segunda-feira, 7 de março de 2022

É possível detectarmos a mentira?

                 Que atire a primeira pedra aquele que nunca contou uma mentirinha para se livrar de algum incomodo. É comum vermos em filmes, pessoas passando pelo detector de mentira, a ciência nos diz que é possível saber se determinado individuo está mentindo ou falando a verdade através de sua reação orgânica. 
                 A fisionomia de quem mente pode mudar sutilmente, seu tom voz e de sua pele, sua pressão arterial, pulso e batimentos cardíacos são alguns exemplos de mudanças em nosso corpo e emoções quando estamos falando a verdade ou mentindo. Mas existem casos de mentirosos profissionais ou pessoas treinadas que conseguem enganar até o mais habilidoso detector de mentiras.
                 Somos seres orgânicos, nossas emoções e sentimentos interferem em nosso dia a dia muito mais do que imaginamos, existem pessoas que são tão transparentes que não conseguem esconder o que sentem ou pensam, eu particularmente gosto desse tipo de pessoas. Mas infelizmente a maioria da população terrestre não pertence a esse pequeno grupo.
                  Com o avanço da tecnologia, nos afastamos cada vez mais do convívio em sociedade, nos isolamos e tendemos a não demonstrar nossas emoções, com medo de sermos reprovados ou perdermos certas amizades. Da mesma forma como existem pessoas, que assim como eu gostam e são transparentes, existem os que estão acostumados a esconder sua verdadeira face e intenção, costumam usar máscaras e fingir que são diferentes, pois precisam de atenção e elogios.
                   Sabemos que o plano físico é uma cópia do plano espiritual, se aqui já existem detectores de mentiras, fica evidente que no plano extrafísico também existe algum tipo de aparelho ou detector de emoções. O espiritismo nos diz que no plano espiritual qualquer espírito com um pouco de discernimento consegue ver e sentir o que se passa em nossa mente.
                  No livro ''estudando a mediunidade'' obra psicografada pelo médium Chico Xavier nos deparamos com o aparelho denominado psicoscópio que destina-se a auscultar a alma, ou seja, consegue definir as vibrações de nosso espírito através da eletricidade e magnetismo que cada um de nós possui naturalmente.
                 Esse aparelho é um tipo de óculos que nos possibilita enxergar os raios e nuances que circulam ao nosso redor, somos energia e vibramos em várias intensidades, a energia faz parte de nós e está ao nosso redor, mesmo quando não conseguimos ver com os olhos físicos. Este maravilhoso aparelho detecta a cor das emoções, a nossa moralidade, o medo, a mentira e a verdade. É uma pena que este aparelho só exista no plano extrafísico.
                 Algumas pessoas tem o dom da visão além dos olhos físico, determinados videntes possuem uma visão tão nítida que dá a impressão que já nasceram com esse aparelho. Hoje em dia existem cursos e técnicas para tentar entender as reações humanas e assim detectar mentiras, alguns especialistas conseguem detectar através de pequenas e quase imperceptíveis expressões no rosto se estamos falando a verdade ou se mentimos.
                 Sigmund Freud, pai da psicanálise nos trouxe o ato falho, um equívoco da memória, ou seja, nosso inconsciente pensa diferente que o consciente, em uma determinada situação falamos ou fazemos algum gesto que diz exatamente o contrário do que queríamos dizer, ocorre o ato falho. Na verdade, no fundo pensamos e acreditamos naquilo, mas por alguma razão não queremos expressar, daí por um descuido, por um momento de distração acabamos falando.
                 Todos podemos detectar a mentira, desde que tenhamos a mente focada no que estamos fazendo, este seria o grande aprendizado para cada um de nós, estamos tão preocupados com o futuro, com tudo o que circula ao nosso redor, com o que pensam de nós, que esquecemos de viver intensamente o momento atual, o hoje, o aqui e agora.
                Melhore sua vida focando na sua prioridade principal, você é sua prioridade, você é a pessoa mais importante de sua vida. O trabalho, os amigos, a família vem e vai, mas somente você permanecerá ao seu lado. Tente ser mais responsável com suas decisões, emoções e sentimentos, seja autêntico no seu falar e agir, pois assim irá atrair pessoas boas e que pensam como você para estar ao seu lado na caminhada terrena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário