quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Sonhos lúcidos são raros

           Sonhar é algo natural, bebês sonham, animais sonham e nós também, tão natural e automático como comer e dormir. Porque então alguns tem sonhos lúcidos e até premunitórios e outros não se lembram de nada?  
            Os questionamentos e dúvidas em relação aos mundo dos sonhos vem desde a antiguidade, é de interesse universal decifrar os conteúdos que acessamos através dos sonhos. Filósofos, psicanalistas, psicólogos  e estudiosos dedicam boa parte de seus estudos para conseguir entender um pouco mais sobre o que o inconsciente está trazendo para o consciente. 
             O termo sonho lúcido se refere a percepção consciente que temos de um determinado estado ou situação, muitas vezes vivenciamos nos sonhos momentos que gostaríamos de experimentar acordados. São experiências, sensações e emoções tão vividas e claras que fica difícil acreditar que não vivemos realmente.
              Sob o ponto de vista científico, a neurociência deixa claro que a lucidez dos sonhos faz parte dos fenômenos psicofísicos, resultante da atividade cerebral humana quando estamos no sono REM, ou estado mais profundo do sono. Há cientistas que dizem que sonhar de forma lúcida é igual a sonhar sabendo que estamos sonhando.
              Aristóteles já falava sobre sonhos lúcidos em sua época, Santo Agostinho, Tomás de Aquino e muitos outros intelectuais já afirmavam  que a nossa consciência sabe que está num sonho. Quando o sonho é lúcido conseguimos manter nossa capacidade de reflexão e senso critico, a partir disso podemos direcionar o sonho, ou seja, somos diretores e atores ao mesmo tempo. Podemos criar, ampliar e modificar totalmente a realidade e o contexto. Quantas vezes você conseguiu mudar a situação de forma racional em seu sonho?  
              Sonhar de forma lúcida é como tudo na vida, depende de um treino diário, quanto mais lúcidos forem seus pensamentos e emoções, mais fácil será projetar nos sonhos nossas vontades e certezas. Da mesma forma que não se aprende a ler de uma hora para outra, não se pode querer controlar o mundo inconsciente se não controlamos nem nossas emoções.     
               Na psicanalise o sonhos são formas de acesso ao que vai no inconsciente, é uma forma de se descobrir a si próprio, entender sobre nossas reações, nossa personalidade, acessar aos medos e sentimentos profundos. É comum encontrarmos solução para nossos problemas através dos sonhos, muitos inventores dizem que sonharam diversas vezes com suas invenções antes de serem construídas. Conseguimos encontrar respostas para nossas questões mais íntimas quando acessamos os porões da alma.  
               É um grande desperdício não prestar atenção aos sonhos lúcidos, afinal os sonhos são uma das formas de auto conhecimento, a outra forma é a terapia. Quem busca por ajuda especializada sempre é recomendado a prestar atenção aos sonhos, pois muitas vezes não temos coragem de dizer ou fazer certas coisas, mas nos sonhos somos o que realmente queremos ser.
               Do ponto de vista espiritual, os sonhos são o desprendimento do espírito, o corpo dorme e o espírito de liberta das amarras que o prendem e vai a lugares onde vivencia situações que nem sempre podem ocorrer no plano físico. Sonhos lúcidos são presentes que a espiritualidade nos dá, é a prova de que a vida continua em outras dimensões, e se trazemos lembranças é para nosso aprendizado ou ajuda em algum momento difícil.
              Crie o hábito de anotar os sonhos, reflita a respeito e tente entender o que seu inconsciente está lhe dizendo. Sonhos são a forma que seu espírito ou alma encontrou para se comunicar com você.

Um comentário: