quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Jesus e o espiritismo

          A personalidade mais comentada de todos os tempos por cristãos e ateus é Jesus. Classificamos a história em antes e depois da vinda do Jesus. O mundo e as religiões não seriam as mesmas sem sua presença aqui na terra.
         Para os espíritas, Jesus é a personificação do bem, é o ser mais  iluminado que reencarnou na terra, o forte, o belo, aquele que irradia amor na forma ampla e total. Não costumamos cultuar imagens de Jesus na cruz, nem de seu sofrimento, preferimos praticar ou tentar pelo menos seus ensinamentos.
         Fazem séculos da passagem de Jesus pelo planeta e ainda não conseguimos por em prática seus ensinamentos, ele foi psicólogo antes da psicologia, foi médico antes dos médicos renomados, foi pedagogo antes das faculdades, foi consolador, redentor, amigo de todos.
         Jesus nunca se importou com títulos, credenciais ou instrução, para ele o importante era ajudar, amparar e confortar todos que chegavam até ele. Passou seus ensinamentos através de parábolas, falando de forma simples e sobre assuntos do cotidiano.
         Naquela época já se falava em inferno, que as pessoas seriam condenadas ao sofrimento eterno em função de seus erros, e os eleitos, aqueles que praticavam o sacrifício de animais para as sinagogas seriam felizes eternamente. Sabemos que não é bem assim, afinal o sofrimento eterno faz parte de nossa consciência, nós criamos o nosso pós morte.
         Quando Jesus disse ''eu sou o caminho'', nós espíritas entendemos que essa estrada sempre nos levará a algum lugar, a um novo aprendizado, a novas experiências. Ao aceitarmos a companhia de Jesus em nossa caminhada, teremos a certeza do aprender e servir diariamente, da nossa renovação incessante do bem infinito, afinal não há bem que sempre perdure e nem mal que sempre dure. A vida é um eterno aprendizado.
          Segundo Emmanuel: ''aqueles que não aproveitam o caminho do senhor para alcançar a legítima prosperidade espiritual, são criaturas voluntariamente condenadas a estagnação'', nada de inferno, mas sim de estagnação temporária até que o espírito desperte, afinal nada é permanente. É isso que nós espíritas acreditamos, as vezes o despertar é doloroso, pois infelizmente ainda precisamos de dor para aprender, é da lei divina de causa e efeito.
          O espiritismo não nos torna pessoas superiores ou melhores, mas sim renovadas no bem e no amor universal. A caridade é uma das formas de nos melhorarmos, sermos caridosos com nós mesmos, com nossos familiares, com os que nos cercam. A caridade de aceitar as diferenças, de respeitar que nem todos precisam de uma doutrina para evoluir, cada um de nós está num estagio evolutivo diferente e ainda precisamos de regras e doutrinas para nos mudarmos.
           Jesus nunca discriminou ninguém, somos melhores do que ele para poder dizer o que é certo ou errado? É preciso desenvolver empatia para com todos que nos cercam, creio que da empatia poderá começar a crescer dentro de nós o amor que Jesus tanto pregou, o amor puro, inocente e sem cobranças. Comece sua mudança interior, respeite-se, ame-se e viva um dia após o outro, tudo no devido tempo irá acontecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário