quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Solidão, o medo que nos assola

         Atualmente temos muitos amigos nas redes sociais, centenas de seguidores e nos sentimos cada vez mais sozinhos. O medo de estar só faz com que muitas pessoas finjam ser algo que não são em suas essências. Você sabe exatamente o que é solidão?
        No dicionário solidão é estado de quem está só, isolamento, lugar solitário ou despovoado. Mas muitas vezes estamos em meio a pessoas e nos sentimos sozinhos, a grande diferença é essa, o sentimento de solidão é o que nos faz mal.
        Solidão é muito mais do que estar só, é uma insatisfação crescente consigo mesmo, é ter a necessidade de estar em meio a uma multidão, por não perceber que pode bastar-se por si mesmo, desde que consigamos encontrar dentro de nós aquela riqueza de sentimentos e amorosidade. É uma necessidade de nos sentirmos amados pelo outro, afinal ainda não desenvolvemos o auto amor.
        Alguns escritores e muitas pessoas estão usando a solidão como forma de criatividade,  inspiração, análise e mudanças interiores. Quando paramos de nos preocuparmos com o que os outros dizem ou fazem, abre-se em nossa mente um mundo novo para ser desvendado.
        Será por isso que na atualidade um grande número de pessoas está procurando por terapeutas em busca de auto conhecimento?
        Nunca se investiu tanto em terapias como hoje em dia, estudar e ajudar o ser humano a encontrar dentro dele a cura para os males emocionais é o caminho do crescimento e evolução espiritual. A vida muitas vezes nos dá problemas para que a gente pare e olhe para dentro.
        Porque as vezes nos tornamos vitimas da solidão? Porque temos medo de lutar, de viver, de nos amarmos? É extremamente cômodo ficarmos numa situação de reclamação, sem mover um músculo em prol de nossa melhora.
         Tenho me deparado com pessoas cômodas em meu consultório, muitos vem a procura de ajuda, mas querem que o terapeuta faça tudo. Não existe uma pílula milagrosa, nem uma técnica de hipnose que fará você mudar sozinho, a mudança tem que ser interior e você precisa querer lutar teimosamente para sair desse estado de estagnação.
         Buscar ajuda é o primeiro passo de uma longa caminhada, mas terá muitas pedras pelo caminho. O auto conhecimento é o trabalho ou missão de nossa vida, conhece-te a ti mesmo e ama-te, Sócrates, Platão, Jesus, Buda e tantos outros estudiosos e avatares que por aqui passaram tem nos deixado essa missão. Porque é tão difícil de assimilar?
         Porque temos medo de tentar algo novo? O que te impede de querer trilhar novos caminhos?
         Chute o balde, rebele-se contra o sistema que quer nos impor algo que não acreditamos, sorria em vez de mostrar tristeza em seu rosto, ame-se, aceite-se, respeite-se e seja o mais feliz possível.

Um comentário:

  1. Fatima parabéns. Gosto muito dos seus textos e a forma que escreve. Nos ajudam muito a refletir e aprender na nossa reforma íntima.
    Saudades de você
    Bjs

    ResponderExcluir