segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Que legado irei deixar para meus descendentes?

            Desde os primórdios da vida inteligente na terra, o ser humano passou por muitas provações, dores e adversidades, a cada nova era a inteligência e a moral eram desenvolvidas lentamente em nosso íntimo. Nascemos, morremos e reencarnamos centenas de vezes envoltos em problemas dos mais variados tipos, que chegamos a esquecer que somos espíritos imperfeitos rumo a perfeição, nossa grande missão é aprender e sanar todos os débitos do passado.
            A doutrina espírita nos diz que passamos por momentos de alegrias e tristezas, que as dificuldades e os aprendizados vivem se alternando em nossa caminhada, afinal estamos estagiando em um mundo ainda muito primitivo, onde o poder e a ganância ainda são valorizados e buscados a todo custo.                           
             Desejamos passar por momentos de alegrias eternas, mas isso ainda não é possível, pois a felicidade plena ainda não pertence ao planeta terra e nem a nós espíritos endividados. Mas num futuro próximo,  certamente poderemos viver em um planeta onde o mal já não predomine, mas até esse dia chegar, precisamos  ter paciência e coragem para enfrentar todas as pedras que surgirem em nosso caminho.
            O corpo, a mente, o espírito e as emoções precisam ser lapidadas para podermos seguir por um caminho diferente em busca da felicidade plena. O autoconhecimento é o grande diferencial nessa mudança, a partir do momento que adquirirmos o entendimento de nossa existência espiritual passaremos a trabalhar-nos intimamente, visando o progresso e a evolução constante.
            Numa sociedade marcada por provas e expiações, faz-se necessário entendermos as verdadeiras raízes dos conflitos internos e externos. Afinal ainda estamos atolados na lama e na pobreza desse mundo cheio de provações e emoções adoecidas. Enquanto ainda sentirmos medo, raiva, tristeza, inveja e ressentimento, não conseguiremos avançar nenhum patamar evolutivo.
            A verdadeira mudança se inicia em nosso interior, quando conseguirmos ver nitidamente nossas falhas sem exagerarmos nas cobranças, aí iniciaremos um novo ciclo em nossa jornada espiritual. Segundo a psicologia, a auto aceitação das falhas é semelhante a auto estima, mas tem mais a ver com a maneira que a pessoas se sente consigo mesma, com seus sentimentos, ações e reações.
            Aceitar que todos possuímos falhas e que isso não impede de desenvolvermos auto amor, pelo contrário, são essas falhas que nos ajudam na busca da mudança de sentimentos e emoções, não somos um corpo em evolução, mas sim um espírito que está temporariamente num corpo orgânico aprendendo a ser uma pessoas melhor.
             Na auto aceitação você pratica um cuidado diário de si mesmo, isso irá te fortalecer como um todo, eliminando os medos, dúvidas e dilapidando gradativamente sua ética e moral, ou seja, te transformando em um espírito melhor a cada encarnação.
             Precisamos desenvolver compaixão por nós mesmos, empatia e o perdão, afinal todos possuem o direito de errar e aprender, ninguém é melhor ou pior, estamos em fases e evoluções diferentes. O meu sofrimento de hoje será o aprendizado da próxima vida. 
             Após termos aprendido e vivenciado a compaixão, esse sentimento fica gravado em nossa mente espiritual e automaticamente sentiremos por todos que circulam ao nosso redor. Comece a valorizar seus pequenos aprendizados e vivencia-los de forma plena para se amar incondicionalmente, pois nesse dia você adentrará a um novo ciclo evolutivo, rumo a sua felicidade.
              Aceite-se como você realmente é, para poder mudar aquilo que te incomoda ou te causa dor. Quando aceitamos que estamos em aprendizado constante o fardo fica mais leve, conseguimos tomar melhores decisões e desenvolvemos saúde emocional.
              A partir do momento em que nos sentirmos livres das cobranças, conseguiremos dedicar maior tempo em busca de nossa melhora intima. Que o legado a ser deixado para seus descendentes, amigos e companheiros de evolução seja ético, moral e emocional em todos os dias de nossa caminhada espiritual, pois estaremos trilhando o caminho da felicidade plena e absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário