segunda-feira, 3 de maio de 2021

Os sonhos podem nos alertar de coisas que estão por vir e até incentivar a pequenas mudanças

              Os sonhos são janelas que se abrem em nosso inconsciente. Desde a antiguidade os sonhos são pesquisados por estudiosos e filósofos, Freud o pai da psicanalise dedicou boa parte de seus estudos ao entendimento dos sonhos. O mistério que paira por detrás dos sonhos lúcidos é algo que todos querem entender.
               O termo sonhos lúcidos se refere a percepção consciente que temos de determinado estado enquanto sonhamos, trazer uma recordação lúcida do que vivemos no sonho, de nossa interação e nitidez dos acontecimentos, até do controle de nossas ações em pleno sonho. Quantas vezes você conseguiu saber que estava sonhando dentro de um sonho?
                Do ponto de vista médico, atestado pela neurociência, os sonhos lúcidos são fenômenos psicofísicos, sendo resultantes da atividade cerebral humana quando em estado profundo de sono. Stephen LaBerge, renomado pesquisador do assunto, definiu o sonho lúcido como ''sonhando enquanto sabemos que estamos sonhando.''
                Esse mesmo entendimento de lucidez está descrito nas obras de Aristóteles, mas tarde Santo Agostinho declarou e deixou escrito sobre esse mesmo entendimento, mais adiante Tomás de Aquino deixou claro que seu maior entendimento de Deus, da união da fé com a razão veio em decorrência ao seu estudo e praticas teológicas e de seus sonhos lúcidos. 
                 Nos sonhos lúcidos você deixa de ser um personagem inconsciente da narrativa experimentada e subitamente percebe que está realmente interagindo no sonho, com sua capacidade de raciocínio, memória e percepção da estrutura do sonho, sabe que está sonhando e toma decisões de forma consciente.
                 Nestes momentos de lucidez podemos entender nossas reações de forma mais clara, ampliamos nosso auto conhecimento e percebemos o porquê de nossos medos e sentimentos mais profundos. Podemos despertar desse sonho trazendo soluções ou respostas para boa parte de nossas questões e incertezas, respostas essas que ainda não havíamos conseguido na forma consciente e despertos. Muitos cientistas e inventores relatam que sonharam com suas invenções e pesquisas e de lá trouxeram o resultado final, afinal guardamos muito conhecimento adquirido de outras vidas em nossos porões da alma.
                   Para os seguidores do espiritismo ou espiritualistas, os sonhos de um modo geral são resultados da expansão do espírito, quando nosso corpo adormece, nossa alma se liberta e tem um raciocínio mais amplo, nos conectamos com mais intensidade ao plano espiritual, podemos ir a outros mundos, ao passado e futuro. 
                   Sonhos lúcidos são um presente do universo para nossa alma que sofre aprisionada a um corpo físico e denso. São lembranças e vivências de algo ou alguém que amamos, podemos encontrar a solução para certos problemas, maior entendimento do passado e vivermos novas experiências em prol de nossa melhora e mudança emocional e mental. Estamos aqui de passagem, nossa verdadeira vida é a espiritual.
                    Portanto, sonhos lúcidos são oportunidades de novas ferramentas psico-espirituais para desenvolvermos mais e melhor nossa consciência astral, uma vez que reconhecemos nós mesmos nos mais profundos e íntimos pedaços de nossa alma. É um momento de auto reconexão com o Eu interior, onde nossas emoções e sentimentos são colocados a prova.
                    Para desenvolvermos essa potencialidade de sonhos lúcidos, será preciso uma mudança interna e externa, precisamos aprender a desenvolver empatia e amorosidade por nós mesmos e por todos que nos cercam, auto perdão e aceitação de que estamos em desenvolvimento continuo, nada é permanente, inclusive nossas decisões. Tudo pode mudar a qualquer momento, abra-se a novas oportunidades. 
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário