segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Qual é seu propósito de vida?

               Por que tenho essa vida? Por que nasci nessa família? Por que escolhi determinada profissão? Quem nunca sentiu dúvidas sobre a vida que leva e nunca questionou as decisões tomadas ou mesmo as que deixamos de escolher? É normal possuirmos dúvidas e nos fazermos constantemente essas perguntas.
             Somos seres pensantes e questionadores por natureza, afinal estamos todos vivendo temporariamente em um planeta onde a diversidade é grande e a maioria de nós ainda não sabe o motivo real de estarmos aqui passando por dificuldades e buscando uma felicidade que em termos espirituais é breve e efêmera.
             Descobrirmos nosso real propósito pode nos ajudar na escolha do caminho a ser seguido, na melhor profissão e até na escolha do amor verdadeiro, sem falar que poderia influenciar em nosso comportamento, principalmente na escolha de metas ou em sua definição. 
            Se soubéssemos nosso propósito de vida poderíamos ter maior bom senso em nossas escolhas, aumentar nossas responsabilidades com família e amigos, sem falar que seria bem mais fácil escolhermos uma religião e focarmos em nossa espiritualidade. Poderíamos encontrar nosso propósito expresso em todos os sentidos da vida.
             Cada pessoa tem uma forma diferente de identificar seu propósito de vida, sem falar que este propósito é diferente em cada pessoa, somos seres únicos e em momentos diferentes na trajetória evolutiva. Existe um outro detalhe em relação a este propósito, pois ele pode ser mudado no decorrer de nossa trajetória.
             Muitas perguntas podem surgir no decorrer do caminho para quem busca seu auto melhoramento e seu equilíbrio. Creio que a primeira pergunta é quem sou eu? Somos espíritos, estamos seres humanos, mas nossa essência é espiritual.
             Qual é meu papel no mundo? Tenho alguma utilidade ou só estou aqui para curtir a vida? Cada um de nós tem um papel específico aqui no planeta terra, em nossa família, amigos, trabalho, ou seja, não viemos a passeio, estamos aqui para aprendermos a viver em sociedade e evoluirmos moralmente, emocionalmente e amorosamente.
             A qual local eu pertenço? Pertencemos ao plano espiritual, dizem os bons espíritos que nossa verdadeira vida é no plano espiritual, que aqui é uma cópia do que realmente vivemos no mundo dos espíritos. Lá estudamos e vivenciamos no plano espiritual e aqui vivenciamos no corpo físico, é onde colocamos em pratica tudo o que foi aprendido nas vidas anteriores e no plano espiritual. 
             Como posso ser útil e ajudar o maior número de pessoas? A primeira pessoa que deve ser ajudada somos nós mesmos, pois somente após termos aprendido é que poderemos ajudar os que circulam ao nosso redor, para daí divulgar esses conhecimentos com o mundo. Certas pessoas vem com a missão de disseminar o conhecimento, mas qualquer um de nós pode ajudar, a melhor forma de aprender é ensinando e praticando.
             Como posso sentir realização em minha forma de viver? Em primeiro lugar é preciso entender que a realização é algo intimo, único, referente a cada um. Não dá pra dizer que determinada coisa causará realização em todo mundo, pois cada um de nós tem uma vivência anterior diferente, sem falar nos aprendizados e moralidade.
             Algumas pessoas hesitam em buscar o seu propósito de vida, pois temem que isso possa parecer uma busca egoísta ou mesmo interesseira. No entanto o verdadeiro propósito é reconhecermos nossos dons  e dividi-los com o mundo. Por exemplo: tocando uma boa música, ajudando os amigos a enfrentarem suas dificuldades, podemos levar alegria a todos os lugares, estender a mão a quem precisa, cumprimentar com um sorriso as pessoas que nos cercam.
              A medida que vamos envelhecendo fica mais fácil entendermos nosso propósito, pois já experimentamos muitas coisas e caminhos, adquirimos consciência de que a melhor forma de ajudar é pelo exemplo. Por isso que as crianças sempre aprenderão melhor quando seus pais praticam no dia a dia o que estão ensinando e dão um bom exemplo.
             Enquanto você ainda está procurando seu propósito, foque em ser uma pessoa que pratica o bem em todas as situações, reflita sobre suas atitudes, busque o conhecimento e lembre-se de sempre ensinar alguém a fazer algo bom, dessa forma o universo vai te enviar sempre novas oportunidades de aprendizados, pois esse é o caminho para o verdadeiro propósito.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário