terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Desenvolver a paciência é uma necessidade

               Quem já se questionou sobre ter paciência? Porque em certas ocasiões perdemos a paciência e em outras somos mais tranquilos? Será que desenvolver paciência é algo que se aprende?
               Ter paz ou paciência é uma das maiores caridades que podemos ter consigo mesmos e com as pessoas que fazem parte de nosso convívio. Na realidade é muito mais fácil doar algo material do que ter paz interior e estar em paz com as outras pessoas.
                A paz não é um produto de circunstâncias exteriores, mas da tranquilidade nascida do dever cumprido e daquilo que ainda podemos alcançar. Quando desenvolvemos essa virtude entendemos que ao perder o controle das emoções, a nossa essência se modifica e as características não são mais as mesmas. Tranquilidade desgastada adoece nossa saúde física e espiritual.
               Chico Xavier nos diz que ''a neurose tem origem na impaciência'' e continua: ''um trauma emocional se comunica a outro''. Segundo alguns terapeutas de 60% a 80% de nossas doenças são causadas pela nossa intolerância, ofensas e falta de perdão. Ou seja, nós mesmos criamos as doenças que nos afligem.
               Não é algo fácil, mas precisamos parar de questionar as nossas dificuldades internas e modificar os pensamentos para um progresso de obediência, dessa forma entenderemos e vivenciaremos as leis divinas. O aprendizado começa a partir do momento em que se aceita o agora, buscando a paciência no processo da nossa caminhada.
               Em Lucas 21:19 Jesus nos diz: ''é na paciência que ganhareis vossas almas'', ou seja, a criatura impaciente, estará no labirinto da perturbação, perdendo a calma e o controle emocional, sem falar no excesso de energia negativa que atraímos ao estarmos desequilibrados.
              Renovar os ânimos e os pensamentos é aceitar que não possuímos controle de tudo, as mudanças são sempre boas, mesmo que a primeira vista não nos pareçam. Por outro lado a revolta, as queixas são a forma de desequilíbrio e mal estar emocional.
              Todo processo de mudança passa por um longo caminho, necessita de paciência e controle diante dos desafios existentes, pois infelizmente ainda não existe processo evolutivo sem mudança e sem dor.
               Somos fortes quando entendemos que não estamos sós, pois a luz divina está em nós. A disciplina é algo que precisamos desenvolver, pois ela nos ajuda a manter a mente e o corpo ocupados e dessa forma o equilíbrio é restabelecido.
              Precisamos usar nossa inteligência unida a razão para não brigarmos com a vida, afinal precisamos passar pelas dificuldades para valorizar as coisas boas que nos acontecem. Pare de reclamar e de questionar, você pode transformar sua vida em algo bom, basta iniciar o processo de autoconhecimento e mudança intima. Você é o ator principal e o diretor de sua jornada evolutiva.
               
             


Nenhum comentário:

Postar um comentário