desdobramento. Laura é filha de uma grande amiga. Na época em que operei o câncer, Laura tinha 14 anos e descobriu um câncer raro que só ataca jovens na adolescência. A família sofreu muito com isso, ela aceitou facilmente, decidiu com quem ficariam suas roupas e livros, decidiu que queria ser cremada e onde suas cinzas deveriam ser colocadas, uma lucidez que vi poucas vezes.
                   Me ofereci para ir aplicar passes nela, mas não aceitou, não queria que ninguém a visse em sofrimento. Um ano e meio após o diagnóstico, ela faleceu. No dia anterior, ela passou muito mal e foi hospitalizada, fui avisada e durante a noite fui vê-la no hospital.
                   Ao chegar no quarto vejo seu corpo dormindo em grande sofrimento, olho ao redor e muitos espíritos estavam próximos, nesta noite ela iria deixar a dor para trás e começar uma nova vida e eu iria ajuda-la.
                   -Laura, levante-se. Você não precisa mais sofrer.
                   Ela abre os olhos e começa a se levantar, se assusta um pouco, pois não sentiu dor, vem em minha direção e fala:
                    -Você é a amiga da minha mãe? Lembro de sempre te ver em meus sonhos. Este é mais um sonho?
                     -Não. Isso é é real. Hoje acaba seu sofrimento, olhe para trás e veja seu corpo. Você está deixando ele aqui e irá para um hospital espiritual cuidar de seu corpo e logo poderá estudar e encontrar seus familiares que já morreram.
                     Ela olha o corpo e chora de alegria, pois não estava aguentando tanto sofrimento, mas ao mesmo tempo sente falta de estar com seus familiares. Os amigos espirituais a levam e ela logo adormece. Quando acordo sinto uma tristeza, mesmo sem conhece-la eu a amo como se fosse minha filha.
                     Nos vimos muitas vezes no plano espiritual, mas já fazia um bom tempo que não nos víamos, e agora ela vem me buscar para conhecer seu novo projeto. Deixo meu corpo dormindo e vou até uma escola no plano espiritual. É uma replica de certa escola, vejo o nome e reconheço.
                       A Laura me explica que está trabalhando com jovens em desdobramento, pois o bullyng está correndo solto na escola, já aconteceram alguns suicídios e ela resolveu fazer algo novo para mudar essa situação. Nós vamos nos misturar aos adolescentes, uma ótima oportunidade de treinar minha mente para transfigurar meu corpo, me transformo em uma adolescente. Ela vai para a turma terceiro 31 e eu para a 51. 
                      Essas turmas são rivais, tem ocorrido brigas, bullyng nas redes sociais e estão transformando a saída das aulas em um ringue, hoje vamos mudar isso. Na saída nós duas damos as mãos e conversamos animadamente. Todos param para ver, inicia-se um burburinho e muitos já vem em nossa direção. Laura fala:
                      -Amigos a partir de hoje não haverá mais brigas. Já passou da hora da gente se respeitar, somos todos irmãos e tem um Deus cuidando da gente. Cada um de nós deve aprender a respeitar o outro para poder exigir respeito. Eu amo cada um de vocês e estou aqui para ajuda-los.
                      Os jovens se entreolharam e muitos começaram a abraçar seus amigos, a energia que estava densa começa a se dissipar. Passados alguns minutos vou me despedir dela para voltar ao meu corpo, pois já deve estar amanhecendo.
                       -Laura, foi maravilhoso ver seu trabalho no plano espiritual, fico bem feliz de você me convidar.
                      - Venha sempre que você quiser vir, será muito bem vida. Quero que você leve um recado para minha família, principalmente minha mãe. Diga para eles que a cada pessoa que eles abraçarem, uma parte de mim estará nessa pessoa, ou seja eles estarão me abraçando. Eu serei uma colinha de amor entre eles e essas pessoas. Eles precisam abraçar os amigos, os familiares e as pessoas que ainda irão conhecer, pois eu serei a colinha de amor.
                      Saí de lá emocionada, acordei chorando e fiquei o dia todo com a emoção a flor da pele. Foi lindo o que ela disse, ser a cola de amor significa que ela iria potencializar o amor que já existe entre as duas pessoas que se abraçam. A cola gruda, une e fortalece a amizade. Existem certos reencontros espirituais que causam uma grande mudança em nossas vidas, a partir desse dia, me propus a ser sempre uma colinha de amor para todos que estão por perto, seja você também uma colinha de amor.