quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Onde devemos nos refugiar?

                  O conceito de refúgio espiritual é receber proteção e serenidade em momentos de incertezas e medo. Refúgio significa abrigo, asilo, cobertura, esconderijo e retiro. O refúgio pode ser de ordem física, emocional e espiritual. Podemos considerar ainda, como um local ou uma situação que nos leve a tranquilidade e segurança. Quem ou onde é o seu refúgio?
                   Se buscarmos no âmbito espiritual o refúgio, chegaremos a conclusão que ele é um sentimento que nos resguarda pela fé, ou seja, aquele que tem fé, acredita que tudo pode mudar a qualquer instante, portanto não se deve perder tempo e energias pensando em situações negativas.
                    A maioria dos seres humanos padece da insegurança e do medo do futuro, deixam de viver no hoje para se preocupar com o que ainda está por vir, acabam perdendo um tempo precioso. Deixam de lado os amigos, o trabalho e até o seu bem estar e focam no sentimento do medo. Essa incerteza nos leva por um caminho de desequilíbrio e aflição e isso pode virar uma bola de neve e nós acabamos por nos enterrarmos nela.
                     No tempo efêmero de nossas existências e com o turbilhão de fatos e ocorrências do dia a dia, é comum sermos acometidos de muita ansiedade. Os dissabores da vida, geralmente nos impõe soluções drásticas que acabam por nos desestabilizar emocionalmente e espiritualmente. Nesses momentos a fé unida ao bom senso tende a nos resgatar das profundezas do desequilíbrio.
                     Nunca é exagero focarmos em nós mesmos, é no bom senso que repousa o nosso equilíbrio emocional. Lembre-se que a vida é feita de ciclos, essas oscilações de tranquilidade e angustias fazem parte de nossa caminhada evolutiva. Sabendo disso, é necessário que a inteligência emociona se integre a nossa forma de viver no dia a dia.
                      A propósito, vale ressaltar o que está no livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman ''O otimismo, como a esperança, significa uma forte expectativa de que, em geral, tudo vai dar certo na vida, apesar dos reveses e frustrações.'' Não raro, nos deparamos com ocorrências que, a princípio, parece-nos algo tenebroso, mas que num futuro próximo perceberemos que não era tanto assim.
                       É preciso abrirmos nossa mente para o que está nas entrelinhas, nem tudo está sempre as claras, precisamos observar mais, confiar mais e seguir em frente, sem medos ou inseguranças. Nós somos nossa melhor versão, por isso fica evidente que tudo o que não acontece em nossa vida é culpa de nós mesmos.
                       Seu maior refúgio é você mesmo. É o seu conhecimento sendo usado por você. A sua fé transportando montanhas. O seu bom senso atualizado dia a dia em prol da sua melhora e crescimento. Seja o seu refúgio, não delegue para os outros algo que cabe a você. Somente você possui a chave para o seu sucesso e ninguém mais. Busque a felicidade, seja feliz no aqui e agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário