segunda-feira, 19 de abril de 2021

Chorar faz muito bem

            
              ''Porque a sua ira dura um só momento; mas a seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.'' Salmo 30:5
              Estudiosos da mente humana afirmam que função evolutiva do choro é despertar empatia no semelhante e estimular o auxilio em momentos de necessidade. Na verdade, historicamente a cooperação entre indivíduos foi e continua sendo essencial para a sobrevivência da espécie humana.
              O choro libera hormônios e neurotransmissores que aliviam a tristeza e a dor, especialistas alegam que reprimir o choro, significa abafar os sentimentos, tornando ainda mais difícil viver e lidar com essas emoções. Por isso é tão comum ouvirmos de médicos e terapeutas a recomendação de deixar as lágrimas caírem, afinal o choro é terapêutico, junto com as lágrimas saem de nosso corpo todos medos, anseios e dores.
              Ao chorarmos, acessamos a essência dos sentimentos mais profundos, liberamos em forma de lágrimas toda essa amargura e tristeza que por vezes nos domina, ela necessita ser vazada, exposta, nem que seja de forma solitária. A melhor forma de trabalhar essa dor é em terapia, mas quando não podemos, chorar vai aliviar e acalmar nossa mente e coração.
              As lágrimas são um dos mecanismos de defesa de nosso organismo, liberamos dessa forma estresse, dor, medo, angústia, saudade e sofrimento, dessa maneira equilibramos nossas emoções. Sempre que reflito sobre o significado do choro, lembro que Jesus chorou muitas vezes, olhava o sofrimento e as atitudes humanas e chorava dizendo: ''Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem.''
              Todavia, precisamos observar quando o choro é excessivo, pois deixa de ser terapêutico para se transformar em distúrbio. A tristeza em si é um estado transitório e comum, uma reação psicológica circunstancial, entretanto a depressão é uma transtorno, uma doença da alma. Uma pessoa depressiva padece de uma condição emocional crônica mantido enclausurado por uma ansiedade mental prolongada.
               O choro significa alivio, mas também uma forma de expressar o que está no fundo de nossa alma, cabe a nós terapeutas e amigos ajudar quem chora, ouvindo, amparando e chorando junto. Afinal hoje enxugamos lágrimas, amanhã poderemos estar no papel daquele que precisa chorar.
               ''Bem aventurados os que choram, pois serão consolados; bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia; bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.''
               Quando sentir-se triste, quando a dor for quase insuportável, quando a saudade doer por demais, isole-se e chore, deixe que as lágrimas limpem sua dor, ponha pra fora toda essa emoção reprimida e sinta-se mais leve. Respire fundo e confie, amanhã será um dia melhor.
               Devemos viver um dia de cada vez, não dá pra querer esquecer uma dor de uma hora para outra, ninguém se muda ou se transforma de maneira rápida, mas sim lenta e gradativa. Não se compare a outros, a sua dor é única e verdadeira. Aceite, viva  e reflita sobre sua dor, seus sentimentos e suas emoções, tudo tem um motivo, aprendermos a lapidar nosso estado emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário