quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Causalidade, destino ou mera coincidência?

            Acontece com certa frequência um fenômeno curioso que vem merecendo estudo e explicações através do tempo, deixa muitas pessoas curiosas e fez com que Jung dedicasse boa parte da sua vida estudando. Existem causalidade, destino ou é apenas coincidência as coisas mágicas que acontecem em nossa vida?
            São encontros inesperados, ocorrências estranhas que se completam, experiências diversas que se apresentam idênticas em pessoas desconhecidas, afeições ou antipatias geradas de problemas, desafios ou sem motivo aparente. Jung chamou de sincronicidade, definindo a perfeita sintonia entre uma e outra pessoa no mesmo acontecimento.
            Sem dúvida é uma fantástica e perfeita ação sincrônica, todavia, devemos pensar nos motivos para que tudo isso aconteça, existe uma programação prévia da espiritualidade para nos ajudar em determinado momento? Nossa energia atraiu essa ou aquela pessoa ou situação?
            Estudiosos dizem que pode ser tudo isso unido e muito mais, somos espíritos e vivemos uma experiência humana cheia de programações e imprevistos, tudo pode ser mudado a cada instante pelo nosso livre arbítrio.
            Marta estava no ônibus indo para o trabalho, coisa que faz todos os dias, aquele dia parecia normal, ela não imaginava que seria totalmente diferente e que mudaria sua vida para sempre. Marta está distraída com o celular quando ouve alguém gesticulando em outro idioma, parecia alemão, ela falava um pouco de inglês e tenta ajudar o rapaz, pois dava para ver seu desespero através de sua fisionomia.
           Com certa dificuldade Marta tenta ajuda-lo, ele diz que está na cidade a passeio, foi assaltado e levaram seus documentos e dinheiro, estava desesperado. Marta desce do ônibus com o rapaz e o leva até a polícia para fazer a denúncia e após até o aeroporto, consegue um passaporte provisório e empresta dinheiro ao desconhecido, com certa dificuldade consegue ajuda-lo nessa situação perturbadora.
           O rapaz promete restituir o valor assim que chegar em casa, afinal a passagem não é barata e Marta não possui dinheiro sobrando. Ela não entende como largou tudo e sentiu necessidade de ajuda-lo, mesmo tendo acabado com sua economias, estava tranquila, sentia uma paz tomando conta de seu ser.
          Marta e o rapaz tinham mais ou menos a mesma idade, será que foi empatia, solidariedade ou obra do destino ela estar no ônibus no exato momento que ele entra e pede por ajuda?
          Passados seis meses Marta recebe um telegrama avisando que Paul estava chegando nos próximos dias, ela já tinha esquecido o acontecimento, foi ao aeroporto recebe-lo. Ele veio trazer o dinheiro pessoalmente e agradecer mais uma vez, fizeram alguns passeios juntos e dessa amizade nasceu um grande amor. Dois anos depois Marta se casa com Paul e se muda para Alemanha, tiveram duas filhas lindas e estão muito felizes.
         Para nós espíritas sabemos que causalidade, destino ou coincidência não existe, são nossas ações que abrem ou fecham caminhos. Para espíritos afins não existe distância, tempo ou espaço, se for para nos reencontrarmos, assim será. Marta e Paul são a prova viva de que quando existe amor verdadeiro tudo é possível.
         Você pode criar uma vida cheia de alegrias, prosperidade e realizações, tudo depende de nossos pensamentos, pense, aja e pratique o bem sempre, no momento certo o universo lhe enviará amigos necessários para suas provas. Acredite você pode tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário