Quando ouvimos a palavra apocalipse sentimos arrepios. O primeiro pensamento é de catástrofe ou de fim do mundo. Costumamos imaginar as cenas fantasiosas dos filmes, é um salve-se quem puder. Contudo, devemos respirar e buscar a origem real da palavra, nem tudo é o parece ser.
No livro Apocalipse, Mitos e Verdades do estudioso Haroldo Dutra Dias, encontramos uma explicação em relação ao nome. Apo significa extrair, tirar, puxar e o verbo calipse tem a acepção de encobrir, colocar o véu. Desse modo, apocalipse significa tirar o véu, revelar o que está oculto.
Costumamos nos preocupar com a data exata do fim do mundo, mas o mundo não acaba em um dia qualquer, passamos por ciclos evolutivos do planeta, mudamos de pensamentos, sentimentos e ações, ou seja, de certa forma nossa versão antiga morre para renascer uma nova versão, existe um término e ao mesmo tempo um recomeço.
É necessário tirar o véu do misticismo para se utilizar a fé raciocinada. O que apocalipse quer dizer? Qual o seu conteúdo? Qual o teor da mensagem? Será que precisamos estudar a respeito ou deixaremos isso a cargo dos cristãos? Afinal foi um discípulo de Jesus quem escrevei esse livro.
O apóstolo João Evangelista escreveu um texto literário carregado de símbolos hebraicos e com muitas metáforas, afinal essa era a forma de ensinamento de Jesus. Para decifrar este livro é preciso grande conhecimento do antigo e novo testamento, assim como entender a linguagem da época, pois hoje vemos o mundo de forma diferente.
A missão dos profetas é ajudar a encontrarmos nossa espiritualidade, eles costumavam revelar um pedaço do porvir, pois achavam que não entenderíamos a mensagem completa, por isso os profetas da época traziam o conhecimento em leves pinceladas, pois o povo necessitava de entendimento e discernimento. Hoje estamos mais a frente do que aquela época, mas mesmo assim ainda não entendemos completamente o real significado.
O ser humano é uma criatura de comportamentos repetitivos, ou seja, mudamos de encarnação, mas ainda cometemos os mesmos erros. Infelizmente não conseguimos sair do ciclo dos erros, as vezes só os mudamos, mas ainda os cometemos de uma forma ou de outra. Cabe a nós a mudança, para que isso ocorra necessitamos de discernimento, que só virá com estudo, reflexão e mudança interior.
O que enxergamos é o material, a espiritualização é imaterial, aí está o grande problema. Os poucos que buscam entender o significado dos textos do apocalipse, tentam decifrar de forma literal com base no materialismo da época, deveriam tentar entender de forma espiritual, olhar com olhos de sentir.
Por exemplo: a serpente que tentou Eva. Isso é uma metáfora da maldade e como ela age. A serpente é rasteira, ardilosa e discreta. Adão e Eva agiram sob a influência do mal, desobedeceram a lei de Deus e se colocaram no centro do universo, pois queriam ser tão poderosos quanto Deus. No apocalipse fala-se na figura do dragão, que é a evolução da serpente. O mal se aperfeiçoou e passou por essa mutação, tornando-se maior e mais forte.
É fácil chegar a conclusão de que o mal se aperfeiçoou, ao olharmos para trás observando a história da humanidade, vemos o povo Hebreu, a Babilônia, Roma e Egito, as guerras, as invasões e os massacres de povos e tribos. O ser humano deixou um rastro de destruição e sangue, sem se dar conta que a colheita chegaria. É evidente que em algum momento o trigo e o joio seriam separados.
Infelizmente, diante da espiritualidade, o ser humano não conquistou honras, glórias e territórios. Essa expansão dos reinos foi a custa der sangue, impérios a custa de guerras e poder a custa da morte de inocentes, certamente que isso não é do agrado de Deus. Nessa corrida de conquista material, o ser humano se iludiu demais.
A obra apocalipse necessita de uma interpretação à altura. A matéria é necessária, porém a leitura literal se torna rasa. Precisa dos olhos espirituais que transcendem e exigem que transpiremos um pouco para que consigamos alcançar o real significado dessas metáforas.
Apocalipse quer dizer tirar o véu, ou seja, está na hora de vermos as coisas como elas realmente são, existe muita maldade e nós ainda fazemos parte desse mal, portanto já passou da hora de buscarmos o conhecimento. Precisamos estudar, praticar o bem, focarmos em nossa espiritualidade e deixarmos de lado os excessos de todo tipo. Uma pessoa espiritualizada ajuda seu semelhante, tem bom coração e evolui mais rapidamente.
Apocalipse não é um castigo, não é o fim de tudo. É um aviso de que já perdemos muito tempo com coisas e situações desnecessárias. Precisamos despertar nossa consciência espiritual e buscarmos novos caminhos. Você é a chave de sua própria mudança interior, ninguém pode fazer o seu trabalho. Busque o discernimento, adquira lucidez e reinvente-se quantas vezes forem preciso. Eu conto com a sua ajuda para transformarmos o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário