quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Como lidar com o medo de morrer

             Encarrar o medo da morte ou de morrer é um sentimento constante em nossas vidas, algo que sempre nos assustou, principalmente no atual momento em que vivemos uma pandemia onde muitos estão deixando o plano físico, parece que esse medo se transforma em terror e pânico, afinal podemos morrer a qualquer momento e perder quem amamos.
              Diante da finidade da vida física nos sentimos impotentes, indefesos e preocupados. Muitos adentram a renuncia, preferem evitar pensar ou falar nesse assunto, buscam a fuga como válvula de escape, mas se estamos vivendo neste momento no planeta terra é porque precisamos passar por essa prova.
              O fato indiscutível é que a morte do corpo físico é uma certeza, cedo ou tarde chegará, faz parte do processo natural de todo ser vivo, nascer, crescer, se reproduzir, envelhecer e morrer, alguns pulam etapas, mas nosso dia chegará, a passagem ou mudança de dimensão é algo certo.
              Apesar de todos os nossos temores é evidente que precisamos nos preparar, o ditado popular nos diz que ninguém está preparado, mas conhecimento, aceitação e viver a vida de forma plena e feliz nos ajuda muito.
             Outra grande certeza que precisamos ter em mente é que somos espíritos e estamos de passagem pelo planeta terra. A melhor maneira de enfrentarmos o medo da morte é nos conscientizarmos que a vida física não é para sempre, somente a vida espiritual é eterna, a única coisa que morre é o corpo físico, afinal a vida material é transitória.
              A doutrina espírita nos diz que quando o corpo morre o espírito retorna para o mundo espiritual e continua de onde parou, ou seja, deixamos amigos, estudos e trabalhos no plano dos espíritos também. Recordo-me de certa vez que ouvi o Chico Xavier dizer que quando alguém morre aqui na terra, no plano espiritual é recebido com festa, pois nossa verdadeira vida é lá.
              A compreensão de que a vida continua, nos ajuda a encarrar essa passagem com mais tranquilidade, é claro que vai doer a saudade, o convívio, a falta dos abraços, mas precisamos tranquilizar nossa mente e coração para conseguirmos enfrentar com coragem e discernimento o medo da morte, assim como não podemos enxergar com desespero e revolta a morte de um ente querido, afinal nos reencontraremos em breve.  
              É preciso compreender que esses momentos de dor são passageiros assim como nós aqui no planeta, o amor transcende as barreiras do tempo e espaço, nos dá forças para encarrar o medo da morte e enfrentar tantos temores que ainda carregamos em nosso íntimo por não compreendermos a verdadeira face da vida. 
             Aproveite intensamente todos os momentos com quem ama, viver na matéria tem suas vantagens, use-as a seu favor. Ame sem medo, valorize cada momento, cada sensação, cada abraço, apegue-se aos bons momentos que ficaram gravados na memória, isso ninguém vai tirar de você.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário