quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Reconcilia-te enquanto estiver a caminho

          Somos seres pensantes e criamos nossa própria realidade e caminho. Essa é uma frase discutível, segundo algumas pessoas o mundo está errado, elas estão sempre certas, observo isso em conversas com amigos, nos meus atendimentos em consultório e até mesmo em conversas fraternas na casa espírita. É mais fácil culpar os outros do que olharmos para nosso próprio umbigo.
          Existem pessoas que criam suas próprias tempestades e depois ficam tristes quando chove. O que você anda criando? Chuva ou dia ensolarado?
          Muitas vezes concentramos tanta atenção e sentimentos em problemas pequenos ou que não existem, transformamos nossa vida em uma constante escada rolante, são tantos altos e baixos que fica difícil manter o equilíbrio mental.
          Transformamos a nossa vida e dos que vivem próximos a nós em um inferno diário, o fato é que poucos conseguem sofrer e aguentar suas tempestades sem atormentar ninguém. Querem um exemplo disso, se alguém chega até você e conta que está passando por um sofrimento ou dor, qual é a sua reação? Ajuda-lo, ampara-lo em sua dor ou comentar que também sofre e provavelmente sua dor é maior do que a dele?
          As vezes tenho a impressão que deixamos de ter empatia, ou seja, só priorizamos o nosso sofrimento, esquecendo que todos também sofrem. Faz parte de meu trabalho saber ouvir, mas quando pergunto sobre o sofrimento real, aquele em que não se fala, que vive escondido, a maioria das pessoas não gosta de falar.
          É mais fácil culpar os outros por nossos fracassos do que refletir a respeito e chegar a conclusão que foram nossas escolhas que nos trouxeram até onde estamos. Nos tornamos pessoas que reclamam de tudo e geralmente não fazemos nada para mudar essa situação.
          Segundo o espiritismo as misérias, decepções, dores físicas, perda de entes queridos e outras dores da alma são necessárias para nossa evolução e para desenvolver a fé, fé no futuro, fé que dias melhores virão. Tudo é passageiro e temporário, não há dor que sempre dure e nem bem que sempre perdure.
          As dores estão em nossa caminhada para aprendermos a valorizar os dias felizes, aquele que não tem fé se desespera por qualquer motivo, mas os que conseguem manter sua fé inabalável crescem ainda mais com a dor e sofrimento.
         Gosto muito da frase de Jesus que diz: ''reconcilia-te enquanto estiver a caminho''. Reconciliar-se é recomeçar, passar uma borracha no passado e começar de novo, a reencarnação de certa maneira é uma reconciliação com nós mesmos. O maior de todos os problemas somos nós, o ser velho que vive dentro de mim não permite que eu mude de idéias, pensamentos, sentimentos e emoções.
         O velho que existe em mim é o ego, que tenta nos aprisionar através de sentimentos doentios, emoções tóxicas e medo do futuro. Crescer, mudar, se reinventar é nossa maior necessidade. Nada e nem ninguém pode boicotar sua vida, não dê forças para os outros, somente você pode fazer a diferença em sua vida. Assuma o controle de suas emoções, procure por ajuda terapêutica se necessário for, se isole para meditar e refletir, se reconecte com o ser imortal que habita seu corpo, entre em contato direto com a natureza, se reinvente quantas vezes necessitar, mude tudo e recomece, só não desista de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário