segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

O que é felicidade?

             No atual momento tem se falado muito sobre felicidade, o que é realmente este sentimento ou sensação de estar bem?  Ser feliz pode mudar alguma coisa em nossa caminhada evolutiva?
              Felicidade é um substantivo abstrato, um sentimento de significados amplos. Do ponto de vista conceitual, felicidade é um estado ou momento de bom ânimo, que nos traz satisfação e bem estar. Ser ou estar feliz é viver bem consigo mesmo e com a vida, com as pessoas que nos cercam. É ter prazer no trabalho, nas amizades, é amar e ser amado.
              Do ponto de vista biológico, afinal somos seres biológicos cheios de emoções e sentimentos; a felicidade é o resultado final de uma série de atividades neurais em que vários fatores, sejam eles internos e externos, estimulam o sistema cerebral responsável pelas emoções.
              Além de sermos seres biológicos com emoções, somos espíritos vivendo uma vida orgânica, fica evidente que a parte espiritual também interage com o corpo e nossas emoções. A felicidade é construída gradativamente, dia após dia, vida após vida, exige de nós autoconhecimento, um caminho longo rumo a perfeição. Uma coisa é clara, seu estado de felicidade e bem estar de hoje está associado ao seu passado encarnatório, foi construído a partir de seus aprendizados.
               Restringir a felicidade ao resultado físico reflete na sua aparência material muito pouco ou quase nada, sem falar que está desperdiçando seu tempo. Nosso corpo e os bens materiais são consequência de nosso trabalho, nos ajudam a viver mais e melhor, mas não são a verdadeira felicidade.
              O tempo e a vida são tão valiosos como o sentimento de felicidade. Allan Kardec deixou bem claro no Evangelho Segundo o Espiritismo que a felicidade não é deste mundo, ele falava da felicidade plena, imutável. Isso não significa que devemos esquece-la ou deixa-la de lado, mas sim, devemos levar a vida com leveza e simplicidade, essa é a verdadeira felicidade.
              Ao reencarnarmos, trazemos mazelas gravadas em nosso períspirito, que as transmite ao corpo físico, estamos aqui aprendendo e vivendo aquilo que muitas vezes foi programado por nós mesmos. Precisamos entender as dificuldades, os ciclos que se repetem e até o porquê de certas crenças. A vida é um aprendizado constante e nada melhor do que estarmos abertos as novas oportunidades.
               A felicidade é algo abstrato, não é possível mensurar em números ou graus quantitativos esse sentimento, essa emoção. Cada um de nós enxerga a felicidade de uma maneira, para as pessoas materialistas a felicidade está associada as conquistas, bens materiais, fama e sucesso. Mas é importante dizer que tudo isso passa, nossa essência é espiritual, estamos aqui só de passagem, nossa verdadeira casa é o mundo espiritual.
               Viver no planeta terra é um grande desafio, diariamente surgem em nossa vida centenas de problemas nos desafiando a manter a calma e seguir em frente, precisamos encarrar esses desafios como novas oportunidades de melhoramento, de crescimento moral, ético e  espiritual. Sei que é difícil interpretar esses sinais, principalmente se estamos nervosos, decepcionados e só focados no resultado, precisamos observar e aprender a mudar nossa forma de pensar.
                É preciso respirar fundo, analisar o problema com bons olhos, tentar ver tudo fora do contexto pré-estabelecido pela grande maioria, precisamos ter empatia com tudo e todos. A felicidade é a forma como vemos o que circula o nosso redor, é o peso e valor que damos a cada situação que surge.
                Lembre-se, você não é daqui, está estagiando por um curto período, que tal aproveitar esse aprendizado de forma ampla, segura e sem expectativas? 
                Traga o bom humor e alegria para conviver com você, esse é o caminho para a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário