quarta-feira, 20 de março de 2024

inversão de valores

               Atualmente vive-se em um mundo onde os valores estão invertidos, quando alguém faz bullyng com outra pessoa, quem fica envergonhado e se sente mal é quem sofre o abuso, ele é a vitima das falsas acusações e não aquele que desferiu as palavras. A pessoa atingida não fez nada de errado, mas quem causou este sofrimento é que deveria sofrer, aí está a inversão de valores.
               Como nos ensinou Chico Xavier, ''mil vezes sofrer um mal do que ser o causador''. Isto sim é um valor correto, um valor luminoso. Feliz daquele que consegue transformar  sua vida dizendo,
 pensando e agindo somente no bem.
                Na correria do dia a dia, não costumamos parar para pensar numa pessoa que sofre traição, que sente-se mal, feita de boba, fica sem a autoestima, quando na verdade quem errou, ou seja quem traiu deveria sentir-se mal. Muitas vezes um cafajeste é bem visto por ele mesmo e por seus amigos, pois infelizmente a sociedade ainda acha normal homens e mulheres traírem, quando na verdade o traído quase sempre desconfia é já vive infeliz. Que mundo é este onde vivemos em que a inversão de valores é aceita e muitas vezes valorizada?
                 A traição alimenta o ego do homem ou da mulher, essa pessoa se sente superior por trair, desrespeita seu cônjuge e sabe-se lá no que mais está enganando. Muitas vezes quem faz o mal é bem visto pela sociedade, e aquele que sofre é mal visto por si mesmo e pelos outros. A inversão de valores ocorre quando o bem não é valorizado, mas sim o erro.
                 Quem sofre o mal deve ser ajudado e valorizado, pois facilmente pode cair nas garras da depressão e outros transtornos mentais e emocionais. Deveríamos socorrer o sofredor e fazer o agressor ser penalizado de alguma forma, afinal se não sofrermos ou tivermos que reparar o erro, não iremos entender que erramos.
                 Infelizmente nossa sociedade valoriza os populares da escola que fazem bullyng, valoriza aquele que expõe seu corpo de forma vulgar, valoriza a traição, valoriza a mentira e a falsidade. Parando para refletir, você acha que esses valores são justos, corretos e bons?
                 Ao ingressarmos na escola, aprendemos que devemos fazer o bem, ao frequentarmos uma religião aprendemos que devemos possuir qualidades e moralidade. Será que isso inclui mudarmos nossas atitudes?
                 Qual seria a visão de Deus sobre este assunto abordado? O que os bons espíritos nos dizem sobre isso? A pessoa que pratica o mal, está certa ou errada?
                  Segundo Jesus Cristo, Deus nos disse para amarmos o nosso irmão ou semelhante como nós nos amamos, creio que ainda não aprendemos a viver em sociedade. Os espíritos amigos nos dizem que amar e ajudar o semelhante é a única forma de sermos pessoas melhores, ou seja, quem pratica o mal está errado. Precisamos inverter a noção de moral e do que é certo para termos uma vida plena e feliz.
                 É preciso desenvolvermos auto amor, autoestima e autovalorização para sermos mais fortes perante as adversidades. Devemos basearmos nosso bem estar conforme nosso coração e não buscar na visão dos outros esse valor, pois dessa forma adentraremos a nossa transformação íntima e crescimento espiritual.
                Jamais deixe que o olhar, os pensamentos e emoções negativas, advindas de outras pessoas te influenciem, mas sim, valorize suas qualidades, seu bom humor, sua ética e sua moralidade. A pessoa mais importante nesta vida é você mesmo, seja sua prioridade.
               Ame a valorize as pessoas que trazem a luz para viver ao seu lado, amplie sua autoestima focando em ser uma pessoa melhor a cada dia, amando quem você é. Aceite que todos somos espíritos em busca de aprendizado e evolução, estamos aqui, mas somos do universo. Portanto faça e viva da melhor forma possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário