A cada ano surgem novas palavras, e a palavra da vez é psicologia positiva. Ela é uma vertente da psicologia que tem como objetivo o desenvolvimento da felicidade, do bem estar e da realização humana.
Se formos aprofundar nossa reflexão, chegaremos a conclusão que esses três itens são o desejo ardente de todos que habitam o planeta. Atualmente existem muitas opções e caminhos para quem quer desenvolver a felicidade, a cada dia surgem novas técnicas e terapêuticas que prometem te ajudar a chegar naquela felicidade plena que sabemos ser impossível, pois ainda vivemos em um planeta onde tudo pode mudar a qualquer momento.
Uma coisa é certa, quando unimos a mudança interior com caminhos que desenvolvam a espiritualidade é mais fácil encontrarmos a felicidade, afinal ela mora nos detalhes. A psicologia positiva tem seu foco nas forças e virtudes humanas que promovem uma vida plena e significativa, cultivando emoções positivas como a gratidão, resiliência e otimismo, que promoverão bem e star e satisfação em viver.
Precisamos entender a felicidade como resultado não apenas dos fatores psicológicos e sociais, mas também espirituais, fundamentados na evolução do espírito. O ser humano evolui por meio das reencarnações, visando o aperfeiçoamento moral espiritual. A felicidade não está ligada exclusivamente nos bens materiais, mas também ao progresso espiritual, á pratica da caridade e a reforma intima, considerando que a verdadeira felicidade vai muito além do mundo material.
A felicidade depende muito mais do que pensamos e sentimos do que aquilo que é palpável. Depende de cada um de nós desenvolvermos a felicidade, quando focamos em boas atitudes e conduzimos nossas condutas de uma forma ética e sem tirar vantagens dos outros, adentramos a um estado de paz interior que gera a felicidade.
A psicologia positiva visa trabalhar o nosso lado bom, trazendo nossa essência para o dia a dia, buscando dentro de cada um de nós uma força e vontade de viver, cultivando nossa forma mais simples e abrindo a mente e o coração para tudo o que nos cerca. Existe um mundo novo de possibilidades ao nosso lado, que geralmente não vemos por falta de tempo ou por prestar atenção aquilo que não é tão importante.
Desapegue-se dessa pessoa que você criou para se refugiar do mundo, solte tudo o que te prende, seja livre no pensar, no agir e no falar. Esse é o primeiro passo para você começar a ser feliz.