segunda-feira, 4 de março de 2019

As frustrações são inevitáveis

        Todos sabemos que as mudanças devem começar por nós mesmos, é a reforma íntima tão falada na atualidade. Para quem está nesse processo é preciso se dedicar, se auto analisar exige uma certa disciplina e levamos a vida toda para nos conhecermos e nos reconectarmos a nossa essência divina e espiritual.
        Dedicamos muito tempo ao autoconhecimento e normalmente podemos criar expectativas, daí o inevitável acontece, as frustrações ocorrem, afinal queremos uma vida plena e perfeita. É complicado não desanimar quando as coisas não acontecem conforme a gente espera, muitos desanimam perante uma frustração.
        Cada vez que algo não sai como queremos, devemos nos perguntar onde foi que erramos. Nem sempre é fácil acertar na primeira tentativa, afinal estamos em aprendizado constante.
        Dia desses conversando com uma amiga sobre como é difícil encarar a frustração, ela me disse:
        -Eu tenho tentado ser uma pessoas melhor, parei de fumar, parei de ir a baladas, estou até frequentando uma casa espírita e minha vida está uma porcaria. Cheguei a conclusão que quando eu fazia tudo errado sofria menos, parece que tudo está andando para trás e eu estou parada no meio dessa confusão.
        -Mas quem disse que mudar era fácil?  Os velhos vícios sempre nos perseguem.
        -Todo mundo diz que quando frequentamos uma casa espírita a vida da gente melhora, que quando paramos com os vícios a saúde fica bem. Desde que parei de fumar vivo com alguma dor ou mal estar, estou quase voltando a fazer tudo o que eu fazia antes.
         -Sua saúde já não era boa quando você fumava, ao parar é claro que o corpo vai começar a dar sinais e será preciso ir ao médico fazer exames. Em relação a frequentar o centro espírita ou igreja, isso não muda em nada, somos nós que fazemos a vida dar certo ou não e nunca uma instituição religiosa. É comum as pessoas se sentirem bem, afinal se sentem acolhidas, mas isso não tem nada de sobrenatural, ninguém melhora ou piora por rezar ou estudar um pouco.
         -Será que você não está culpando a casa espírita ou o seu vicio pelas suas frustrações?
         Neste momento minha amiga ficou sem palavras, é muito fácil a gente culpar os outros pelas nossas expectativas ou decepções, quando no fundo o verdadeiro culpado somos nós mesmos. Temos o habito de criar expectativas em relação a tudo, desde trabalho, amigos, relacionamentos, tudo para não olharmos para nós mesmos, esse olhar para dentro é doloroso.
         Certa vez fazendo um curso de autoconhecimento, o professor disse que quando levamos pro lado pessoal sofremos, nem tudo existe para nos fazer mal ou nos prejudicar. Nós escolhemos determinados caminhos e somos obrigados a aceitar as consequências.
         Não desanime quando algo não der certo, mude, refaça, reinvente, crie um momento ou um novo caminho. Descubra o quanto é prazeroso reencontrar velhos e conhecer novos amigos, empregos vão e veem, dinheiro um dia a gente tem e no outro pode estar com menos, mas a alegria deve estar dentro de nós, a fé tem que andar ao nosso lado.
         O amor pela vida é seu verdadeiro tesouro, ame-se, aceite-se, mude sua caminhada e sua vida conforme sua vontade, seja o diretor e ator dessa maravilhosa vivência terrena, assuma o controle de suas emoções e sentimentos, faça dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário